Artigo da seção termos e conceitos Formato

Formato

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição
Este termo se aplica tanto ao formato dos negativos produzidos por uma determinada câmara, quanto à câmara que o gerou. Assim, tanto se pode falar de negativo de médio formato quanto de câmara de médio formato. Sendo que o filme mais difundido da atualidade, o chamado filme de 35mm, gera normalmente negativos de 24x36mm, podendo gerar ainda ¾ em câmaras menores destinadas aos amadores ¾ negativos de 18x24mm, de tamanho igual ao dos fotogramas dos filmes cinematográficos de 35mm. Os chamados médios formatos são gerados pelos filmes 120 que, dependendo do modelo de câmara empregado, geralmente produzem negativos de 6x4. 5cm, 6x6cm, 6x7cm ou 6x9cm; enquanto que os grandes formatos são aqueles dos filmes planos em chapa de 4x5polegadas ou ainda maiores.

Quando se fala de câmaras compactas ¾ inicialmente denominadas de câmaras miniatura ¾ estamos nos referindo às câmaras que empregam filmes de 35mm, como as reflex surgidas a partir da década de 1930 ¾ do tipo Nikon, Canon, Pentax ou Olympus, ou às câmaras de telêmetro surgidas na década de 1920 ¾ do tipo Leica ou Contax. Por outro lado, quando se fala de médio formato, estamos nos referindo ás câmaras que empregam filmes do tipo 120 ¾ surgidas na década de 1920 ¾ como a antiga Rolleiflex e as atuais Hasselblad, Mamya ou Bronica. Ao passo que quando se fala de câmaras de grande formato, nos referimos às câmaras de estúdio, que empregam filmes em chapas de formato igual ou superior a 4x5polegadas, como aquelas utilizadas pelos fotógrafos do século passado, ou as contemporâneas Arca Swiss, Toyo View ou Linhoff.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FORMATO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3860/formato>. Acesso em: 17 de Jan. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7