Artigo da seção eventos Um Certo Hamlet

Um Certo Hamlet

Artigo da seção eventos
Teatro  
Data de inícioUm Certo Hamlet: 1991
Local de realização: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Instituição de realização: Teatro Dulcina
Tipo do evento: espetaculo | Classificação do evento: a classificar

Espetáculo de estréia da companhia Os Fodidos Privilegiados, dirigida por Antônio Abujamra, com um elenco formado apenas por mulheres.

O diretor procede a uma dessacralização e a uma atualização sem pudores da peça William Shakespeare. Imprime à interpretação das atrizes força gestual e vocal. Vera Holtz como Gertrudes e Susana Faini como Cláudio trazem nesta força a defesa cínica do poder, enquanto em Cláudia Abreu, como Hamlet, esta energia vem da indignação. Nos três casos, as atrizes parecem apagar a feminilidade para assumir não a personagem masculina mas a virilidade dos valores que sustentam a disputa. Vera Holtz dobra seu papel, interpretando criticamente uma ingênua Ofélia.

Em quase todo o espetáculo a interpretação é frontal, dividindo com a platéia a consciência e o sentido da cena. A marcação é limpa, formal, e um coro de nove atrizes compõe, em seu deslocamento, uma cenografia humana. O crítico Macksen Luiz comenta: "Esse arcabouço cênico resulta em um Hamlet surpreendentemente grosseiro. O estado de dúvida da personagem que se pergunta, continuamente, sobre a razão da existência e se questiona sobre a eficácia do gesto que modifica, é o que sustenta o desenho da montagem. Mas a relativização do conflito de Hamlet generaliza as referências do texto, aproximando-o da experiência nacional. Hamlet ao se referir à podridão que percebe no reino da Dinamarca a estende ao poder, seja ele exercido em qualquer parte. Abujamra reitera sua visão direta sobre o Brasil: tudo fica claríssimo. [...] Shakespeare não está ausente: é o substrato da encenação. Popularizado, subvertido, pulverizado, Hamlet emerge numa leitura pessoal, que provoca repulsa ou adesão. [...] [a montagem], ao pretender assustar com sua irreverência, cria sobre a vulgaridade, a banalização e até mesmo a obviedade, um espetáculo atraente. Um Certo Hamlet usa a tragédia de Shakespeare como pretexto para falar de outras tragédias. Não espere encontrar Shakespeare em sua inteireza, mas saiba que Um Certo Hamlet despreza certas convenções (mais sociais do que teatrais) para encontrar um sentido para o teatro no Brasil atual".1

Notas

1. LUIZ, Macksen. Hamlet para brasileiro ver. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jun. 1991.

Ficha Técnica do evento Um Certo Hamlet:

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • UM Certo Hamlet. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento392029/um-certo-hamlet>. Acesso em: 20 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7