Artigo da seção termos e conceitos Prova de impressor, Prova de estado e Prova artista

Prova de impressor, Prova de estado e Prova artista

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

Na gravura, o termo prova de impressor refere-se à estampa impressa pelo gravador em qualquer estágio de seu trabalho, com o objetivo de verificar o acabamento da matriz e o progresso da imagem antes da impressão final.

Nas artes gráficas representa a cópia ou a folha impressa, do trabalho que está sendo realizado na chapa de impressão. A prova é tirada, sempre que necessário, com o objetivo de ser comparada à imagem original até que ambas consigam mostrar a mesma imagem, determinando a conclusão do trabalho.

Prova de estado é aquela tirada em cada um dos estágios da realização de uma gravura, em todos os seus processos, com o objetivo de demonstrar os avanços e alterações da imagem. A prova de artista é tirada quando o trabalho de gravação já está concluído, antes da impressão final, e que o autor reserva para si.

Fontes de pesquisa (2)

  • CRAIG, James. Produção Gráfica. 3.ed. São Paulo: Nobel, 1987.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PROVA de impressor, Prova de estado e Prova artista. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3832/prova-de-impressor-prova-de-estado-e-prova-artista>. Acesso em: 19 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
abrir pesquisa
;