Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Sobre a enciclopédia

Perguntas Frequentes

Última atualização: 14.07.2021

1 – Há informações sobre artistas estrangeiros na Enciclopédia?

Abrir módulo

Estão disponíveis as informações de profissionais estrangeiros que desenvolveram suas atividades no Brasil e que contribuíram para o desenvolvimento cultural deste país. Porém, alguns nomes da cultura internacional são citados nos verbetes porque o trabalho que realizam influencia a arte brasileira ou é importante para a compreensão de alguns de seus aspectos.

2 – Há informações a respeito da história da arte internacional?

Abrir módulo

Termos, conceitos e marcos da história da arte internacional são tratados na Enciclopédia quando contextualizam e dão base para a compreensão de aspectos das linguagens artísticas brasileiras.

3 – É possível entrar em contato com artistas e instituições por meio da Enciclopédia?

Abrir módulo

A Enciclopédia não oferece um canal de comunicação direta entre os leitores e os artistas e instituições que são temas dos verbetes. As mensagens enviadas pelos leitores são recebidas pela equipe interna do Itaú Cultural. Informações pessoais dos artistas como telefone, e-mail e endereço residencial não são fornecidas. Caso queira entrar em contato com um artista, sugerimos que consulte seu site oficial, seu perfil nas redes sociais ou a galeria ou editora que o representa.

4 – O conteúdo é sempre atualizado? Posso enviar material para atualizar os verbetes?

Abrir módulo

Os verbetes da Enciclopédia são elaborados por uma equipe de redatores e pesquisadores e sua atualização é realizada periodicamente, obedecendo alguns critérios editoriais. A contribuição dos leitores é sempre muito bem-vinda. Caso queira enviar material para atualização, por favor, envie um e-mail para: enciclopedia@itaucultural.org.br.

5 – Vocês podem me ajudar a preparar trabalhos escolares?

Abrir módulo

A equipe da Enciclopédia não atende a demandas específicas de ajuda para realizar pesquisas e trabalhos escolares. No entanto, os verbetes possuem ferramentas que permitem a ampliação da pesquisa por meio de links para outros assuntos relacionados. Ao consultar um verbete, com o objetivo de obter informações para o preparo de um trabalho escolar, sugerimos que navegue por todos os campos disponíveis e consulte os conteúdos relacionados. Essa pesquisa ampliada poderá ajudá-lo a compreender melhor o tema estudado. Em cada um dos verbetes também são indicadas referências bibliográficas, com base nas quais a pesquisa poderá ter continuidade e ser aprofundada.

6 – Posso utilizar os textos dos verbetes? E as imagens, as músicas e os vídeos disponibilizados na Enciclopédia?

Abrir módulo

Os textos da Enciclopédia podem ser livremente utilizados em trabalhos escolares e acadêmicos (monografias, dissertações, teses, artigos). Veja aqui como fazer a referência bibliográfica e indicar o crédito para a citação: Link como citar.

Para a utilização dos textos em outras situações, solicitamos que entre em contato com a equipe da Enciclopédia para obter as instruções necessárias e, eventualmente, a autorização: enciclopedia@itaucultural.org.br.

O Itaú Cultural não concederá autorização para uso de imagens, músicas e vídeos presentes na Enciclopédia. A solicitação de uso desse tipo de material deverá ser endereçada diretamente aos detentores dos direitos autorais das obras. O Itaú Cultural não faz a intermediação dessas solicitações. Em se tratando de trechos de música (fonogramas), a utilização/execução é regulada pelos órgãos arrecadadores, como o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que devem ser consultados.

7 – Posso contribuir com a Enciclopédia com sugestões de novos temas e conteúdo?

Abrir módulo

A sua contribuição é sempre bem-vinda. Caso queira sugerir novos temas, enviar material para atualização dos verbetes ou indicar novas publicações e trabalhos acadêmicos relacionados aos temas tratados na Enciclopédia, por favor, envie um e-mail para: enciclopedia@itaucultural.org.br.

O material recebido será avaliado e, sempre que possível, incorporado à Enciclopédia.

8 – Possuo uma obra de arte e gostaria de avaliar sua autenticidade e valor. A equipe da Enciclopédia faz esse tipo de trabalho?

Abrir módulo

A equipe da Enciclopédia não atesta a autenticidade de obras, nem seu valor de mercado. Recomendamos que procure orientação a esse respeito com um marchand ou em galerias de arte e casas de leilões.

9 – Gostaria de encenar uma peça de um autor citado na Enciclopédia. Vocês podem me enviar o texto integral da obra?

Abrir módulo

A Enciclopédia não disponibiliza textos literários e teatrais na íntegra. Para obter esses textos, bem como autorizações de usos em encenações e publicações, entre em contato com os detentores dos direitos autorais das obras. O Itaú Cultural não faz a intermediação dessas solicitações.

10 – Existe uma versão impressa da Enciclopédia?

Abrir módulo

Não, o conteúdo da Enciclopédia está disponível somente pela internet, no site enciclopedia.itaucultural.org.br.

11 – Realizei uma pesquisa de um termo e encontrei um verbete incompleto. Por quê?

Abrir módulo

Existem alguns verbetes que ainda não possuem um artigo enciclopédico. Isso se dá porque a criação do registro pode ter sido realizada em virtude de um evento ou da inserção de uma imagem, mídia ou da participação de uma pessoa em um evento ou espetáculo. Esse verbete pode vir a ter um artigo ou não.