Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Museu do Índio

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.10.2022
1978 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Configura-se como uma instituição que mescla perspectivas etnográficas e artísticas voltada para a promoção e preservação do patrimônio material e cultural de povos indígenas brasileiros e pesquisa ligada à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Texto

Abrir módulo

Configura-se como uma instituição que mescla perspectivas etnográficas e artísticas voltada para a promoção e preservação do patrimônio material e cultural de povos indígenas brasileiros e pesquisa ligada à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Seu acervo conta com quase dezoito mil peças etnográficas além de vasta reunião de documentos nacionais e estrangeiros de foco etnográfico bem como uma diversa divisão audiovisual, com trabalhos em áudio, vídeo e fotografia em sua maioria de produção indígena.

Esses materiais são de acesso público por diferentes formas de divulgação como exposições e a Biblioteca Marechal Rondon, além de oficinas e grupos de pesquisa que dedicam-se ao mapeamento e apresentação do acervo.

Dentro casarão central, uma construção em estilo neoclássico que data de meados de 1880 e que abriga o museu desde de 1978 e que funciona como espaço expositivo e de atividades, o museu conta ainda com três reservas técnicas destinadas ao acondicionamento imagético e textual e conta ainda com um auditório, uma galeria de arte e os espaços externos da varanda, jardim e do muro do museu, que também abriga exposições.

Outra frente importante no museu é a pesquisa em línguas indígenas promovidas pelo  Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas (PROGDOC), que é dividido em dois principais projetos:  Projeto de Documentação de Culturas Indígenas (PRODOCULT) e Projeto de Documentação de Línguas Indígenas (PRODOCLIN), pensados em parceria com povos indígenas para que eles possam documentar e preservar sua línguas. Além da pesquisa em arte índigena do programa Índio e Arte, que visa a valorização do trabalho de artesãos.

Importante instituição, o Museu do Índio atua na pesquisa, preservação e divulgação das diferentes culturas indígenas do Brasil permitindo acesso público a este vasto conhecimento atuando em diferentes atividades e projetos.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: