Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Carlos Vergara - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Carlos Vergara

O gaúcho Carlos Vergara entende o fazer artístico como a tentativa de promover o surgimento de uma obra que, nesse processo, crie sua própria justificativa de estar no mundo. “A grande vantagem disso é que, se o artista erra, não tem muita importância. Mas, se um artista acerta, pode ter importância, na medida em que é uma contribuição para a educação do olhar”, diz ele. As viagens e o contato com objetos e temas primitivos estão entre os motivos que desencadeiam seu processo criativo. A arte, para Vergara, surge do instinto humano de se revelar e se compreender e da capacidade do homem de se emocionar com aquilo que ele mesmo pode produzir. “Você faz [arte] para se sentir vivo”, conclui.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

510 registros