Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Troupe de Atmosfera Nômade

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Data/Local1990/1996 - São Paulo SP

Texto

Abrir módulo

Data/Local
1990/1996 - São Paulo SP

Histórico
Grupo dedicado à preservação e pesquisa das linguagens do clown e da commedia dell'arte, encabeçado pela diretora Cristiane Paoli-Quito.

A Troupe surge da fusão de dois grupos, um amador que trabalha com a linguagem da máscara e do Le Maschere, elenco profissional de commedia dell'arte. Formam na primeira composição André Pink, Atílio Bellini Vaz, Camila Bolaffi, Carmen Cozzi, Cristiane Paoli-Quito, Débora Serretiello, Eduardo Márquez, Regina França, Soraya Saide, Tiche Vianna, Vânia Leite, Vera Abbud e Vera Cristina Figueiredo. A proposta consiste na fusão das técnicas do clown com as da commedia dell'arte, exatamente a síntese que marca a primeira realização da companhia, Uma Rapsódia de Personagens Extravagantes, em 1991.

A improvisação passa, com o tempo, a constituir-se num dos pilares do trabalho da equipe, que sempre mantém uma ou duas cenas nessas condições, como modo de dotar de desafio às realizações. Mitos e Paixões, de 1993, procura pelos arquétipos, trabalhando com a Oréstia, de Ésquilo. O Rei de Copas, realização de 1994, baseia-se numa adaptação para o teatro do filme Esse Mundo É dos Loucos, de Filipe de Brocca, com texto assinado por Rubens Rewald. A cenografia de Atílio Bellini Vaz, pesquisador do grupo e responsável pelas soluções visuais, é premiada.

Torturas de Um Coração, baseado em Ariano Suassuna, enfatiza as máscaras e os arquétipos das personagens, devidamente adaptadas para um espetáculo de rua, em 1996, marcando a última realização da equipe.

Espetáculos 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. Trupe Atmosfera Nômade (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: