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Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

As Lágrimas Amargas de Petra von Kant

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.01.2016
02.08.1982 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Registro fotográfico João Caldas

As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, 1984
João Caldas
Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo

A montagem do Teatro dos Quatro, com direção de Celso Nunes (1941), vale a já consagrada atriz Fernanda Montenegro (1929) um dos maiores triunfos de sua carreira e marca a estréia do texto de Fassbinder em um espetáculo de grande êxito artístico.

Texto

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Histórico

A montagem do Teatro dos Quatro, com direção de Celso Nunes (1941), vale a já consagrada atriz Fernanda Montenegro (1929) um dos maiores triunfos de sua carreira e marca a estréia do texto de Fassbinder em um espetáculo de grande êxito artístico.

A personagem Petra von Kant é uma figurinista de alta costura esmagada por sua paixão não correspondida por uma jovem de nível social e cultural inferior. Essa trama pode ser interpretada como metáfora do confronto entre a nova e a velha Alemanha. O texto tem, exclusivamente, personagens femininas: a mãe e a filha da protagonista, além de sua criada. Aliando delicadeza e sensibilidade na abordagem emocional da peça com um cuidadoso tratamento plástico, o diretor Celso Nunes valoriza a personagem de Marlene, a criada muda. Interpretada, soberbamente, pela bailarina e atriz Juliana Carneiro da Cunha (1949), ela exprime os sentimentos que Petra recalca.

Considerando que o espetáculo proporciona ao público "revelação extraordinária", o crítico Sábato Magaldi (1927) observa que a platéia "se emociona, se subjuga, vive uma das experiências fundamentais de sua existência".1 Segundo o crítico, este fenômeno se deve à atriz Fernanda Montenegro e à encenação centrada em seu desempenho. O crítico Macksen Luiz (1945) descreve os matizes da interpretação da atriz, no intuito de mostrar que sua riqueza não permite enquadrá-la no tempo: "Nada mais contemporâneo do que seu domínio corporal. (Na cena em que Petra discute com a amante, a repulsa de um contato físico é sugerida com um leve, mas marcante, movimento de corpo para trás). Nada mais surpreendente do que os prodígios que consegue fazer com a sua voz. (No meio do choro e do desespero de Petra ao confessar a sua ligação homossexual à sua mãe e à sua filha projeta a voz com um gama de modulações que vai do sussurro ao grito). Nada mais vanguardista do que a forma como revela à platéia a sua técnica de trabalho. (Fernanda se prepara para a cena final à frente do público, saindo do mais denso desespero para um espelho, diante do qual se penteia, se veste e caminha até um divã. As mudanças de climas dramáticos se fazem de frente e sem truques para a platéia)".2

Além da técnica, o crítico observa a ética de trabalho da atriz, que não se isola em cena:

"Nos momentos mais densos, quando tem diante de si a atriz Renata Sorrah (1947), Fernanda, visivelmente, troca sua emoção com a companheira de cena, numa integração que somente a humildade de se saber uma profissional de gabarito e consciente poderia gerar".3

Notas

1. MAGALDI, Sábato. Lágrimas amargas: encontro privilegiado com Fernanda. Jornal da Tarde, São Paulo, 13 abr 1984.

2. LUIZ, Macksen. Um monstro cada vez mais sagrado. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 ago. 1982. Caderno B, p. 3.

3. Ibid.

 

Ficha Técnica

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Autoria
Rainer Werner Fassbinder

Tradução
Millôr Fernandes

Direção
Celso Nunes

Cenografia
Celso Nunes

Figurino
Kalma Murtinho

Iluminação
Aurélio de Simoni
Luiz Paulo Nenen

Elenco
Christiane Torloni / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
Fernanda Montenegro / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (Prêmio Molière Especial e Prêmio Mambembe)
Joyce Oliveira / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
Juliana Carneiro da Cunha / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
Paula Magalhães / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
Renata Sorrah / As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
Rosita Thomaz Lopes / Sidonia

Obras 1

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Fontes de pesquisa 4

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  • AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT. Direção Celso Nunes. Rio de Janeiro, 1982. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado no Teatro dos Quatro em agosto de 1982.
  • AS LÁGRIMAS Amargas de Petra von Kant. Rio de Janeiro: Funarte / Cedoc. Dossiê Espetáculos Teatro Adulto.
  • LUIZ, Macksen. Um monstro cada vez mais sagrado. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 ago. 1982. Caderno B, p. 3.
  • MAGALDI, Sábato. Lágrimas amargas: encontro privilegiado com Fernanda. Jornal da Tarde, São Paulo, 13 abr 1984.

Como citar

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