Artigo da seção termos e conceitos Cartão-Postal

Cartão-Postal

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição
As origens do cartão-postal remontam ao século X, com os cartões de felicitações enviados pelos chineses. No ocidente, esse costume difundiu-se a partir da década de 1450, na região do Alto Reno. O cartão-postal, tal como o conhecemos hoje, foi inventado pelo prof. Emmanuel Hermann e lançado em 1º de outubro de 1869 na Áustria, sendo reservado apenas às mensagens escritas. O sucesso foi tal que, antes do final do ano, haviam sido vendidos mais de 1. 400. 000 correspondez karten!

Foi no ano seguinte, contudo, que surgiu a primeira série de postais ilustrados, com temas militares, concebida pelo francês Léon Besnardeau para atender aos numerosos soldados acantonados na região da Bretanha. Existe contudo uma certa controvérsia a respeito do pioneirismo de Besnardeau, mas é certo que o postal ilustrado transformou-se num modismo mundial na virada do século, sendo apropriado para fins criativos pelos fotógrafos a partir da década de 1960, em virtude de sua versatilidade, autonomia econômica e política e grande poder de penetração.

 

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CARTÃO-POSTAL . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo85/cartao-postal>. Acesso em: 19 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7