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Artigo sobre À Margem da Vida

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioÀ Margem da Vida: 1947
Resumo do artigo À Margem da Vida:

Primeira encenação brasileira de À Margem da Vida ( The Glass Menagerie ), de Tennessee Williams, conduzida por Alfredo Mesquita  (1907-1986) à frente do Grupo de Teatro Experimental , em 1947. O jovem protagonista é vivido por Abílio Pereira de Almeida  (1906-1977). A trama se passa na memória de Tom, que recorda o período que antecede sua decisão de deixar o emprego e se

Artigo sobre Nick Bar... Álcool, Brinquedos, Ambições

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioNick Bar... Álcool, Brinquedos, Ambições: 8-6-1949  |  Data de término 10-7-1949
Resumo do artigo Nick Bar... Álcool, Brinquedos, Ambições:

Montagem que marca o ingresso do Teatro Brasileiro de Comédia em sua fase profissional, conta com a direção de Adolfo Celi , primeiro encenador italiano contratado para a direção artística da companhia. Escrita em 1939 por William Saroyan, The Time of Our Life recebe o título brasileiro completo de Nick Bar...Álcool, Brinquedos, Ambições , em referência ao ambiente em que se passa a

Artigo sobre Cacilda!

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioCacilda!: 31-10-1998
Resumo do artigo Cacilda!:

Tomando a vida pessoal e artística da atriz Cacilda Becker  (1921-1969), José Celso Martinez Corrêa  (1937) idealiza este espetáculo que é a própria história do teatro brasileiro pelo ângulo dionisíaco e delirante do encenador. De origem humilde, lutando contra sérias dificuldades de sobrevivência, Cacilda torna-se a primeira atriz do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) ao longo

Artigo sobre Salão Revolucionário

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioSalão Revolucionário: 1-9-1931
Resumo do artigo Salão Revolucionário:

É como Salão Revolucionário que fica conhecida a 38ª  Exposição Geral de Belas Artes , de 1931, em razão de ter abrigado, pela primeira vez, artistas de perfil moderno e modernista. Realizado no curto período de  Lucio Costa  na direção da  Escola Nacional de Belas Artes - Enba , de 1930 a 1931, o Salão Revolucionário sinaliza o esforço do arquiteto de modernizar o ensino de

Artigo sobre 2º Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início2º Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais: 1981  |  Data de término 1981
Resumo do artigo 2º Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais:

De 1951 a 1968, o evento é denominado Salão Paulista de Arte Moderna. A partir de 1969, passa a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. Em 1980, Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais. Em 1982 volta a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. A cada mudança de nome reinicia-se a contagem das edições.

Artigo sobre 12º Salão Paulista de Arte Moderna

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início12º Salão Paulista de Arte Moderna: 1963
Resumo do artigo 12º Salão Paulista de Arte Moderna:

De 1951 a 1968, o evento é denominado Salão Paulista de Arte Moderna. A partir de 1969, passa a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. Em 1980, Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais. Em 1982 volta a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. A cada mudança de nome reinicia-se a contagem das edições.

Artigo sobre 1º Salão Paulista de Arte Moderna

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início1º Salão Paulista de Arte Moderna: 10-11-1951  |  Data de término -12-1951
Resumo do artigo 1º Salão Paulista de Arte Moderna:

De 1951 a 1968, o evento é denominado Salão Paulista de Arte Moderna. A partir de 1969, passa a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. Em 1980, Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais. Em 1982 volta a chamar-se Salão Paulista de Arte Contemporânea. A cada mudança de nome reinicia-se a contagem das edições.

Artigo sobre 4º Salão MAM-Bahia

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início4º Salão MAM-Bahia: 12-12-1997  |  Data de término 1-2-1998
Resumo do artigo 4º Salão MAM-Bahia:

O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia

Artigo sobre 6º Salão da Bahia

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início6º Salão da Bahia: 10-12-1999  |  Data de término 13-2-2000
Resumo do artigo 6º Salão da Bahia:

O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia

Artigo sobre 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas : 28-12-1966  |  Data de término 28-2-1967
Resumo do artigo 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas :

A 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, denominação oficial daquela que ficou conhecida como a Bienal da Bahia, é aberta ao público em dezembro de 1966, no Convento do Carmo, em Salvador. Promovida por iniciativa conjunta do governo do Estado da Bahia e de artistas locais como  Juarez Paraíso (1934) ,  Chico Liberato (1936)  e Riolan (1932 - 1994), a Bienal tem importância

Artigo sobre Nova Objetividade Brasileira

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioNova Objetividade Brasileira: 6-4-1967  |  Data de término 30-4-1967
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Vinde a Nós - 1965
Flávio Império
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Nova Objetividade Brasileira:

Realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) , em abril de 1967, e organizada por um grupo de artistas e críticos de arte, a mostra Nova Objetividade Brasileira reúne diferentes vertentes das vanguardas nacionais - arte concreta , neoconcretismo , nova figuração - em torno da idéia de "nova objetividade". A noção começa a ser definida por Hélio Oiticica (1937-1980) no

Artigo sobre 1º Salão de Maio

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início1º Salão de Maio: 25-5-1937
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Capa do catálogo do 1º Salão de Maio, São Paulo - 1937

Resumo do artigo 1º Salão de Maio:

Idealizado e batizado por  Quirino da Silva (1897-1981) , o Salão de Maio conhece três edições, entre 1937 e 1939, na cidade de São Paulo. O intuito dessas exposições coletivas é criar um espaço para a arte moderna nacional, bem como promover o intercâmbio com a produção internacional, o que se dá sobretudo a partir do 2º Salão (1938). O catálogo que acompanha a primeira mostra

Artigo sobre 2º Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início2º Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas: 10-11-1995  |  Data de término 18-2-1996
Resumo do artigo 2º Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas:

O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia 

Artigo sobre Bar Doce Bar

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioBar Doce Bar: 7-5-1982
Resumo do artigo Bar Doce Bar:

O espetáculo, de linguagem cômica e despretensiosa, inicia com sucesso a moda do chamado besteirol, tendência teatral carioca própria dos anos 80. Escrito, dirigido e interpretado por Pedro Cardoso  (1961) e Felipe Pinheiro, o texto usa como ponto de partida, para as cenas independentes que encadeia, o ambiente de um botequim onde os músicos, os atores e até o iluminador bebem e contam

Artigo sobre Aldeotas

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioAldeotas: 13-3-2004  |  Data de término 2-5-2004
Resumo do artigo Aldeotas:

Escrita pelo dramaturgo Gero Camilo  (1970), Aldeotas evidencia a capacidade de empregar a palavra como ferramenta essencial de um teatro voltado para o ator e a poesia. O espetáculo conta o reencontro de dois homens na faixa dos 50 anos, Levi e Elias, amigos de infância que há muito tempo não se vêem. Levi, poeta, foge da cidade de Coti das Fuças assim que termina o ensino médio;

Artigo sobre Fotoformas

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioFotoformas: 1951
Resumo do artigo Fotoformas:

A exposição Fotoformas , de Geraldo de Barros (1923-1998) , é realizada entre 2 e 18 de janeiro de 1951 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) , localizado na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo. Importante ressaltar que há uma ligação anterior do artista com o museu. Em 1949, ele cria o laboratório e os cursos de fotografia do Masp, juntamente com o artista Thomaz Farkas

Artigo sobre A Falecida

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioA Falecida: 8-6-1953
Resumo do artigo A Falecida:

Primeira montagem do texto de  Nelson Rodrigues (1912-1980) , espetáculo de estréia da  Companhia Dramática Nacional , subvencionada pelo Serviço Nacional de Teatro, em 1953. A peça narra a vida de Zulmira, mulher de classe média baixa, figura típica dos papéis femininos do universo rodriguiano. Tuberculosa, julga-se perto da morte e planeja obsessivamente os detalhes de seu

Artigo sobre Buffet Glória

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioBuffet Glória: 29-3-1991
Resumo do artigo Buffet Glória:

Buffet Glória, escrito por Ilana Kaplan e Élcio Rossini, destaca o trabalho de interpretação de Ilana Kaplan, calcado na caracterização dos tipos e na versatilidade em representar as mais diversas personagens. A comédia marca uma nova parceria da atriz com Élcio Rossini, após o êxito de Passagem para Java, em 1986. Por sua atuação, a atriz recebe indicações e premiações em Porto Alegre, Rio de

Artigo sobre Vereda da Salvação

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioVereda da Salvação: -12-1993
Resumo do artigo Vereda da Salvação:

Vereda da Salvação  é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo Jorge Andrade (1922-1984) e encenada pela primeira vez, em 1964, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo, sob direção de Antunes Filho (1929) . Quase três décadas depois, o diretor revisita a obra: a remontagem estreia em dezembro de 1993, no Teatro Sesc Anchieta, na capital paulista. O texto, baseado em

Artigo sobre Na Solidão dos Campos de Algodão

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Temas do artigo: Teatro  
Data de inícioNa Solidão dos Campos de Algodão: -11-1997
Resumo do artigo Na Solidão dos Campos de Algodão:

Estréia, no Brasil, da peça de Bernard-Marie Koltès, encenada por Gilberto Gawronski, que encontra na economia de meios e na secura expressiva uma via de valorização do texto e da tensão dramática. Em Na Solidão dos Campos de Algodão, o autor francês, como em outras obras, tematiza a solidão. Não há uma ação evidenciada - o texto é construído a partir de extensos monólogos e o conflito se