Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

XPTO

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Grupo dedicado a um teatro que mescla atores e bonecos, empregando um misto de técnicas e recursos, elaborando uma linguagem refinada e intensamente criativa, encabeçado pelo diretor, cenógrafo e figurinista Osvaldo Gabrieli.

Texto

Abrir módulo

Histórico
Grupo dedicado a um teatro que mescla atores e bonecos, empregando um misto de técnicas e recursos, elaborando uma linguagem refinada e intensamente criativa, encabeçado pelo diretor, cenógrafo e figurinista Osvaldo Gabrieli.

Sem ainda constituir-se num grupo, Natália Barros, André Gordon, Roberto Firmino e Osvaldo Gabrieli participam de performances, nos primeiros anos da década de 1980, em casas noturnas como Madame Satã e Carbono 14, espaços em que se apresentam grupos de rock como o Ira, Júlio Barroso e a Gang 90, Titãs e Mercenárias. Osvaldo trabalha com bonecos na Argentina e, em São Paulo, ao lado do artista plástico José Roberto Aguilar, participa de alguns eventos. O grupo nasce em abril de 1984, depois de uma pequena apresentação de teatro de bonecos no Café Piu-Piu. Ali Osvaldo expõe alguns trabalhos e Natália e Roberto participam da performance de abertura da exposição. André propõe a criação do grupo, mas é Beto Firmino quem o batiza, lembrando de uma personagem da peça Rasga Coração que a toda hora fala XPTO, uma gíria dos anos 1930 para designar "coisa fina". A primeira criação voltada efetivamente ao teatro, em 1984, é Buster Keaton Contra a Infecção Sentimental e, logo a seguir, A Infecção Sentimental Contra-Ataca que, reunidos, são apresentados no Teatro do Bixiga em horário alternativo. O grupo sai do anonimato, ganha a mídia e consolida-se, partindo para novos projetos.

A expressividade do grupo é alcançada basicamente com os recursos ligados à animação: objetos sonoros e luminosos, adereços de diversas qualidades, sonoridades estranhas obtidas de materiais improvisados etc., e os atores-manipuladores podem ou não representar também personagens.

Em 1986, Natália e André saem do conjunto, para formar a banda Luni; enquanto Gabrieli prossegue o percurso aberto, associando-se a Sidnei Caria, Wanderlei Piras e Anie Welter. Kronos, criado em 1987, aborda o tempo e suas implicações; enquanto Coquetel Clown, em 1989, incorpora técnicas clownescas à expressividade cênica, tornando suas apresentações intensamente teatrais.

Um remix de vários trabalhos anteriores surge em 1991, com XPTO Mega Mix; até a mais ambiciosa criação do conjunto, efetivada com Babel Bum, que incorpora integrantes do grupo Pia Fraus Teatro e suas técnicas circenses, numa encenação que utiliza todo o palco. XPTO Futebol Clube e Aquelarre 2000 - La Luna são criações em espaço aberto, realizadas no Sesc Interlagos. O Pequeno Mago retorna à caixa preta do teatro, espetáculo destinado aos adolescentes. Buster e o Enigma do Minotauro, em 1997, assim como Além do Abismo, em 1999, constituem novos desdobramentos criativos em torno da personagem-emblema do grupo. Vários integrantes saem e são substituídos por outros, que encabeçados pelo cérebro do grupo, Osvaldo Gabrieli, constroem a nova versão de A Infecção Sentimental Contra-Ataca, em 2001, redimensionando a primeira criação da equipe, agora com produção do Teatro Popular do Sesi (TPS). Em 2002, realiza uma mal-sucedida versão de A Tempestade, de Shakespeare, em que as imagens e a movimentação corporal são priorizadas em relação ao texto, e um espetáculo para espaços abertos, Estação Cubo, em que uma estrutura de ferro de 6 metros de altura serve de palco para 27 atores. Em 2003, o XPTO inaugura o Teatro Santa Cruz, com Utopia - Terra de Dragões, espetáculo que mistura dança, música e teatro de bonecos e, em seguida, realiza O Sonho de Voar, outro espetáculo ao ar livre, numa releitura do mito grego de Ícaro.

Na crítica ao espetáculo que projeta o grupo, Buster Keaton e a Infecção Sentimental, o crítico Edelcio Mostaço afirma: "O prazer que a realização exala não vem tanto de seu perfeito acabamento artesanal como linguagem cênica, mas especialmente de sua capacidade em instalar o espectador numa reconciliação lambuzada de teatralidade viva com o ato da criação. [...] Em Buster Keaton várias linguagens cênicas se entrelaçam com bom humor: fantoches, luzes, adereços, música, canto, poesia adolescente e muita citação de signos que os cinemas mudo e romântico dos anos 50 popularizaram como o ambiente ideal para um caso de amor. Os três atores multiplicam em inúmeras metáforas a - pode-se dizer eterna - convivência de pierrô, colombina e arlequim. A infecção sentimental, esta peste que nos contamina, parece ter sido lida em Artaud e reproduzida no palco em dimensões microscópicas, como uma verdade que se conta apenas para poucos. [...] Dois momentos antológicos de criatividade destacam-se: o diálogo dos olhos que se encontram e o esquete das flores que engravidam as pessoas".1

Notas

1. MOSTAÇO, Edelcio. O prazer de um choque estético. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 maio 1985.

Espetáculos 33

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. XPTO (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • GABRIELLI, Oswaldo. Depoimento enviado por e-mail à Enciclopédia de Teatro. São Paulo, 8 jul. 2002.
  • MOSTAÇO, Edelcio. O prazer de um choque estético. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 maio 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: