Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ocupação Rino Levi

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.08.2022
29.02.2020 - 12.04.2020 Brasil / São Paulo / São Paulo – Itaú Cultural
Registro fotográfico Anna Carolina Bueno da Silva/Itaú Cultural

Espaço expositivo da Ocupação Rino Levi, 2020

Com curadoria realizada entre o Itaú Cultural e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), a Ocupação Rino Levi visa relembrar a trajetória do arquiteto e urbanista Rino Levi (1901-1965), importante nome da arquitetura moderna no Brasil, com destaque para seus projetos realizados em São Paulo a partir do final...

Texto

Abrir módulo

Com curadoria realizada entre o Itaú Cultural e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), a Ocupação Rino Levi visa relembrar a trajetória do arquiteto e urbanista Rino Levi (1901-1965), importante nome da arquitetura moderna no Brasil, com destaque para seus projetos realizados em São Paulo a partir do final da década de 1920.

Aberta ao público em 2020, a exposição é dividida em 5 eixos, nos quais são dispostos materiais como croquis, maquetes, fotos, notícias de jornais e projetos não realizados, a fim de traçar um panorama amplo sobre a vida e atuação profissional do homenageado. Um dos destaques é a imersão em realidade virtual que leva ao público por um percurso por dentro do Cine Universo, projeto de um cinema, construído em 1939, na região central da capital paulista, que inova ao trazer para o trabalho arquitetônico a preocupação com questões como a acústica das salas de exibição.

Ficha Técnica

Abrir módulo
Artista participante
Rino Levi

Mídias (1)

Abrir módulo
Ocupação Rino Levi (2020) – teaser
A 49ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural convida o público para um percurso pela vida e pela obra de Rino Levi (1901-1965), arquiteto e urbanista que atuou no processo de modernização e verticalização de São Paulo, marcando a paisagem da cidade a partir do final da década de 1920.

Autor de edifícios variados, que vão de residências a cinemas e hospitais, Rino deixou um legado para além do campo do projeto arquitetônico: atuou também como professor e contribuiu para a regulamentação da profissão, alterando assim o modo de pensar a atividade no país.

Com peças de acervo e vídeos inéditos – além de um passeio em realidade virtual pelo Cine Universo, projeto de Rino Levi inaugurado em 1939 –, a exposição resgata essa trajetória que se confunde com a história e a cultura da metrópole que o arquiteto e urbanista ajudou a constituir.

Com a curadoria das equipes do Itaú Cultural e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), a Ocupação Rino Levi fica em cartaz na sede do instituto de 29 de fevereiro a 12 de abril de 2020, com entrada gratuita.

Ocupação Rino Levi
29 de fevereiro a 12 de abril de 2020
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo
Entrada gratuita
[livre para todos os públicos]

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: