Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Pinacoteca Benedicto Calixto

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.02.2019
28.05.1986 Brasil / São Paulo / Santos
Reprodução fotográfica David Rego Júnior

Igreja do Convento de Santo Antonio do Valongo
Benedito Calixto
Óleo sobre tela
61,00 cm x 40,00 cm
Coleção Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto (Santos, SP)

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto está situada na Avenida Bartolomeu de Gusmão nº 15 em Santos, São Paulo. Ocupa um casarão construído por uma família alemã em 1900. Em 1910 o imóvel é vendido para o exportador de café Francisco da Costa Pires, que permanece na casa até 1913.  A partir de então o sobrado é sede de um asilo de inválidos. Em...

Texto

Abrir módulo

Histórico

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto está situada na Avenida Bartolomeu de Gusmão nº 15 em Santos, São Paulo. Ocupa um casarão construído por uma família alemã em 1900. Em 1910 o imóvel é vendido para o exportador de café Francisco da Costa Pires, que permanece na casa até 1913.  A partir de então o sobrado é sede de um asilo de inválidos. Em 1921 a família Pires recompra o imóvel e permanece com ele até 1935. Realiza, em 1922, uma série de reformas, como o jardim de inverno e a decoração interna em estilo art nouveau. Em 1937 a residência é comprada por uma família de origem espanhola - Canero, que permanece no imóvel até 1979, quando é considerado patrimônio histórico e de utilidade pública. Em 1992 passa a sediar a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto após passar por um longo período de reformas e restauração.

A Fundação, criada em 1986, tem por finalidade promover atividades culturais, principalmente as relacionadas às artes plásticas. Recolhe por empréstimo, compra ou doação, obras de artistas plásticos nacionais ou estrangeiros, com destaque para a obra do pintor Benedito Calixto (1853-1927). Abriga ainda o Centro de Documentação Benedito Calixto, que promove o levantamento e a catalogação das obras do pintor, que vive durante muitos anos naquela cidade.

O Acervo da Pinacoteca Benedicto Calixto possui 52 obras do pintor, entre retratos, paisagens e marinhas. Fazem parte do acervo, entre outras, as seguintes obras: Banca de Peixe e Mercado das Canoas, que retrata o largo da Banca, local onde a população se abastecia de pescado, situada no cais, entre a atual Praça Azevedo Júnior e início da Rua Riachuelo; o óleo Igreja e Convento de Santo Antônio do Valongo, local onde se ergueu o convento e posteriormente a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que chegou ao Brasil em 1638; e Santos Antiga, 1922, óleo sobre tela em que aparecem o Santuário do Valongo, a Igreja de Jesus, Maria e José e o casario de época.           

A biblioteca da fundação conta com aproximadamente 1.200 livros, catálogos de exposições e coleção de periódicos, com foco principal nas artes plásticas, mas também oferece informações sobre arquitetura, fotografia, teatro e música.   

A Fundação Pinacota tem realizado exposições de fotografia e artes visuais tais como as que realizou em 2004 Foto Santos reunindo entre outros fotógrafos Juan Esteves, Walter Mello, Gino Pasquato, Marcos Pifefer ; 2003 Luiz Hermano - Objetos e Instalações; 2003 Benedito Calixto - 150 Anos ;2002 Coleção Metrópoles de Arte Contemporânea que contou com trabalhos de Alex Flemming, Antônio Lizárraga, Carmela Gross, Cláudio Tozzi, entre outros.

Obras 5

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Davi Rego Júnior

Porto do Bispo

Óleo sobre tela

Exposições 16

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ALVES, Caleb Faria. Benedito Calixto e a construção do imaginário republicano. Bauru: Edusc, 2003. 342 p., il. p&b. (Ciências Sociais).
  • CALIXTO, Benedito. Benedito Calixto: um pintor à beira-mar. Coordenação Marli Nunes Souza; texto Caleb Faria Alves, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, 2002. 96 p., il., color.
  • Fundação Pinacoteca Benedito Calixto. Disponível em: [http://www.pinacoteca.unisanta.br]. Acesso em: ago. 2006.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: