Artigo da seção termos e conceitos Porcelana

Porcelana

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição

A porcelana é um tipo de massa manipulável derivada de uma argila branca especial chamada "caulim". Objetos encontrados em túmulos do tempo de Han, na Província de Shensi, na China, datam o surgimento da porcelana entre 206 a.C e 220 d.C. Ela aparece em sua forma mais pura durante a dinastia Tang (618-906 d.C), já como uma pasta esbranquiçada, translúcida e dura, de inúmeras possibilidades artísticas.

Estudiosos consideram que a disseminação da porcelana pela Europa ocorre a partir do século XIII, com a chegada de muitos objetos trazidos por Marco Polo de suas expedições. Os europeus se surpreendem com os tons dos vasos, o número variado dos esmaltes usados em sua superfície imitando - o jade, o jaspe, a ágata e a safira -, o brilho das peças e a perfeita execução de seus desenhos, mas só conseguem dominar a matéria-prima e produzi-la a partir do século XVIII.  A história mostra que os portugueses foram os primeiros europeus a manter contato com a técnica chinesa, mas só depois de 1832, com a descoberta de uma jazida de caulim na cidade de Aveiro, eles iniciam sua própria produção e conquistam importante espaço no mercado mundial da porcelana. No Brasil, é possível constatar em documentos de época que a porcelana já era um produto conhecido e comercializado no século XVI.

Fontes de pesquisa (2)

  • BRANCANTE, Eldino. Louçaria artística e histórica. São Paulo: Imesp, 1988. 43 p., il., p&b. (Acervo artístico-cultural dos Palácios do Governo, 8).
  • HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PORCELANA . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo112/porcelana>. Acesso em: 17 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
abrir pesquisa
;