Obras e Cinema

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Artigo sobre Pixote, a Lei do mais Fraco

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoPixote, a Lei do mais Fraco: 1980
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Resumo do artigo Pixote, a Lei do mais Fraco:

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) é o terceiro longa-metragem de Hector Babenco (1946-2016) . Retrata a trajetória de um garoto de 11 anos, apelidado Pixote, do momento em que é enviado a um reformatório até a experiência vivenciada por ele e mais três colegas após a fuga da instituição. Trata da infância marginalizada e da decadência de instituições regeneradoras em tom de denúncia. O

Artigo sobre O Escorpião Escarlate

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Escorpião Escarlate: 1990
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Resumo do artigo O Escorpião Escarlate:

Análise O Escorpião Escarlate é o terceiro longa-metragem do cineasta Ivan Cardoso (1952), com roteiro do escritor Rubens Francisco Lucchetti (1930). É inspirado em dois seriados radiofônicos de sucesso nos anos 1950: As Aventuras do Anjo , criado, produzido e protagonizado por Álvaro Aguiar (1926-1988) para a Rádio Nacional, entre 1948 e 1965; e O Escorpião Escarlate ( 1956 ), escrito

Artigo sobre Braza Dormida

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBraza Dormida: 1928
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Resumo do artigo Braza Dormida:

Análise Braza Dormida , de Humberto Mauro (1897-1983) , faz parte do ciclo de filmes de Cataguases, um movimento cinematográfico ocorrido nos anos 1920, dentro dos chamados "ciclos regionais" do cinema brasileiro silencioso. Diferentemente das primeiras experiências de Mauro, Braza Dormida marca a presença forte da cidade e seus hábitos e, sobretudo, a incorporação definitiva de um jeito

Artigo sobre Barro Humano

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBarro Humano: 1929
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Resumo do artigo Barro Humano:

Barro Humano , de Adhemar Gonzaga (1901-1978) , é produção da Cinédia que põe em prática os ideais da  Cinearte , principal revista que busca realizar cinema no Brasil nos moldes norte-americanos. Sua cenografia, seus intérpretes e seu estilo o tornam um dos filmes mais sofisticados do período, ao lado de  Sangue Mineiro , de Humberto Mauro (1897-1983) , e de  Fragmentos da Vida

Artigo sobre O Homem que Virou Suco

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Homem que Virou Suco: 1980
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Resumo do artigo O Homem que Virou Suco:

Análise Após dirigir alguns documentários sobre o processo migratório na São Paulo dos anos 1970 - como Migrantes (1972) e Caso Norte (1977) -, João Batista de Andrade (1939) aborda esse tema no longa-metragem O Homem que Virou Suco (1980), uma produção da empresa Raiz Produções Cinematográficas em parceria com a hoje extinta Empresa Brasileira de Filmes S/A - (Embrafilme). No

Artigo sobre Garrincha, Alegria do Povo

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGarrincha, Alegria do Povo: 1962
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Resumo do artigo Garrincha, Alegria do Povo:

Em 1962, após retornar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos, onde entra em contato com os irmãos Maysles e as técnicas do cinema direto, Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) é convidado pelo produtor Luiz Carlos Barreto (1928) a dirigir um documentário sobre o jogador de futebol Garrincha (1933-1983). Considerando oportuno realizar um filme sobre futebol no mesmo ano em que a seleção

Artigo sobre O Padre e a Moça

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Padre e a Moça: 1965
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Resumo do artigo O Padre e a Moça:

Análise O Padre e a Moça é escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) . Com Helena Ignez (1939) e Paulo José (1937) no elenco e fotografia de Mário Carneiro (1930-2007) . Inspirado no poema O Padre, a Moça , de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) , o filme é o primeiro longa-metragem de ficção de Joaquim Pedro, que já havia chamado a atenção da crítica com o

Artigo sobre Guerra Conjugal

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGuerra Conjugal: 1975
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Resumo do artigo Guerra Conjugal:

Guerra Conjugal (1975) é o quarto longa-metragem ficcional dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988). Depois do drama romântico rural O Padre e a Moça (1965), da literatura modernista em Macunaíma (1969) e do teatro histórico brechtiano em Os Inconfidentes (1972), o diretor aborda a comédia burguesa em chave erótica, aventurando-se no terreno da pornochanchada, gênero que no

Artigo sobre Jango

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoJango: 1984
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Resumo do artigo Jango:

O documentário Jango (1984) , de Silvio Tendler (1950) , narra a história política do presidente João Goulart (1919-1976), deposto pelo Golpe de Estado de 1964. Tendler trabalha por três anos com entrevistas 1 para o filme e com a montagem de um conjunto de imagens de arquivo que soma 100 horas . O diretor, que começa a rodar Jango em 1981, pouco depois da estreia de Os Anos JK:

Artigo sobre Os Anos JK

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoOs Anos JK: 1979  |  Data de término da criação 1980
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Resumo do artigo Os Anos JK:

Os Anos JK - Uma Trajetória Política , com produção da Terra Filmes e distribuição da extinta Empresa Brasileira de Filmes S.A.(Embrafilme), é o primeiro longa-metragem dirigido por Silvio Tendler (1950) e trata da trajetória da vida pública e pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, falecido em 1976, em decorrência de um acidente de carro na Rodovia Dutra. O documentário é narrado por

Artigo sobre Ainda Agarro Esta Vizinha

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAinda Agarro Esta Vizinha: 1974
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Resumo do artigo Ainda Agarro Esta Vizinha:

Análise Quinta comédia de Pedro Carlos Rovai (1938) que, desde 1969, dirige e produz filmes que inauguram nova tendência do cinema brasileiro: recuperação de elementos da tradicional chanchada do teatro de revistas, misturados à comédia italiana com pitadas de erotismo. O sucesso de público consolida o “gênero” com o rótulo impreciso de pornochanchada, resumida como: “erotismo implícito

Artigo sobre Santiago

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoSantiago: 2006
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Resumo do artigo Santiago:

Análise Dirigido pelo documentarista João Moreira Salles (1962) e produzido pela Videofilmes, Santiago é um ponto de virada decisivo na filmografia do diretor, cujo filme Notícias de uma Guerra Particular (1999), realizado com Katia Lund (1966) , é um marco do cinema brasileiro dos anos 1990 sobretudo no contexto de um mapeamento analítico do problema do tráfico de drogas no Rio

Artigo sobre O Bandido da Luz Vermelha

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Bandido da Luz Vermelha: 1967
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Resumo do artigo O Bandido da Luz Vermelha:

Análise O Bandido da Luz Vermelha , primeiro longa-metragem de Rogério Sganzerla (1946-2004) , produzido pela Distribuidora de Filmes Urânio, é uma versão paródica da história do marginal perseguido que termina morto pela polícia. Inspira-se em um caso verídico que se torna fenômeno de imprensa. Trata dos vários assaltos cometidos por João Acácio Pereira da Costa 1 , cuja prisão é feita

Artigo sobre Como Era Gostoso o Meu Francês

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoComo Era Gostoso o Meu Francês: 1971
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Resumo do artigo Como Era Gostoso o Meu Francês:

Realizado em 1971 por Nelson Pereira dos Santos (1928) , Como Era Gostoso o Meu Francês insere-se em um contexto em que filmes históricos e/ou baseados em obras literárias reconhecidas são incentivados pelo regime militar. É também um momento em que os cineastas cinema-novistas buscam maior diálogo com o mercado e o público. Nelson Pereira, que já havia filmado Azyllo muito louco (1970) em

Artigo sobre Os Condenados

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoOs Condenados: 1973
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Resumo do artigo Os Condenados:

Análise Os Condenados , de Zelito Viana (1938) , é a primeira adaptação de uma obra de Oswald de Andrade (1890 - 1954) para o cinema, o primeiro volume da Trilogia do Exílio, composta ainda dos romances A Estrela de Absinto (1927) e A Escada Vermelha (1934), dos quais Viana também incorpora elementos. No livro, a história é contada na terceira pessoa; já o filme narra a história por

Artigo sobre Nunca Fomos Tão Felizes

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNunca Fomos Tão Felizes: 1984
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Resumo do artigo Nunca Fomos Tão Felizes:

Análise Nunca Fomos tão Felizes é o primeiro longa-metragem dirigido por Murilo Salles, cuja carreira cinematográfica começa na direção de fotografia em filmes como A Estrela Sobe (1974) e Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), ambos realizados por Bruno Barreto (1955) . Livre adaptação do conto Alguma Coisa Urgentemente , do escritor João Gilberto Noll (1946-2017) , Nunca Fomos tão

Artigo sobre Anjos do Arrabalde

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAnjos do Arrabalde: 1986
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Resumo do artigo Anjos do Arrabalde:

Análise Anjos do Arrabalde (1986) é um longa-metragem dirigido por Carlos Reichenbach (1945-2012) . Realização da boca do lixo paulista, tem produção rápida, cenas de sexo e contato com o mercado exibidor. De acordo com o diretor 1 , as filmagens duram apenas seis semanas. Junto com Amor, Palavra Prostituta (1981), Dois Córregos (1999) e Garotas do ABC (2004), forma um grupo de

Artigo sobre Anjos da Noite

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAnjos da Noite: 1987
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Resumo do artigo Anjos da Noite:

Análise Anjos da Noite (1987), escrito e dirigido por Wilson Barros (1948-1992) , tem roteiro premiado pela Embrafilme e ganha financiamento parcial. O orçamento é complementado por aporte financeiro da produtora Superfilmes e de outros coprodutores, como a atriz Marília Pêra (1943-2015) e o compositor Sérvulo Augusto (1955).  O diretor pertence à geração de cineastas

Artigo sobre É Tudo Verdade

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoÉ Tudo Verdade: 1942
Resumo do artigo É Tudo Verdade:

Análise Em 1942, depois de lançar Cidadão Kane ( Citizen Kane , 1941), o diretor estadunidense Orson Welles (1915-1985) inicia as filmagens de It’s All True ( É Tudo Verdade ), produzido pela companhia cinematográfica Radio-Keith-Orpheum Corporation (RKO). São previstos quatro capítulos para a primeira versão do filme: A História do Jazz, inspirado em autobiografia do músico

Artigo sobre A Dama do Lotação

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Dama do Lotação: 1977
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A Dama do Lotação ( 1978 ) é um longa-metragem dirigido por Neville D'Almeida (1941). Baseado no conto homônimo de Nelson Rodrigues (1912-1980), publicado na coluna “A vida como ela é...”(1950- 1961), do jornal carioca Última Hora , o filme é protagonizado por Sônia Braga (1950) e tem como música tema “Pecado Original”, de Caetano Velos  (1942). Com produção executiva assinada por