Artigo da seção termos e conceitos Ampliação

Ampliação

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição
Imagem fotográfica de formato superior ao da matriz-negativo ou diapositivo original. Quase todas as fotografias que vemos no dia-a-dia são ampliações, pois as reduções são raras e os contatos são, de modo geral, manuseados apenas pelos fotógrafos, os laboratoristas, os editores e os diretores de arte.

Durante todo o século XIX, as ampliações fotográficas eram raras, imperando as cópias por contato que reproduziam o formato do negativo original. Basta lembrar que os formatos mais em voga durante a segunda metade do século XIX, os cartões de visita e os cartões cabinet, são constituídos por cópias contato. As primeiras câmaras solares - ancestrais dos modernos ampliadores - são difundidas a partir de meados da década de 1860, mas, ainda assim, tem uso muito limitado.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • AMPLIAÇÃO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo73/ampliacao>. Acesso em: 19 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7