Artigo da seção eventos Viúva, Porém Honesta

Viúva, Porém Honesta

Artigo da seção eventos
Teatro  
Data de inícioViúva, Porém Honesta: 14-07-1983
Local de realização: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Tipo do evento: espetaculo

Montagem de Eduardo Tolentino de Araújo para o Grupo TAPA, espetáculo que marca a incursão do grupo no profissionalismo, segundo seu diretor.

Fiel a seu espírito de respeito ao texto e aprendizado para enfrentar grandes desafios, a encenação do TAPA desta "farsa irresponsável", revela-se uma das montagens mais representativas, considerada uma das menos bem sucedidas de Nelson Rodrigues.

A trama coloca em cena uma jovem viúva, filha de um rico proprietário de jornal, acometida por súbita e desconhecida doença: ela não pode sentar-se. O pai, para contornar o problema, recorre a um psiquiatra e a uma cortesã, com o intuito de resolver a situação. Diabo da Fonseca, encarnação do demo, intervém e sugere um casamento às pressas para salvar a pobre viuvinha, expediente concretizado com um noivo encontrado na própria redação: o crítico teatral.

A cenografia despojada de Ricardo Ferreira centraliza os diversos ambientes requeridos pela trama. Os sintéticos e criativos figurinos de Lola Tolentino situam com argúcia as personagens e o diretor extrai de seus intérpretes alta carga de irreverência, inventividade e ritmo para narrar essa fábula simples mas sarcástica, nascida da indignação do dramaturgo para com a crítica de sua época.

Os destaques ficam por conta de Clarisse Derzié, como a viúva, Ernani Moraes, como o Dr. JB, e Cláudio Gaya, como Diabo da Fonseca, à frente de um conjunto coeso, brilhante e muito afinado.

Na remontagem paulista, escreve o crítico Edelcio Mostaço: "Utilizando poucas cores e uma feliz cenografia de Ricardo Ferreira, a encenação de Eduardo Tolentino de Araújo explora a agilidade típica da farsa e a leveza própria ao tema. Efeitos expressionistas a nível da narração e recursos de linguagem do cinema ajudam o espetáculo a fluir. Clarisse Derzié interpreta Ivonete, a viúva, com energia. Denise Weinberg compõe uma tia com apropriados requintes de perversão; Celso Lemos um grotesco Dr. Lambreta e Ernani Moraes um superlativo Dr. JB, alcançando todo o elenco um homogêneo jogo de cena. Os figurinos de Lola Tolentino, centrados no branco, preto e vermelho, ajudam a compor a atmosfera de baile carnavalesco do Mengo com que a encenação chega ao fim, paródia bem lograda deste modo de ser brasileiro cuja civilidade depende ainda do poder econômico".1

Notas

1. MOSTAÇO, Edelcio. Um espetáculo onde o autor optou pelo riso. Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 jun. 1987. p. 36.

Ficha Técnica do evento Viúva, Porém Honesta:

Fontes de pesquisa (5)

  • BRAZ, Camilo D'Angelo. Insólita realidade. Afinal, São Paulo, 26 maio 1987. p.44.
  • FUSER, Fausto. Nada mais que uma farsa irresponsável. Visão, São Paulo, 3 jun. 1987. p.8.
  • MOSTAÇO, Edelcio. Um espetáculo onde o autor optou pelo riso. Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 jun. 1987. p. 36.
  • SAMPAIO, Maria Everalda Almeida. Grupo Tapa: Histórico, Repertório Nacional e Perfil Sociopolítico. 2003f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2003.
  • VIÚVA, PORÉM HONESTA. Direção Eduardo Tolentino de Araújo. São Paulo, 1987. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado no Teatro Aliança Francesa em abril de 1987.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • VIÚVA, Porém Honesta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento390352/viuva-porem-honesta>. Acesso em: 22 de Out. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7