Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cao Guimarães - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Cao Guimarães

Videomaker e fotógrafo, Cao Guimarães define seu trabalho como um híbrido que caminha entre as artes plásticas e o cinema. O tom experimental e autoral de seus filmes o leva a expor suas produções não apenas em festivais de cinema, como Sundance (EUA) e Rotterdam (Holanda), mas também em importantes eventos de artes plásticas, entre eles, a Bienal de São Paulo e a mostra Panorama da Arte Brasileira, realizada pelo MAM/SP. “O mundo das artes plásticas tem essa função interessantíssima de buscar trabalhos mais investigativos e experimentais, com uma narrativa autoral, para formar espectadores para um tipo de cinema que só está nascendo agora”, diz. O filme Acidente (2006), por exemplo, é uma parceria do artista com Pablo Lobato e cria uma narrativa a partir dos nomes de vinte cidades mineiras. Cada município recebe a visita da equipe, que registra cenas aleatórias, acidentalmente – daí o nome da obra.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

518 registros