Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ocupação Paulo Mendes da Rocha

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 04.06.2021
13.09.2018 - 04.11.2018 Brasil / São Paulo / São Paulo – Itaú Cultural
A Ocupação Paulo Mendes da Rocha (2018) é a 41ª Ocupação promovida pelo Itaú Cultural e homenageia o arquiteto e urbanista capixaba, Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). A exposição traz registros de projetos realizados, através de fotografias, além de apresentar ao público, por meio de maquetes e desenhos, construções projetadas pelo arquiteto, c...

Texto

Abrir módulo

A Ocupação Paulo Mendes da Rocha (2018) é a 41ª Ocupação promovida pelo Itaú Cultural e homenageia o arquiteto e urbanista capixaba, Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). A exposição traz registros de projetos realizados, através de fotografias, além de apresentar ao público, por meio de maquetes e desenhos, construções projetadas pelo arquiteto, como a Casa Gerassi (1988) e o prédio que abriga o Sesc 24 de Maio (2017), ambos em São Paulo, e as não realizadas, como o porto fluvial Cidade do Tietê (1980), que propõe a construção de um porto entre os municípios de Lins e Novo Horizonte, no interior de São Paulo, e a construção de uma “praia urbana”, com a instalação de uma piscina pública no centro de São Paulo, no projeto Proposta para a Praça da República (2001). 

A curadoria mostra como sua produção se articula com o debate sobre democracia e vida em conjunto. As obras trazem sua preocupação com o papel social da arquitetura, entendida por Paulo Mendes da Rocha como algo que “não se vê, se vive”. 

Paulo Mendes da Rocha coloca em congruência arte, ciência e técnicas nas construções que preveem o uso coletivo, o aproveitamento do espaço urbano como local de encontro e de permanência da população, procurando integrar suas obras com a geografia local e a natureza

Ficha Técnica

Abrir módulo
Curadoria
Guilherme Wisnik

Curadoria (assistente)
Marina Frúgoli

Artista homenageado
Paulo Mendes da Rocha

Mídias (1)

Abrir módulo
Ocupação Paulo Mendes da Rocha (2018) – teaser
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha é o homenageado da 41ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Mendes da Rocha é um profissional que pensa a arquitetura como resultado do encontro entre arte, ciência e técnica, como proposta não de isolamento, mas de vivência da cidade, como narrativa das experiências que os espaços podem nos permitir. Uma arquitetura que pergunta: como queremos construir os locais em que iremos viver? Com a curadoria do arquiteto Guilherme Wisnik e do Itaú Cultural, a exposição acontece de 12 de setembro, a partir das 20h, a 4 de novembro de 2018, na sede do instituto, em São Paulo/SP.

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: