Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Daniel Senise - Encilopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Daniel Senise

Para o carioca Daniel Senise, a pintura é um meio de falar da imagem. Foi por isso que, no início dos anos 1980, o artista decide não utilizar mais a pincelada “de pintor”, transformando o pincel numa ferramenta para formar áreas e “definir coisas”. Em sua concepção, para sobreviver, a pintura ampliou suas possibilidades de definição. “Não vejo problema nenhum em usar o termo pintura, porque subentende muita coisa sobre o que aquilo está tratando”, afirma o artista. “Meu desejo em relação à pintura é produzir uma imagem na qual o olhar do espectador possa ter um devaneio, independente de questões práticas formais”, explica Senise. Suas obras caracterizam-se por superfícies densamente trabalhadas, incorporando à tela a rugosidade do piso, objetos de uso cotidiano, pó de ferro, objetos de chumbo ou tecidos. Em contraponto, realiza também peças que possuem camadas de tinta quase etéreas.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

515 registros