Artigo da seção eventos Um Processo

Um Processo

Artigo da seção eventos
Teatro  
Data de inícioUm Processo: 09-05-1988
Local de realização: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Instituição de realização: Teatro Ruth Escobar
Tipo do evento: espetaculo

Montagem de Gerald Thomas, tomando a obra do escritor tcheco Franz Kafka. Espetáculo mais bem-sucedido da Trilogia Kafka, que chama a atenção para a Companhia de Ópera Seca, grupo de atores articulado pelo diretor a partir da montagem anterior, Eletra Com Creta. Essa criação de Gerald Thomas insere-se na primeira fase de seu trabalho no Brasil. A encenação comporta, ainda, Uma Metamorfose e Praga, a primeira, uma livre adaptação da obra homônima, e a segunda, um ajuntamento de sensações, obsessões e angústias que cercam a obra de Franz Kafka, como também a do próprio diretor. 

O destaque de Um Processo deve-se, sobretudo, à interpretação alcançada por Bete Coelho, perfeita na apropriação interpretativa das propostas da encenação. Seu Joseph K como que resume algumas das mais célebres criações anteriores da personagem, quer no palco como nas telas de cinema, numa síntese que projeta o neo-expressionismo a um cúmulo de exasperação.

Segundo a pesquisadora Sílvia Fernandes, "A concessão a um fio narrativo imediatamente identificável era poluída, entretanto, pela carga imensa de situações e referências que rodeava esse enredo inicial e o submetia a uma rigorosa indeterminação. A ação engendrada por Kafka estava no palco, mas de maneira diferente, como se o encenador só conseguisse mostrá-la através de contrastes de imagens, sons e referências que contradiziam ou confirmavam a expressão literária inicial, sugerindo desdobramentos e rupturas formais, temáticas e narrativas. As janelas do cenário, por exemplo, abertas sobre o palco, algumas vezes comentavam a ação, em outras desenhavam imagens paralelas, funcionando como premonição das cenas que ainda iam ocorrer".1

A cenografia de Daniela Thomas contribui decisivamente para a configuração da ambiência pretendida: uma pesada, sólida e intransponível biblioteca, símbolo e alegoria de uma cultura esmagada sobre seu próprio peso. A trilha sonora de Gerald Thomas, com músicas de Philip Glass, César Frank, Wagner, Weber mantém-se fiel aos sons recorrentes do encenador, pontuando a dramaticidade da narrativa. 

Ainda na apreciação da mesma pesquisadora, "Era na luz e nos black-outs que se escondia um dos segredos da encenação da Trilogia. A iluminação transformava o espaço cênico num lugar mutante, onde as cenas curtas eram decupadas pela rapidez dos cortes bruscos, resultando em imagens intermitentes que lembravam filmes do começo do século. Um escurecimento marcava a passagem do tempo e permitia pequenas mudanças de cenário. Um foco de luz no rosto do ator supria a dramaticidade ausente das falas, muitas vezes gravadas, que também obedeciam ao comando luminoso. Mas era especialmente através da iluminação vinda do alto, e também das laterais, potente, quase cegando os atores com sua clareza, que Thomas indicava visualmente o julgamento atuado de cima, no qual Joseph K não tinha a possibilidade de defesa. O foco repressor permanecia, durante todo o tempo, desconhecido".2

Notas

1. FERNANDES, Sílvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 22.
2. Idem. p. 23-24.

Ficha Técnica do evento Um Processo:

Fontes de pesquisa (4)

  • FERNANDES, Silvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. Perspectiva, 1996.
  • SUSSEKIND, Flora. A imaginação monológica. Revista USP, São Paulo, n. 14, jun./ago. 1992. 
  • THOMAS, Daniela. Poesia cênica por Daniela. In: TRILOGIA KAFKA. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1988.
  • UM PROCESSO. Direção Gerald Thomas. São Paulo, 1988. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado no Teatro Ruth Escobar em maio de 1988. 

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • UM Processo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento389210/um-processo>. Acesso em: 20 de Out. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7