Obras e Cinema

(180) artigos disponíveis
Apresentação do conteúdo em Grid Grid
Apresentação do conteúdo em Lista Lista
Limpar Filtros

Artigo sobre Noites Paraguayas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNoites Paraguayas: 1982
Autores da obra:

Resumo do artigo Noites Paraguayas:

Análise Noites Paraguayas é o primeiro longa-metragem do cineasta Aloysio Raulino (1947-2013) , conhecido na década de 1970 pela realização de documentários de curtas metragens. Produzido pela Atalante Produções Cinematográficas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da extinta Empresa Brasileira de Filmes S.A. (Embrafilme), o longa faz parte de um conjunto de

Artigo sobre Mulher, Mulher

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoMulher, Mulher: 1978  |  Data de término da criação 1979
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Mulher, Mulher:

Análise Mulher, Mulher , dirigido por Jean Garrett (1947-1996) , é o terceiro filme do cineasta produzido por Manoel Augusto Cervantes, da Maspe Filmes. Segundo informações de Nuno César Abreu 1 , o filme é uma produção típica da Boca do Lixo paulista. Cervantes financiava o filme até o final das filmagens, quando então, negociava o acabamento e o seu lançamento junto aos distribuidores.

Artigo sobre A Força dos Sentidos

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Força dos Sentidos: 1979
Autores da obra:
Resumo do artigo A Força dos Sentidos:

Análise Sétimo filme do diretor e fotógrafo Jean Garrett (1946-1996) , A Força dos Sentidos  é produzido dentro do sistema da Boca do Lixo, em São Paulo, pela Kinema Filmes, do produtor e também diretor Cláudio Cunha (1946-2015) . O longa, assim como a grande parte da obra de Garrett, é um drama erótico, que também se filia ao horror e ao suspense. Em A Força dos Sentidos , fica

Artigo sobre A Marvada Carne

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Marvada Carne: 1985
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo A Marvada Carne:

A Marvada Carne (1985) é o primeiro longa de André Klotzel (1959) . Produção da Tatu Filmes, que trabalha em sistema de cooperativa, no qual os participantes são acionistas do filme, também teve verba da Embrafilme. É um dos representantes do jovem cinema paulista dos anos 1980, denominado de cinema da vila. Assim como outras realizações de ex-alunos da Escola de Comunicações e Artes da

Artigo sobre O Pagador de Promessas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Pagador de Promessas: 1962
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Pagador de Promessas:

Análise O Pagador de Promessas , filme dirigido por Anselmo Duarte (1920-2009) é uma adaptação de texto teatral homônimo de Dias Gomes (1922-1999) , uma produção da Cinedistri filmada na Bahia entre agosto e setembro de 1961. Para o papel principal, Duarte escala o ator Leonardo Vilar (1923) , que protagoniza a encenação da peça teatral em São Paulo, em 1960. No elenco principal,

Artigo sobre O Quarto

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Quarto: 1968
Autores da obra:
Resumo do artigo O Quarto:

Análise O Quarto é o segundo longa-metragem escrito e dirigido por Rubem Biáfora  (1922-1996) , que se notabiliza como crítico de cinema, atividade que exerce no jornal O Estado de S. Paulo, dos anos 1950 à década de 1980. Biáfora privilegia, como crítico, um estilo afinado com os melhores exemplos dos grandes autores do cinema de Hollywood ou os cineastas modernos não dispostos a

Artigo sobre O Beijo da Mulher Aranha

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Beijo da Mulher Aranha: 1985
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Beijo da Mulher Aranha:

O Beijo da Mulher Aranha (1985) é o quarto filme de ficção de Hector Babenco (1946-2016) , produzido entre 1984 e 1985, durante uma crise do cinema brasileiro. O encarecimento dos ingressos devido à alta inflação do período e a redução do número de espectadores colocam em xeque o modelo de financiamento estatal. Para ampliar o circuito de exibição, alguns filmes brasileiros começam a falar

Artigo sobre A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Hora e a Vez de Augusto Matraga: 1965
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo A Hora e a Vez de Augusto Matraga:

Análise Dirigido por Roberto Santos (1928-1987) , baseado no conto homônimo de Guimarães Rosa (1908-1967) , o filme reúne música original de Geraldo Vandré (1935) , fotografia de Hélio Silva (1959) , montagem de Silvio Reinoldi, diálogos de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e interpretação de Leonardo Villar (1923) (Augusto Matraga), Flávio Migliaccio (1934) (Quim

Artigo sobre O Anjo Nasceu

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Anjo Nasceu: 1969
Autores da obra:
Resumo do artigo O Anjo Nasceu:

Análise O Anjo Nasceu (1969), dirigido por Julio Bressane é realizado ao mesmo tempo em que Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), com o qual forma um dístico que marca a ruptura do cineasta com o Cinema Novo, movimento que até então participa, Bressane passa assim a ser identificado ao Cinema Marginal.  O Anjo Nasceu acompanha a trajetória de dois marginais: Santamaria [ Hugo

Artigo sobre Toda Nudez Será Castigada

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoToda Nudez Será Castigada: 1972
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Toda Nudez Será Castigada:

Toda Nudez Será Castigada  (1972). Terceiro longa-metragem de Arnaldo Jabor (1940) . Adaptação da peça teatral de Nelson Rodrigues (1912-1980) , encenada pela primeira vez, em 1965, pelo diretor e ator Ziembinski (1908-1978). O filme tem como protagonistas a prostituta Geni (Darlene Glória) e o viúvo Herculano (Paulo Porto). Eles se conhecem depois que Patrício (Paulo César Pereio),

Artigo sobre Porto das Caixas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoPorto das Caixas: 1962
Autores da obra:
Resumo do artigo Porto das Caixas:

Análise Porto das Caixas é o primeiro longa-metragem dirigido por Paulo César Saraceni (1933-2012) e o início da parceria com o escritor e artista plástico Lúcio Cardoso (1912-1968) , a quem foi apresentado pelo crítico e ensaísta Otávio de Faria (1908-1980), fundador do lendário Chaplin Club. Partindo do universo literário de Cardoso, Saraceni realiza a "trilogia da paixão" composta

Artigo sobre A Filha do Advogado

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Filha do Advogado: 1926
Autores da obra:
Resumo do artigo A Filha do Advogado:

Análise A Filha do Advogado , dirigido por Jota Soares (1936-1988), é produzido pela Aurora-Film (fundada por Gentil Roiz e Edson Chagas) e baseado na novela homônima do poeta Costa Monteiro. A trama simples descreve os problemas iniciados com a mudança de Heloísa (Guiomar Teixeira) e sua mãe (Jasmelina de Oliveira) para a cidade do Recife. Heloísa é a filha bastarda do renomado

Artigo sobre Madame Satã

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoMadame Satã: 2002
Resumo do artigo Madame Satã:

Análise Madame Satã , lançado em 2002 1 , é o longa de estreia de Karim Ainöuz (1966) , cineasta brasileiro radicado nos Estados Unidos. O longa marca o lançamento no cinema do ator baiano Lázaro Ramos (1978) ,  intérprete de Satã, tornando-o conhecido do grande público. O filme é distribuído pela Miramax e coproduzido pela Wild Bunch, produtora francesa, também responsável pela

Artigo sobre Ângela

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoÂngela: 1951
Resumo do artigo Ângela:

Análise Ângela é a terceira produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, empresa que busca produzir um cinema brasileiro industrial no início dos anos 1950, em São Paulo. Os filmes apresentam qualidade técnica internacional e são financiados pela burguesia paulista. Baseado no conto Sorte no Jogo , do escritor alemão E.T.A. Hoffmann (1776-1822),   Ângela é um projeto antigo do

Artigo sobre Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNós que Aqui Estamos por Vós Esperamos: 1999
Autores da obra:
Resumo do artigo Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos:

Análise Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999) é um longa-metragem documental dirigido por Marcelo Masagão (1958). O filme é uma antologia audiovisual do século XX, intercalando e sobrepondo imagens de filmes antigos, fotos, reportagens de televisão e de arquivos. O trabalho de montagem, assinado também por Masagão, cria narrativas, simultaneamente, reais e ficcionais, construídas

Artigo sobre João da Matta

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoJoão da Matta: 1923
Autores da obra:
Resumo do artigo João da Matta:

Análise João da Matta (1923) é mais um filme brasileiro do período silencioso que não existe mais. Restam apenas alguns fragmentos da obra dirigida por Amilar Alves (1881-1941) e produzida pela Phênix Film. O filme foi rodado em Campinas, cuja recente urbanidade inspira artistas e técnicos locais. No fim do século XIX, a cidade de Campinas é alçada a centro econômico com o advento do

Artigo sobre Vento Norte

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoVento Norte: 1951
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Vento Norte:

Vento Norte , de Salomão Scliar (1925-1991) , é o primeiro longa-metragem do diretor. Tem a participação de atores amadores e de pescadores da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. Narra a luta cotidiana de um grupo de pescadores para garantir a sobrevivência 1 . João [Roberto Bataglin (1926-1994)] é um forasteiro que chega à aldeia e pede abrigo na casa de Antonio (Manoel Macedo), o líder

Artigo sobre Sinhá Moça

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoSinhá Moça: 1953
Autores da obra:
Resumo do artigo Sinhá Moça:

Análise Sinhá Moça é a terceira realização de Tom Payne (1914-1996) como diretor e o 11° filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Payne é um dos primeiros estrangeiros contratados por Alberto Cavalcanti (1897-1982), produtor-geral no início das atividades da empresa paulista. O filme baseia-se no romance homônimo de 1950, escrito por Maria Dezonne Pacheco Fernandes (1910-1998),

Artigo sobre O Ébrio

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Ébrio: 1946
Autores da obra:

Resumo do artigo O Ébrio:

O Ébrio , dirigido por Gilda Abreu (1904-1979) em 1946, é um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro. Estima-se que tenha sido visto por mais de 12 milhões de pessoas desde seu lançamento. Baseia-se na canção homônima de Vicente Celestino (1894-1968) , de 1936, e na peça teatral, de 1942. O filme conta a história de Gilberto Silva (Vicente Celestino), um homem do interior que

Artigo sobre O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil: 1971
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil:

O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil (1971) é dirigido por Antônio Calmon (1945) , produzido pela Trópico Cinematográfica e distribuído pela Difilm. Trata-se do primeiro longa-metragem do cineasta, o mais experimental em uma obra caracterizada pela pluralidade de gêneros. Contextualiza-se num momento de embate entre a tentativa de diálogo com o público, feita por cineastas relacionados