Artigo da seção eventos Encontro Nacional de Escolas de Dança

Encontro Nacional de Escolas de Dança

Artigo da seção eventos
Dança  
Data de inícioEncontro Nacional de Escolas de Dança: 05-09-1962 | Data de término: 10-09-1962
Local de realização: (Brasil / Paraná / Curitiba)
Tipo do evento: eventos | Classificação do evento: a classificar

Histórico

O Encontro Nacional de Escolas de Dança do Brasil ocorre pela primeira vez em Curitiba, de 5 a 10 de setembro de 1962, por iniciativa de Paschoal Carlos Magno (1906-1980). É realizado por uma parceria entre o Conselho Nacional de Cultura, a Universidade do Paraná [atual Universidade Federal do Paraná (UFPR)] e a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, com o apoio do Instituto Yázigi. A coordenação geral do evento cabe a Durval Eduardo Pacheco de Carvalho, diretor do Departamento de Educação e Cultura da Universidade do Paraná, e Sálvio de Oliveira, assessor geral do Conselho Nacional de Cultura.

O Conjunto Nacional de Danças Folclóricas do México e de grupos folclóricos locais se apresentam na noite de abertura. Participam da solenidade, além do próprio Paschoal Carlos Magno, os patronos: Roberto Lyra (1902-1982), ministro de Negócios da Educação e Cultura; Ney Amintas de Barros Braga Roberto Lira (1917-2000), governador do Estado do Paraná; Flávio Suplicy de Lacerda (1903-1983), reitor da Universidade do Paraná; e Jucundino da Silva Furtado, secretário de educação e cultura do Estado do Paraná. Os convidados de honra são: Maria Olenewa (1896-1965), homenageada do evento, Vaslav Veltchek (1897-1968) e William Dolar.

Na abertura também é realizada uma mostra com filmes de dança, com o apoio das embaixadas da Alemanha, da Dinamarca, dos Estados Unidos, da França e da Inglaterra. Entre os contemplados, estão os trabalhos sobre a bailarina estadunidense Martha Graham (1894-1991), o dançarino mexicano José Limón (1908-1972) e o francês Maurice Béjart (1927-2007).

O evento conta ainda com a comunicação oral de trabalhos escritos sobre dança, posteriormente publicados e distribuídos aos participantes, e um seminário para tratar de uma série de temas pertinentes à área, como a criação de um balé nacional e de uma lei de amparo ao bailarino, investimento em divulgação da dança moderna, fomento de intercâmbio entre professores e alunos brasileiros e estrangeiros e formação pedagógica do futuro professor de dança.

A realização do Encontro de Escolas de Dança do Brasil, além de permitir a troca de experiências, a atualização de informações e o debate sobre temas referentes à profissão, possibilita traçar um panorama da dança produzida no país, com dados que contemplam locais e realizadores dos eventos.

Em 1963 ocorre o segundo e último Encontro Nacional de Escolas de Dança, em Brasília. Nos anos seguintes, algumas iniciativas oriundas dessa experiência têm lugar em Curitiba, mas possuem vida curta. É o caso dos 1º e 2º Encontro de Escolas de Dança do Paraná, realizados respectivamente em 1965 e 1966; o Festival de Escolas de Dança do Paraná; e o 1º Festival de Ballet Paranaense. Além disso, é criada a Associação Paranaense de Professores de Ballet, com o objetivo de unificar propósitos e ações entre escolas. 

Muitas questões levantadas no 1º Encontro de Escolas de Dança do Brasil permanecem atuais. Há a necessidade de espaços que favoreçam a discussão, a troca de experiências, a diversidade e a difusão de conhecimento. Essas atividades ampliam a compreensão da dança no Brasil, criam novos públicos e servem como plataforma para artistas.

Fontes de pesquisa (4)

  • I ENCONTRO de Escolas de Dança do Brasil. Programa I Encontro de Escola de Dança do Brasil, realizado em setembro de 1962.
  • MARTINS, Giancarlo. Uma nova geografia de ideias: diversidade de ações comunicativas para a dança. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
  • SUCENA, Eduardo. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas, 1989.
  • VELOZZO, Marila. A imagem do Teatro Guaíra em Curitiba: influência e contaminação da mídia. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ENCONTRO Nacional de Escolas de Dança. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento405321/encontro-nacional-de-escolas-de-danca>. Acesso em: 16 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7