Artigo sobre 3º Salão MAM-Bahia

O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia
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Vestido de Noiva - 1943
Reprodução fotográfica Carlos Moskovics
Obra de referência no teatro brasileiro que incorpora as mais notórias conquistas da modernidade cênica, marcando o encontro do texto de Nelson Rodrigues (1912-1980) com uma encenação de excepcional qualidade de Ziembinski (1908-1978) para o grupo carioca Os Comediantes . O texto é retomado por Sergio Cardoso (1925-1973) em 1958, numa nova montagem também histórica, realização que
Evento que ao longo de sua história tem várias denominações. Em 1951 é criado com o nome de São Paulista de Arte Moderna; em 1969, Salão Paulista de Arte Contemporânea; em 1980, Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais e finalmente em 1982 volta a se chamar Salão Paulista de Arte Contemporânea. A cada mudança de nome reinicia-se a contagem das edições.
A exposição A Nova Dimensão do Objeto é realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), entre setembro e outubro de 1986. Com curadoria de Aracy Amaral (1930) , a mostra reúne 28 artistas que experimentam, por meio de variadas técnicas, os limites entre pintura e escultura ou entre bidimensionalidade e tridimensionalidade. A mostra utiliza o termo “objeto” na
Cena do espetáculo Cemitério de Automóveis - 1968
Derly Marques
Primeira encenação do franco-argentino Victor García no Brasil, espetáculo já montado por ele em Paris, em 1967. Utiliza quatro textos do espanhol Fernando Arrabal, criador do chamado Teatro Pânico, importante corrente de vanguarda da década de 1960. García toma o grotesco e inusual universo das personagens de Arrabal como eixo e alcança a densidade de um espetáculo perturbador, pontilhado
Mostra organizada por Aracy Amaral (1930) e realizada em junho de 1973, na sede do Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais (Grife), em São Paulo. Trata-se de uma das primeiras iniciativas curatoriais no país que reúne obras audiovisuais e obras sonoras. Produções desconhecidas do público traduzem com imagens e sons a multiplicidade temática e estética da cena cultural da
O Japonês - 1915
Anita Malfatti
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922 , nos termos do historiador Mário da Silva Brito. Em salão cedido pelo Conde de Lara, na Rua Libero Badaró, n. 111, Anita Malfatti (1889-1964) expõe
"Como vai você, Geração 80?". A pergunta, em tom casual, dá título a uma grande exposição realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) Jardim Botânico, Rio de Janeiro, aberta em 14 de julho de 1984. Os curadores da mostra, Marcus de Lontra Costa (1954), Paulo Roberto Leal (1946 - 1991) e Sandra Magger, afirmam o caráter de sondagem do empreendimento, que
A exposição Calder e a Arte Brasileira , realizada no Instituto Itaú Cultural, entre 31 de agosto e 23 de outubro de 2016, tem curadoria de Luiz Camillo Osorio (1963). Reúne obras do artista norte-americano Alexander Calder (1898-1976) em diálogo com a arte brasileira, em especial, com as linguagens construtivas das décadas de 1950 e 1960. Contando com 60 trabalhos, a mostra inclui desenhos,
A Mão do Povo Brasileiro é uma exposição realizada pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, em 1969. Trata-se de uma mostra temporária, concebida pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) , pelo museólogo e diretor do museu, Pietro Maria Bardi (1900-1999) , pelo cineasta Glauber Rocha (1939-1981) e pelo diretor teatral Eros Martim Gonçalves
Trabalhador - 1947
Luiz Sacilotto
Reprodução Fotográfica Rubens Chiri/Itaú Cultural
A exposição Arte e Sociedade: Uma Relação Polêmica é realizada no Instituto Itaú Cultural, entre 15 de abril e 29 de junho de 2003, com curadoria de Aracy Amaral (1930) . Tem como ponto central as relações ora amistosas ora conflitantes entre arte e situação política e social no Brasil. O recorte temporal da mostra percorre da década de 1930 ao início dos anos 2000. Com cerca de 240 obras,
O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia
O escritor Paulo Lins é dirigido por Eugênio Lima no espetáculo "Cidade de Deus - A Peça". O autor interpreta, pela primeira vez nos palcos, as dez últimas páginas do seu famoso livro, com a participação do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, de São Paulo. A peça foi apresentada durante o evento AuTORES EM CENA, que ocorreu em abril de 2010, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP, e teve curadoria
Primeira encenação brasileira de À Margem da Vida ( The Glass Menagerie ), de Tennessee Williams, conduzida por Alfredo Mesquita (1907-1986) à frente do Grupo de Teatro Experimental , em 1947. O jovem protagonista é vivido por Abílio Pereira de Almeida (1906-1977). A trama se passa na memória de Tom, que recorda o período que antecede sua decisão de deixar o emprego e se