Espaço do professor

O Espaço do Professor é um canal de divulgação de conteúdos exclusivos para educadores. Com base em verbetes da Enciclopédia, desenvolvemos e disponibilizamos planos de aula sobre arte e cultura brasileira.

Os planos de aula propõem diálogos e conexões entre expressões artísticas, mapeadas em nossa base de dados e, oferece, de modo orientado e dinâmico, possíveis abordagens de temas específicos e a utilização do conteúdo disponível no site (textos, vídeos, áudios, imagens etc.).

Recomendados para diferentes etapas de aprendizado, os planos de aula contemplam desde o ensino infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).

A conexão com os verbetes torna possível a consulta à Enciclopédia durante o acesso a qualquer plano de aula. Desse modo, o professor pode conferir informações e/ou saber mais sobre os artistas e movimentos indicados.

Colabore conosco: não deixe de compartilhar sua experiência em sala de aula pelo e-mail enciclopedia@itaucultural.org.br

Arte Naïf: Heitor dos Prazeres

Pensando em estreitar a relação dos estudantes com as manifestações populares, este plano de aula analisa o trabalho do artista plástico Heitor dos Prazeres e reflete sobre ele. Na sequência, os estudantes utilizam as características da arte naïf e registram, por meio de pinturas ou desenhos, eventos populares.

Áreas: Artes Visuais e História

Para acessar o plano de aula clique aqui

Sidónio Muralha: Brincando com as Palavras

Pensando na importância do hábito da leitura na aprendizagem, este plano de aula propõe atividades com base na obra do poeta infantil Sidónio Muralha. Os estudantes analisam os poemas do autor e, ao final, criam suas próprias poesias.

Áreas: Língua portuguesa e Ciências

Para acessar o plano de aula clique aqui

Arte e Cotidiano

Este plano de aula tem por objetivo estimular os estudantes a conhecer a expressão artística abstracionista por meio da leitura de verbetes. Os alunos também identificam os artistas de seus bairros e produzem verbetes sobre eles.

Áreas: Artes Visuais, História e Língua Portuguesa

Para acessar o plano de aula clique aqui

Elias José, Poesia e Musicalidade

A música pode ser uma ferramenta para aproximar a literatura da educação infantil e fundamental. Nesse sentido, a obra do escritor infantil Elias José, com suas poesias repletas de musicalidade e elementos cotidianos, é um recurso importante. Este plano de aula, propõe uma atividade em que os estudantes interpretam um poema de Elias José, reproduzindo os sons descritos pelo poeta.

Áreas: Música e Literatura

Para acessar o plano de aula clique aqui

Plásticas Sonoras: A Obra De Walter Smetak

A música possibilita experimentações: sonoras, visuais, físicas e filosóficas. Analisando a obra de Walter Smetak e objetos cotidianos, este plano de aula convida os estudantes a experimentar a música e criar uma instalação sonora.

Áreas: Música e Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

Mergulhando no Mar De Caymmi

Dorival Caymmi é um dos mais importantes intérpretes e compositores brasileiros. A proposta deste plano de aula é, por meio do canto e da dança, contribuir para a compreensão de conteúdos informativos e poéticos da canção. Com a ajuda de um roteiro de audição, os estudantes analisam a letra de Dorival Caymmi e conhecem a ciranda.

Áreas: Música, Dança, Língua portuguesa e História

Para acessar o plano de aula clique aqui

Pesquisando Sonoridades: Descobrindo Hermeto Pascoal

Um dos maiores ícones da música experimental brasileira é Hermeto Pascoal. Este plano de aula propõe a produção de sons, utilizando os diversos materiais encontrados no cotidiano escolar. Os alunos desenvolvem a escuta e a percepção e também produzem um material de pré-notação musical.

Área: Música

Para acessar o plano de aula clique aqui

Jornal, um Instrumento Musical ?

A improvisação de instrumentos musicais com base em objetos do cotidiano é o mote deste plano de aula, que orienta o professor a sistematizar e construir uma composição coletiva na classe. De forma lúdica e interdisciplinar, mostra como simples objetos podem ser ressignificados e servir de inspiração para criações artísticas.

Áreas: Música e Língua portuguesa

Para acessar o plano de aula clique aqui

Retrato

A disseminação da fotografia e a prática de fotografar no nosso cotidiano é notável. Este plano de aula propõe atividades envolvendo a história da fotografia e as redes sociais, para discutir sobre o papel da fotografia na representação do sujeito e na construção da imagem.

Áreas: Artes Visuais, História, Filosofia e Ciências

Para acessar o plano de aula clique aqui

Relato Memorialista: Zélia Gattai

Em Anarquistas, Graças a Deus vemos a paisagem urbana se modificando e acompanhamos a vida de uma família de imigrantes italianos no Brasil. Valendo-se das lembranças de sua infância, o relato memorialista de Zélia Gattai reconstrói o desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Áreas: Literatura, História, Geografia e Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

Pintura História e o Feminino no Brasil

Georgina de Albuquerque é a primeira mulher a ingressar no restrito grupo dos pintores do gênero histórico, rompendo com a tradição ao introduzir nova temática. Com base em seu quadro Sessão do Conselho de Estado, os alunos são convidados a estudar esse gênero de pintura e a discutir sobre a relação entre a estética da obra de arte e os valores sociais e políticos da época.

Áreas: Artes Visuais, História e Sociologia

Para acessar o plano de aula clique aqui

Arte e Representações da Guerra nas Obras de Lasar Segall

Nem só as belezas da vida são representadas pela arte, mas também os horrores da guerra. Este plano de aula é dedicado à análise da obra de Lasar Segall, pintor lituano, radicado no Brasil, contemporâneo à Primeira Guerra Mundial. Propõe uma leitura iconográfica de suas obras, aliada à descrição dos personagens representados nelas.

Áreas: Artes Visuais, História e Língua portuguesa

Para acessar o plano de aula clique aqui

Ernesto Nazareth: A formação da Música Popular Brasileira

Um dos artistas pioneiros em combinar gêneros populares com a música erudita foi Ernesto Nazareth. Este plano de aula, propõe a pesquisa sobre a vida e obra do artista. Em seguida, sugere experimentar o mesmo percurso criativo de Ernesto Nazareth, combinando vertentes da música popular brasileira com a erudita.

Áreas: Música e História

Para acessar o plano de aula clique aqui

Palavras que Ensinam em Roseana Murray

Este plano de aula utiliza a poesia de Roseana Murray e as telas de Almeida Junior. Por meio de ambos, propõe descobrir e pensar sobre as sensações e os sentidos que as palavras transmitem e como são representadas em imagens.

Áreas: Literatura e Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

Hélio Ziskind: Linguagem Musical

Utilizando como referência a obra musical de Hélio Ziskind, este plano de aula sugere atividades interdisciplinares, abarcando o teatro, a literatura e a expressão corporal.

Áreas: Música, Teatro e Literatura

Para acessar o plano de aula clique aqui

Charge, Cartum e Caricatura

As artes provocam a análise e a crítica da sociedade. Para essa finalidade, as charges, os cartuns e as caricaturas, desempenham importante papel. Com a ajuda de jornais, este plano de aula propõe identificar quando e onde essas técnicas aparecem publicadas e finaliza com uma atividade de criação e ilustração.

Áreas: Língua Portuguesa, História e Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

Moacyr Scliar e a Construção da Crônica, Baseada no Cotidiano Observável

O foco temático deste plano de aula é a crônica. Com base nas fotografias de Gregory Colbert e nas crônicas Moacyr Scliar, os estudantes são orientados a criar suas próprias crônicas.

Área: Literatura

Para acessar o plano de aula clique aqui

Colagem

Dentro das artes plásticas, uma das técnicas utilizadas pelos artistas é a colagem. Artistas como Carlos Scliar e Nelson Leirner valeram-se dessa técnica em suas produções. Este plano de aula propõe o estudo da colagem e encerra com uma atividade de produção.

Área: Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

O Canto de Migração de Patativa do Assaré

Os fenômenos imigratórios e migratórios foram determinantes na formação da sociedade brasileira. Este plano de aula discute o assunto com a ajuda de dois grandes artistas brasileiros: Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré. Os estudantes fazem um roteiro de análise das obras desses artistas que tratam do tema da migração.

Áreas: História, Língua Portuguesa, Geografia e Música

Para acessar o plano de aula clique aqui

Adoniran Barbosa e o Problema da Habitação nas Grandes Metrópoles

Dentre os problemas de infraestrutura urbana enfrentados por milhões de brasileiros, a questão da moradia é central. Este plano de aula discute o assunto com a ajuda e inspiração dos versos de um dos maiores nomes do samba paulista. A música de Adoniran Barbosa expressa as transformações urbanas da cidade de São Paulo, durante as décadas de 1950 e 1960, e como elas afetam o cotidiano das classes populares.

Áreas: História, Música e Língua Portuguesa

Para acessar o plano de aula clique aqui

O que Faz o Maestro ?

Os movimentos feitos pelos maestros ao longo dos concertos despertam curiosidade. Com este plano de aula os estudantes têm a oportunidade de experimentar e conhecer a finalidade e as técnicas utilizadas pelos maestros em suas regências.

Área: Música

Para acessar o plano de aula clique aqui

Oficina Tropicália: Vídeo e Fotografia

A tropicália é um marco na história da arte e da cultura brasileira. Seu conceito estético reverberou nas diferentes áreas de expressão: música, artes visuais etc. Com este plano de aula, os estudantes experimentam uma das técnicas utilizadas pelos tropicalistas – a colagem –, resignificando um objeto cotidiano.

Área: Artes Visuais

Para acessar o plano de aula clique aqui

Conhecendo mais Lenine e Vivenciando a Prática do Maracatu

Com a ajuda das composições de Lenine, que junta o tradicional maracatu com elementos musicais arrojados, este plano de aula estuda e reconstrói o esquema rítmico da célula do maracatu.

Áreas: Música, História e Língua Portuguesa

Para acessar o plano de aula clique aqui

Estudo do Gênero Conto com Base na Leitura de Lygia Fagundes Telles

Utilizando o trabalho da contista Lygia Fagundes Telles como referência, este plano de aula propõe a leitura e análise de sua obra, com uma atividade de produção de microcontos, baseados nas características da autora.

Área: Literatura

Para acessar o plano de aula clique aqui