Artigo sobre 4º Salão MAM-Bahia

O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia
O salão foi mudando de nome ao longo de suas edições: 1ª e 2ª edições: Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas; 3ª e 4ª edições: Salão MAM-Bahia; 5ª edição em diante: Salão da Bahia
Contradição Espacial - 1958
Waldemar Cordeiro
Edouard Fraipont/Itaú Cultural
Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata é uma exposição realizada no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, entre 3 de julho e 22 de setembro de 2013. Com curadoria de Arlindo Machado (1949) e Fernando Cocchiarale (1951), a mostra reúne todas as fases de produção de Waldemar Cordeiro (1925-1973) , desde as pinturas figurativas, realizadas em meados dos anos 1940, passando pela produção concreta nos
Evento bienal composto de três plataformas curatoriais voltadas para a produção artística do Sul geopolítico 1 do planeta: exposição e exibição de filmes; programas públicos de debates; e lançamento de publicações. Promove encontros e intercâmbios entre artistas, instituições e comunidades por meio de um programa de residências, fortalecendo laços e processos criativos fora do eixo europeu e
Mekukradjá – Círculo de Saberes é um encontro entre artistas, pensadores, educadores e lideranças de diferentes povos ou nações indígenas brasileiras. Mekukradjá tem origem Kayapó/Mebengokrê 1 e significa “sabedoria” ou “transmissão de conhecimentos”. Apresentar, convidar a conhecer e valorizar a diversidade de modos de ser, existir e se expressar de autores e coletivos indígenas são objetivos
Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 é o título da exposição inaugurada em 1943 no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). A documentação desse evento dá origem ao livro-catálogo de mesmo nome. Organizada pelo arquiteto americano Phillip L. Goodwin (1885-1958) e pelo fotógrafo também americano G. E. Kidder Smith (1913-1997), depois de uma viagem ao Brasil, Brazil Builds compila
O 1º Salão Internacional de Arquitetura Tropical, realizado em abril de 1933, é organizado pelos jovens arquitetos Adhemar Portugal, Alcides Rocha Miranda (1909-2001) e João Lourenço da Silva. A cerimônia ocorre no Palace Hotel, no Rio de Janeiro, e faz parte de uma gama de acontecimentos que marcam o desenvolvimento do modernismo no Brasil, a exemplo da Semana de Arte Moderna de 1922. O Salão
Páginas do programa da Semana de Arte Moderna de 22 -
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Inserida nas festividades em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, realiza-se no
Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (Ciams) são eventos que reúnem arquitetos modernos proeminentes das décadas de 1930 a 1960, como o suíço Le Corbusier (1887-1965) e o alemão Walter Gropius (1883-1969). Essas reuniões estabelecem diretrizes e influenciam os projetos das cidades ao redor do mundo, como Brasília, projetada em 1957 pelos arquitetos Oscar Niemeyer (1907-2012) e
A exposição Franz Weissmann: o Vazio como Forma apresenta a intimidade criativa e obras icônicas do artista austríaco radicado no Brasil Franz Weissmann (1911-2005) . Entre esculturas, experimentações, desenhos bidimensionais e modelos em pequena escala, cerca de 800 peças são reunidas para compor um retrato antológico de um dos pioneiros da arte construtivista no país. Realizada no
A 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, denominação oficial daquela que ficou conhecida como a Bienal da Bahia, é aberta ao público em dezembro de 1966, no Convento do Carmo, em Salvador. Promovida por iniciativa conjunta do governo do Estado da Bahia e de artistas locais como Juarez Paraíso (1934) , Chico Liberato (1936) e Riolan (1932-1994), a Bienal tem importância destacada
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) é um evento anual realizado desde 2000, em São Paulo. Organizado por Ricardo Barreto (1950) e Paula Perissinoto (1963), o evento adota procedimentos em rede aberta, reunindo diversos artistas e gerando processos criativos. Marcado pela independência conceitual, o festival é viabilizado por participação em editais públicos, apoio de
O Festival Internacional de Artes em Mídias Móveis, mais conhecido como Festival arte.mov, estreia em 2006, em Belo Horizonte. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e por empresas de telefonia móvel, o evento é batizado de Telemig Celular arte.mov., nome preservado até 2008. A partir da terceira edição, o evento passa a se chamar Vivo arte.mov. Por sua natureza descentralizada, outras edições