Artigo da seção termos e conceitos Restauro

Restauro

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

Atividade de natureza interdisciplinar por contar com profissionais de diferentes áreas como biólogos, químicos e historiadores, destinada a evitar a deterioração e a recuperar as condições originais de pinturas, esculturas, livros e outros bens culturais, através de técnicas e procedimentos específicos. O restauro de um obra envolve dois aspectos, sendo um deles, a conservação e o outro, a restauração propriamente dita e exige, do restaurador, um estudo aprimorado das técnicas, materiais e métodos empregados pelos artistas em seus processos de trabalho.

A preocupação com a preservação dos bens culturais nasce no século XVIII, alcançando maior importância no século XIX, sobretudo com Viollet-le-Duc (1814-1879), o principal teórico da arquitetura francesa da época. Esse movimento preservacionista é uma resposta ao pensamento vigente em algumas regiões da Europa, de buscar o desenvolvimento industrial de forma desordenada e destrutiva no que se referia ao patrimônio cultural, tanto de objetos de arte quanto de obras arquitetônicas. A partir desse momento, a restauração desenvolve-se cada vez mais como uma atividade científica e não apenas humanista. Isso porque só o desenvolvimento das ciências e a descoberta de novas tecnologias é capaz de fornecer as bases para a restauração de obras de arte, principalmente pinturas, que passam por análises laboratoriais, raio X, ultravioleta, cortes estratigráficos etc., para que o restaurador compreenda as verdadeiras razões de alguns processos de deterioração e possa, a partir disso, determinar seu tratamento. 

Fontes de pesquisa (4)

  • TELLECHEA, Domingo. Pintura en restauro - Tomo I. Apresentação Gustav Berger. São Paulo: Instituto Domingo Tellechea de Conservação e Restauro, 1998.
  • MELLO, Benedicto. Pintura de cavalete: breviário de conservação e restauro. Prefácio Antonio Rajer. Belém: CEJUP, 1990
  • MENDES, Marylka (org.), BAPTISTA, Antonio Carlos Nunes (org.). Restauração: ciência e arte. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • RESTAURO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3835/restauro>. Acesso em: 18 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7