Obras e Cinema

(180) artigos disponíveis
Apresentação do conteúdo em Grid Grid
Apresentação do conteúdo em Lista Lista
Limpar Filtros

Artigo sobre O Profeta da Fome

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Profeta da Fome: 1969
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Profeta da Fome:

O Profeta da Fome é o segundo longa-metragem dirigido por Maurice Capovilla (1936) , é realizado com poucos recursos financeiros. Contemporâneo e em diálogo com o cinema marginal, o filme marca um deslocamento do diretor em relação às suas obras anteriores, Capovilla se distancia da preocupação manifesta com o cinema realista. Num circo pobre trabalham, entre outros, um mágico e sua

Artigo sobre Antônia

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAntônia: 2006
Autores da obra:
Resumo do artigo Antônia:

Antônia (2006) é um longa-metragem brasileiro dirigido pela cineasta Tata Amaral (1960) . O filme destaca a trajetória de mulheres negras que vivem na periferia de São Paulo e formam um grupo de rap feminino, a despeito do sexismo, racismo e violência. O longa-metragem é um drama musical ambientado no bairro de Brasilândia, região carente da zona norte de São Paulo. Os moradores da própria

Artigo sobre Que horas ela volta?

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoQue horas ela volta?: 2015
Autores da obra:
Resumo do artigo Que horas ela volta?:

Que Horas Ela Volta? (2015) é um filme escrito e dirigido por Anna Muylaert (1964) . O longa aborda a desigualdade social no Brasil a partir da relação entre a empregada doméstica nordestina e seus patrões paulistanos. Trata-se de um drama, com passagens cômicas propiciadas pela personagem Val, a empregada interpretada por Regina Casé (1954) . Ela é a protagonista que ativa a memória do

Artigo sobre Ed Mort

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoEd Mort : 1996
Autores da obra:
Resumo do artigo Ed Mort :

Ed Mort é o terceiro longa-metragem de Alain Fresnot (1951) , cineasta francês radicado no Brasil. O personagem, criado pelo escritor Luis Fernando Verissimo (1936) , é uma paródia brasileira dos detetives de histórias estadunidenses. O diretor utiliza como base a revista em quadrinhos Ed Mort Procurando o Silva , com texto de Verissimo e desenho de Miguel Paiva (1950). O projeto do filme

Artigo sobre Dona Flor e Seus Dois Maridos

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoDona Flor e Seus Dois Maridos: 1976
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Dona Flor e Seus Dois Maridos:

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), dirigido por  Bruno Barreto (1955) , é baseado no romance homônimo de Jorge Amado (1912-2001) e tem o roteiro adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho (1933-2014) e Leopoldo Serran (1942-2008). Distribuído pela Embrafilme, é o terceiro longa-metragem do diretor, e surge de sua vontade de realizar uma comédia irreverente e sensual, em diálogo com

Artigo sobre Macunaíma

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoMacunaíma: 1969
Autores da obra:
Resumo do artigo Macunaíma:

Análise Terceiro longa-metragem do diretor Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) , é baseado na obra do escritor Mário de Andrade (1893-1945) , Macunaíma, O Herói sem Nenhum Caráter (1928), livro de referência do movimento modernista brasileiro. A adaptação do romance ocorre em um momento particularmente problemático para diversos setores da sociedade brasileira. A repressão política

Artigo sobre Rua sem Sol

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoRua sem Sol: 1954
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Rua sem Sol:

Rua sem Sol é o segundo longa-metragem de Alex Viany (1918-1992) e o primeiro filme da produtora de Oswaldo Massaini (1919-1994), a Cinedistri, em coprodução com Brasil Vita Film e Unida. Com vasto repertório cinematográfico formado em anos de exercício como crítico, o diretor opõe-se o cinema comercial e dedica sua obra a dramas sociais e personagens populares. Esse esforço para adensar o

Artigo sobre Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoEsta Noite Encarnarei no Teu Cadáver: 1967
Autores da obra:
Resumo do artigo Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver:

Análise Após o sucesso comercial de À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964), o produtor Augusto Pereira 1 propõe a José Mojica Marins (1936) um contrato de exclusividade para execução de cinco filmes com o personagem Zé do Caixão. O único filme a sair desse acordo é Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver , continuação da película anterior e quarto longa-metragem de Mojica. O filme é

Artigo sobre No Paiz das Amazonas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNo Paiz das Amazonas: 1922
Autores da obra:
Resumo do artigo No Paiz das Amazonas:

Imigrante português, Silvino Santos (1886-1970) chega ao Brasil em 1899, com 13 anos. Ao lado do major Luiz Thomaz Reis (1878-1940), é um dos primeiros cineastas a filmar a região amazônica. Em 1920, após atuar como fotógrafo e cinegrafista, Santos conhece o comendador Joaquim Gonçalves de Araújo (1888-1976). O magnata da borracha contrata-o para realizar um documentário sobre o desenvolvimento

Artigo sobre O Beijo

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Beijo: 1964
Autores da obra:
Resumo do artigo O Beijo:

O Beijo é o primeiro longa-metragem dirigido pelo produtor e gestor cinematográfico paulista Flávio Tambellini (1927-1976). O filme é uma adaptação da peça teatral O Beijo no Asfalto (1960), do escritor Nelson Rodrigues (1912-1980) , que também assina os diálogos. Tambellini, ao transpor o texto de Rodrigues, foca os conflitos existenciais dos personagens, com um tratamento visual que remete

Artigo sobre Os Homens que Eu Tive

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoOs Homens que Eu Tive: 1973
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Os Homens que Eu Tive:

Análise Os Homens que eu Tive é o primeiro longa-metragem de Teresa Trautman (1951), depois de algumas incursões pelo curta-metragem e do trabalho em áreas técnicas de filmes de outros realizadores. Escreve o primeiro roteiro no início da década de 1970, com a colaboração de Leila Diniz, ícone da emancipação feminina no Brasil, para quem o papel principal é destinado. Com a morte da atriz,

Artigo sobre O Cangaceiro

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Cangaceiro: 1953
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Cangaceiro:

O Cangaceiro  (1953), escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz (1910 - 2003) , é uma produção monumental da história da Cinematográfica Vera Cruz. Realizada com orçamento milionário, tem início em 1952, e as filmagens externas são realizadas em Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo, onde cria se um ambiente semelhante ao sertão

Artigo sobre Ato de Violência

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAto de Violência: 1980
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reproduçõo fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Ato de Violência:

Análise Ato de Violência é dirigido por Eduardo Escorel (1945) , traz contribuição importante para uma linha de filmes brasileiros do fim dos anos 1970, baseados na crônica policial corrente, entre os quais podem ser citados Lúcio Flávio , o Passageiro da Agonia (1976), de Hector Babenco (1946) , e O Caso Cláudia (1979), de Miguel Borges. Escrito em parceria com o filósofo Roberto

Artigo sobre Eles não usam Black-tie

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoEles não usam Black-tie: 1981
Autores da obra:
Resumo do artigo Eles não usam Black-tie:

Em 1981, Leon Hirszman (1937-1987) dirige o longa-metragem Eles Não Usam Black-tie . Adapta para o cinema a peça teatral escrita por Gianfrancesco Guarnieri (11934-2006) em 1956, encenada pela primeira vez em 1958 no Teatro de Arena. Em parceria com dramaturgo, que colabora na escrita do roteiro do filme, o cineasta retoma o enredo sobre dois operários, pai e filho, divididos diante da

Artigo sobre Sol sobre a Lama

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoSol sobre a Lama: 1963
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Sol sobre a Lama:

Sol sobre a Lama (1963), de Alex Viany (1918-1992) , tem o mesmo pano de fundo de A Grande Feira (1961), de Roberto Pires (1934-2001) . Uma comunidade pobre de Salvador organiza resistência contra a destruição da Feira Água de Meninos, lugar de vida e trabalho daquela população, formada por feirantes, pescadores, malandros, prostitutas, bicheiros e crianças.  Diante do fechamento

Artigo sobre A Margem

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Margem: 1967
Autores da obra:
Resumo do artigo A Margem:

A Margem (1967) , de Ozualdo Candeias, é realizado em um esquema de cooperativa, tendo por sócios iniciais Ozualdo Candeias e Michel Saddi, sociedade rompida durante as filmagens, sobrando nas mãos do cineasta paulista a tarefa de finalizar e lançar o filme. O orçamento é bastante limitado e os atores trabalham de graça, esperando pelo dinheiro que seria recebido com a exibição. Trata-se do

Artigo sobre Ônibus 174

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoÔnibus 174: 2002
Autores da obra:

Resumo do artigo Ônibus 174:

Ônibus 174 é o primeiro longa dirigido por José Padilha (1967) , que já trabalha na produção de documentários, como Os Carvoeiros ( 2000 ) , de Nigel Noble (1943) . Ônibus 174  insere-se em um conjunto de filmes que, a partir dos anos 1990, voltam-se para a violência urbana, como Notícias de Uma Guerra Particular (1998/ 1999 ), de João Moreira Salles (1962) e Kátia Lund (1966) .

Artigo sobre Mulher de Verdade

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoMulher de Verdade: 1955
Autores da obra:
Resumo do artigo Mulher de Verdade:

Mulher de Verdade é o terceiro e último longa-metragem do cineasta Alberto Cavalcanti (1897-1982), realizado no Brasil, nos anos 1950. Após sair da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1951, Cavalcanti persiste com o projeto de um cinema industrial paulista. Em 1952, funda a Kino Filmes e compra a estrutura da Cinematográfica Maristela, no Jaçanã, São Paulo. Para salvar a Kino Filmes da

Artigo sobre Linha de Montagem

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoLinha de Montagem: 1981
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Linha de Montagem:

Entre 1977 e 1982, Renato Tapajós (1943) é contratado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema para realizar filmes sobre o movimento operário que ganha força na região do ABC paulista. Para a entidade, na época liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (1945), o cinema é capaz de fortalecer o vínculo com os trabalhadores. Ao registrar as mobilizações por aumento salarial

Artigo sobre Contra Todos

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Resumo do artigo Contra Todos:

Análise Longa-metragem de estreia de Roberto Moreira (1961) . O roteiro, desenvolvido entre 1994 e 2002, retrata a violência no Brasil sob novo enfoque. O filme é realizado em 2004, pelas produtoras Coração da Selva e O2 Filmes. A produção torna-se possível graças ao edital do Ministério da Cultura para filmes de baixo orçamento. Alia-se a isso a utilização pioneira de câmera digital,