Artigo sobre Electra com Creta

Histórico
Organizada pelo diretor Gerald Thomas, a companhia atua durante cerca de dez anos, com diferentes atores, artistas e técnicos, mantendo como eixo a linguagem grandiloqüente e paródica de seu encenador.
Com exceção de Fim de Jogo, de Samuel Beckett, 1990, todos os demais espetáculos são escritos por Gerald Thomas, mesmo quando inspirados em uma obra literária, como a Trilogia Kafka. O texto, via de regra, serve à imagem, não tendo nenhuma autonomia em relação ao espetáculo - formado de pequenas frases e comentários e, por vezes, monólogos em que o ator reflete sobre a própria cena como um porta-voz do diretor. Os cenários, nos primeiros espetáculos, são de Daniela Thomas, que cria gigantescos e hipotéticos ambientes, como a biblioteca da Trilogia Kafka. Bete Coelho protagoniza várias obras, como atriz capaz de construir a interpretação favorita do encenador, com expressividade que sintetiza, em seu exagero, a dramaticidade e o distanciamento.
O espetáculo de estréia, Trilogia Kafka, 1988, encenada em São Paulo, se compõe de três espetáculos: Um Processo; Uma Metamorfose; Praga - livremente inspirados nas obras de Franz Kafka. Integram o elenco Luiz Damasceno, Marcos Barreto e Bete Coelho - fundadores da companhia. Malu Pessin, Edilson Botelho e Oswaldo Barreto se integram ao conjunto e somam-se, ainda, técnicos que permanecerão por várias montagens: Domingos Varela, na contra-regragem, Washington Oliveira, na sonoplastia, e o iluminador Wagner Pinto.
No programa, Daniela Thomas define o cenário: "Mais do que conter livros, essa biblioteca deveria ser o túmulo do pensamento ocidental, o túmulo da razão, aquela que tão racionalmente se perde em Kafka".1 A montagem consagra Bete Coelho, a atriz-chave do espetáculo, responsável pela empatia que, pela primeira vez, o encenador obtém com a platéia. A Trilogia elabora a linguagem já apontada pelo diretor em Eletra Com Creta, ao mesmo tempo que se constitui num aprimoramento da construção dramatúrgica de Gerald Thomas.
Em 1990, a companhia traz à cena um texto dramático - Fim de Jogo, de Samuel Beckett, ao contrário dos anteriores, um espetáculo em que a expressividade dos elementos da encenação recua em favor do texto, da ação e dos atores. Bete Coelho, como Hamm, o cego paralítico, em uma interpretação meticulosa, é o elemento central no espaço claustrofóbico composto por Daniela Thomas. Em M.O.R.T.E., 1990, sua última incursão na companhia, a atriz é criador e criatura, encarnando o alter-ego de Gerald Thomas.
A atriz Fernanda Torres assume o primeiro papel nos próximos três espetáculos: The Flash and Crash Days - Tempestade e Fúria, 1991, O Império das Meias Verdades, 1993, e UnGlauber, 1994. Em The Flash and Crash Days, contracena com a mãe, a consagrada Fernanda Montenegro, que se abre às excêntricas experimentações do diretor. Em Nowhere Man, 1995, Luiz Damasceno interpreta Fausto, na versão do mito, adaptada por Gerald para os conflitos da modernidade. A partir de 1997, o diretor compõe sua equipe em função de cada projeto. O nome Companhia de Ópera Seca passa a significar apenas a estética de Gerald Thomas.
Notas
1. THOMAS, Daniela. Poesia cênica por Daniela. TRILOGIA KAFKA. texto Daniela Thomas. São Paulo, 1988. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1988.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Teatro Ruth Escobar
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Teatro Nelson Rodrigues
Teatro Nelson Rodrigues
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Teatro Sesc Pompéia (São Paulo, SP)
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