Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Fundação Brasileira de Teatro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.02.2021
1955 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Escola de formação em artes cênicas, fundada em 1955 pela atriz Dulcina de Moraes, responsável pela profissionalização de várias gerações de artistas.

Texto

Abrir módulo

Histórico

Escola de formação em artes cênicas, fundada em 1955 pela atriz Dulcina de Moraes, responsável pela profissionalização de várias gerações de artistas.

A Fundação Brasileira de Teatro - FBT, oferece cursos de interpretação, direção, cenografia, crítica de arte e extensão cultural. Com 13 matérias em cada curso - incluindo literatura teatral, psicologia e ginástica - a fundação conta com professores como Ziembinski, Adolfo Celi, Gianni Ratto, Henriette Morineau, Dulcina de Moraes, Sadi Cabral, Maria Clara Machado, Joracy Camargo, Adacto Filho, Cecília Meireles, Junito de Souza Brandão e Sérgio Viotti.

Quando a FBT é inaugurada, com sede própria no centro da cidade (onde hoje funciona o Teatro Dulcina), outras instituições de ensino especializado já estão em atividades no Rio de Janeiro: o Conservatório Nacional de Teatro, vinculado ao MEC; a Escola Martins Pena, ligada à Prefeitura; o Teatro Duse, orientado por Paschoal Carlos Magno; e O Tablado, de Maria Clara Machado. Durante os três primeiros anos de funcionamento, o espetáculo Poeira de Estrelas, formado por números independentes representados por diversos atores e grupos, se realiza em benefício da FBT.

Todo ano, a instituição apresenta ao público espetáculos realizados pelos alunos. Entre eles: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e As Árvores Morrem em Pé, de Alexandre Casona, em 1960; Um Pedido de Casamento e O Jubileu, de Anton Tchekhov, em 1967.

Yan Michalski, Rubens Corrêa, Ivan de Albuquerque, Cláudio Corrêa e Castro, João das Neves, Thelma Reston, Jacqueline Laurence, Thaís Moniz Portinho, Helio Ary, Paulo Nolasco, Isolda Cresta, Irene Ravache e Suely Franco são alguns dos alunos formados pela FBT que depois se destacaram no panorama teatral brasileiro.

Espetáculos 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • FUNDAÇÃO Brasileira de Teatro. Rio de Janeiro: Funarte / Cedoc. Dossiê Artes Cênicas.
  • MORAES, Dulcina de. Rio de Janeiro: Funarte / Cedoc. Dossiê Personalidades Artes Cênicas.
  • VIOTTI, Sérgio. Dulcina e o teatro de seu tempo. Rio de Janeiro: Lacerda, 2000. 642 p.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: