Artigo da seção termos e conceitos Relevo

Relevo

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

Termo relacionado à escultura para designar as obras que são projetadas a partir de um fundo ou uma superfície plana e não esculpidas de forma independente no espaço. Os escultores desenvolveram maneiras de revelar ao espectador os lados não vistos dos objetos que criavam nessas superfícies. Por exemplo, tentavam representar a rotação de um corpo a partir da colocação de uma série de figuras ao seu redor ou de sombras reais projetadas sobre o plano de fundo pelos elementos figurativos em relevo. Existem diferentes tipos de relevos classificados de acordo com o grau de projeção da escultura: o relevo gravado, no qual a escavação nunca excede o plano, o baixo-relevo, o medio-relevo e o alto-relevo.

Fontes de pesquisa (4)

  • ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana v.1: da antigüidade a duccio. Prefácio Lorenzo Mammì; tradução Wilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 472, il. p&b color.
  • CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. Apresentação Katia Canton; tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 365 p., il. p&b.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998. 381 p., il. p&b.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • RELEVO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo117/relevo>. Acesso em: 25 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7