Artigo da seção termos e conceitos Pintura a óleo

Pintura a óleo

Artigo da seção termos e conceitos
Artes visuais  

Definição
Tipo de pintura na qual os pigmentos de cor são aglutinados por tipos específicos de óleo que, ao oxidar, passam também a protegê-los. Ela se caracteriza pela maior possibilidade de mistura e sobreposição de cores, por ser transparente (velaturas). Por não secar rapidamente, também possibilita maior fusão entre as camadas de tinta. Sua origem é indefinida, mas seu uso torna-se popular por toda a Europa durante o século XV, primeiro sendo utilizada na pintura de retábulos de madeira e depois em tela, papel e na pintura mural. Até então, os artistas trabalhavam principalmente com a têmpera, na pintura de cavalete.

Fontes de pesquisa (3)

  • ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana v.1: da antigüidade a duccio. Prefácio Lorenzo Mammì; tradução Wilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 472, il. p&b color.
  • KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos arquitetônicos. Tradução Neide Luzia de Rezende. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 229 p., il., p&b.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998. 381 p., il. p&b. 

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PINTURA a óleo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo110/pintura-a-oleo>. Acesso em: 26 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7