Artigo da seção termos e conceitos Naturalismo

Naturalismo

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  
Imagem representativa do artigo

Paisagem com Fazenda de Café , 1884 , Georg Grimm

Definição

A expressão d`après nature designa toda obra de arte calcada ou mesmo copiada diretamente da natureza. Por extensão, o naturalismo pode ser definido como "a doutrina estética que busca inspiração direta na natureza e a reproduz com fidelidade. Não implica, porém, em cópia fiel da natureza, mas a sua interpretação através da sensibilidade do artista". Não se deve, também, confundi-lo com realismo. Este se opõe tanto ao naturalismo quanto ao neoclassicismo, sendo a representação artística das coisas da natureza tais como se apresentam na realidade, em oposição ao idealismo que se esforça por apresentá-las como as concebe o espírito ou a imaginação. Com alguma freqüência, sobretudo na Itália, o termo naturalismo tem um significado próximo ao de verismo. No Brasil, os principais naturalistas reuniram-se em torno de Grimm, o qual era, no entanto, mais um realista. Artistas mais destacados: Zeferino da Costa, Castagneto, Baptista da Costa, Telles Jr. , Pedro Weingartner, Pinto Bandeira, Delfim da Câmara, Garcia y Vasques, Hipólito Caron, Alfredo Andersen.

Frederico Morais

MORAIS, Frederico. Panorama das artes plásticas séculos XIX e XX. Apresentação Ernest Mange. 2. ed. rev. São Paulo: Itaú Cultural, 1991.

Representação (14)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • NATURALISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3644/naturalismo>. Acesso em: 28 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7