Artigo da seção termos e conceitos Popcreto

Popcreto

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

Os popcretos de Waldemar Cordeiro (1925-1973) são expostos pela primeira vez na Galeria Atrium, de São Paulo, em dezembro de 1964. Para a mostra, Max Bense escreve uma carta-prefácio em que diz: "Popcretos pressupõem uma anterior experiência artística a saber: pop art e arte concreta. São arte de arte. Mas se pode perceber a dialética entre dois pincípios de estilo que se comportam como tese e antítese. Cabe também notar que o princípio platônico na arte concreta é mais forte na medida em que os restos banais do mundo corpóreo pragmático são submetidos à dominante clara da superfície concreta ideal. Talvez se possa ainda exprimir essa situação da seguinte maneira: a idéia da sucata banal é liquidada através da idéia da ordenação". Waldemar Cordeiro define seus popcretos como "arte concreta semântica". "Para mim", diz ele, "o problema é deslocar a arte objetivo-condutal da infra-estrutura para a superestrutura, passando da esfera da produção para a esfera do consumo. Do ícone para a comunicação, do estímulo 'puro' para o 'estímulo associado' ".

Frederico Morais

MORAIS, Frederico. Panorama das artes plásticas séculos XIX e XX. Apresentação Ernest Mange. 2. ed. rev. São Paulo: Itaú Cultural, 1991.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • POPCRETO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3828/popcreto>. Acesso em: 24 de Out. 2020. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7