Artigo da seção termos e conceitos Panorama

Panorama

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

Fotografia que apresenta uma vista contínua de uma paisagem, significativamente maior do que aquela abarcada pelas câmaras convencionais. O panorama tanto pode ser composto por uma série de fotografias sucessivas montadas em conjunto, de modo a congregar toda a vista focalizada pelo fotógrafo, quanto pode ser constituído por uma única fotografia obtida com uma câmara especialmente projetada para a produção de panoramas. A fotografia panorâmica atraiu os fotógrafos desde os tempos da daguerreotipia, sendo que o alemão radicado em Paris, Frédéric von Martens (1809-1875) é considerado o precursor do gênero, por ter construído uma câmara para operar com daguerreótipos com ângulo de cobertura de 150 já em 1843, ano em que expôs dois grandes daguerreótipos panorâmicos de 14x50cm em Paris.


O panorama esteve em voga durante todo o século dezenove, quando o carioca Marc Ferrez projetou também projetou uma câmara deste tipo para seu próprio uso e diversos outros fotógrafos atuantes no Brasil, como Jorge Henrique Papf, Camillo Vedani e Guilherme Gaensly entre outros produziram panoramas compostos por duas ou mais fotografias coladas lado a lado. Atualmente, os panoramas continuam atraindo os fotógrafos, como por exemplo os tchecos Joseph Sudek (1896-1976) e Joseph Koudelka, o francês Bernard Plossu, o norte-americano Bruce Davidson e os brasileiros Pedro Karp Vasquez, Juca Martins e Gal Oppido.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PANORAMA . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3885/panorama>. Acesso em: 14 de Nov. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7