Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Instituto Ricardo Brennand

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.10.2022
Reprodução fotográfica Nelson Kon

Vista de Santa Rosa de Niterói, 1892
Nicolau Facchinetti
Óleo sobre tela
28,00 cm x 51,50 cm

Criado em 2002, pelo empresário pernambucano homônimo, o Instituto Ricardo Brennand é um complexo arquitetônico que inclui o Museu Castelo São João, a Pinacoteca, os Jardins das Esculturas, uma galeria e a Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello. Construído nas terras de um antigo engenho no Recife, o instituto se destaca por sua arquitetura ...

Texto

Abrir módulo

Criado em 2002, pelo empresário pernambucano homônimo, o Instituto Ricardo Brennand é um complexo arquitetônico que inclui o Museu Castelo São João, a Pinacoteca, os Jardins das Esculturas, uma galeria e a Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello. Construído nas terras de um antigo engenho no Recife, o instituto se destaca por sua arquitetura singular e grandiosa, que abriga um dos maiores acervos particulares de armas brancas do mundo, incluindo importantes armaduras e peças medievais. Há ainda a relevante coleção brasiliana de obras oitocentistas, que vão desde o Neoclássico até o Impressionismo, com pinturas de Benedito Calixto (1953-1927), Antônio Parreiras (1860-1937), Telles Junior (1851-1914), Jean Baptiste Debret (1768-1848), entre outros. Outra coleção valiosa é a dedicada ao período colonial holandês, que detém a maior coleção do mundo de produções de Frans Post (1612-1680), e obras de Albert Eckhout (1610-1666). O período colonial é também o enfoque principal do acervo disponível na biblioteca, contendo registros históricos e artísticos fundamentais para o estudo do tema.

Obras 2

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem título

Acrílica sobre tela

Exposições 14

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: