Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Nuno Ramos, 2009

Mídia vinculada ao verbete Nuno Ramos

Na mente inquieta de Nuno Ramos, as pedras brilham, a chuva fala e burrinhos carregam vozes. Em atuação desde 1984, o paulistano expressa o que chama de “operações pictóricas” – frutos de seu imaginário e de seus conflitos internos – por meio de gravuras, pinturas, fotografias, poesia e vídeo. Em suas criações, há uma tentativa de infringir o que seria um pensamento estético. Essa busca é feita a partir do uso de matérias-primas como madeira, tecido, arame, cal, esmalte sintético, mármore e granito, com as quais ele desenvolve desenhos, que ganham cores, texturas e formas geométricas, resultando em peças tridimensionais. “Tem algo do mundo das fábulas. Apesar de trabalhar com certa dose de violência, coisas que quebram e são razoavelmente agressivas, no limite, o que eu faço é da ordem da conciliação”, conceitua.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros