Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Cia. São Jorge de Variedades

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.02.2015
1998 Brasil / São Paulo / São Paulo
Projeto coletivo, criado em 1998, com integrantes da Escola de Arte Dramática - EAD e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, se utilizando de artifícios e procedimentos simples e artesanais. A base estética ...

Texto

Abrir módulo

Histórico
Projeto coletivo, criado em 1998, com integrantes da Escola de Arte Dramática - EAD e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, se utilizando de artifícios e procedimentos simples e artesanais. A base estética da companhia se apóia manifestações ritualísticas de canto e dança, mantendo como referência paralela as religiões afro-brasileiras. A dramaturgia tem como tema principal a discussão de questões éticas inerentes à diversidade e os paradoxos da cultura brasileira, desde sua formação, da colonização à contemporaneidade.

Estréiam com o espetáculo Pedro o Cru, em 1998, uma montagem amadora do poema dramático do escritor português António Patrício, cuja a intenção é refletir sobre a herança do romantismo e da melancolia lusitanos. No espetáculo Um Credor da Fazenda Nacional, 1999, resgatam a obra do autor José Joaquim de Campos Leão, Qorpo-Santo.

No comentário sobre os destaques da edição de 2000, na mostra paralela do Festival de Curitiba, o crítico Nelson de Sá escreve: "De São Paulo, a surpresa foi Um Credor da Fazenda Nacional, de Qorpo-Santo, autor brasileiro que provavelmente jamais seria apresentado na mostra oficial e que recebeu de Georgette Fadel uma encenação à altura de seu desvario".1

A partir de 2001, o grupo reforça seu vínculo com a cidade, ocupando por dois anos o Teatro de Arena, local em que, em parceria com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o Grupo Teatral Isla Madrasta e a Companhia Bonecos Urbanos, desenvolve o projeto Harmonia na Diversidade. Nesse ano, encena Biedermann e Os Incendiários, de Max Frisch. A peça, segundo a concepção dos criadores, nos leva a refletir sobre como os mecanismos de alienação minam a capacidade de mudança dos homens.

O grupo se preocupa com a função social da arte e suas possibilidades, e se envolve com iniciativas públicas para pessoas em situação de rua, como a Oficina Boracea e o Albergue Canindé, entre 2002 e 2004. Nesse contexto, nasce As Bastianas, a partir da coletânea de contos de Gero Camilo, sob direção de Luís Mármora. São histórias do cotidiano de mulheres de uma aldeia no sertão nordestino, impregnadas de religiosidade e que falam da criação, da luta pela terra e da vontade humana de amor, sabedoria e sossego.

A companhia é contemplada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, em 2002, e produz, desde 2003, o fanzine, São Jorges - canal de interlocução de uma geração que deve ser estimulada a contracenar com a cidade de outra maneira.

Notas

1. SÁ, Nelson de. Maratona destacou o melhor teatro de Norte a Sul. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 mar. 2000. Ilustrada.

Espetáculos 8

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo
  • AS BASTIANAS. Programa do espetáculo, 2003.
  • BIEDERMANN e Os Incendiários. Programa do espetáculo, 2001.
  • COMPANHIA São Jorge. Disponível em: [http://www.ciasaojorge.v10.com.br]. Acesso em: 26/06/2007.
  • FANZINE São Jorges , edições 1 (2003), 2 (2003), 3 (2004) e 4 (2005).
  • PEDRO o Cru. Programa do espetáculo, 2006.
  • SÁ, Nelson de. Maratona destacou o melhor teatro de Norte a Sul. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 de março de 2000. Ilustrada.
  • UM CREDOR da Fazenda Nacional. Programa do espetáculo, 1999.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: