Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Nelson Leirner - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Nelson Leirner

Eletrodomésticos, bonecos de plástico e notas de dólares, entre outros objetos, aparecem como suporte para embalar a crítica social ao consumo, ao mercado e às instituições proposta por Nelson Leirner. Filho da escultora Felícia Leirner e do empresário Isai Leirner, dois dos fundadores do MAM/SP, somente adulto ele resolve iniciar-se na pintura, logo a substituindo pela pesquisa e a apropriação de peças fabricadas industrialmente, que se transformam em matéria-prima para questionar a própria criação artística. Durante a ditadura militar (1964-1985), Leirner transformou seu trabalho em força motriz de contestação dentro e fora do país. Hoje, pondera: “Toda arte é provocadora. A sociedade e a instituição aprenderam a desmitificar o artista, consumindo o que ele faz. Não fazer concessão estética é o que me coloca, ainda, perante a sociedade, nesse tipo de redoma, da contestação”.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

517 registros