Artigo da seção pessoas Elizabeth Jobim

Elizabeth Jobim

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deElizabeth Jobim: 1957 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
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Sem Título , 1997 , Elizabeth Jobim

Biografia
Elizabeth Jobim (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1957). Desenhista, pintora, gravadora. Realiza estudos de desenho e pintura com Anna Bella Geiger (1933), Aluísio Carvão (1920-2001) e Eduardo Sued (1925), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), entre 1981 e 1985. Cursa comunicação visual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), a partir de 1981. Nessa universidade, entre 1988 e 1989, faz curso de especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil. Entre 1990 e 1992, faz mestrado em Belas Artes na School of Visual Arts, em Nova York, nos Estados Unidos. A partir de 1994, leciona no Ateliê de Desenho e Pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro.

Análise
No fim da década de 1990, Elizabeth Jobim expõe desenhos realizados, em sua maior parte, em óleo sobre papel, nos quais retoma o gênero da natureza-morta. Seu ponto de partida são arranjos feitos com pedras, que em seus desenhos são representadas por linhas fluídas, que muitas vezes chegam a escorrer. Os traços largos e irregulares estabelecem contornos e sugerem volumes.

Na opinião do crítico de arte Rodrigo Naves, Elizabeth Jobim, com base na estrita bidimensionalidade de seus desenhos, produz impressões distantes tanto da impressão de profundidade dada pela perspectiva quanto da pura planaridade moderna. Configurados por linhas fluídas e espessas, os corpos parecem adquirir uma consistência esponjosa, um volume ambíguo e frágil.

Para Naves, destaca-se em seus trabalhos a forma original com que a artista utiliza a linha, de largura pouco comum no desenho. Jobim não cria, entretanto, maior definição dos objetos desenhados, não contribui para sua solidificação, mas torna excessivamente presentes as arestas que compõem essas pedras, rebaixando sua solidez. Confere assim certa maleabilidade às pedras, tornando aparentemente orgânicas coisas que se resumiriam a uma exterioridade plena e mineral. Fazendo referência ao cubismo, a artista não procura oferecer, simultaneamente, a visão de todas as faces de um sólido, mas cria uma tridimensionalidade interna. Segundo alguns críticos, sua obra faz referências à produção de Philip Guston (1913-1980) e Claes Oldenburg (1929), apresentando também afinidade com os desenhos de Tunga (1952).

Em trabalhos realizados em 2002, Elizabeth Jobim combina várias folhas desenhadas tanto ao acaso quanto as desenhadas numa relação de continuidade entre as formas. Utilizando-as como fragmentos permutáveis, por meio da montagem, a artista intervém criando relações entre as formas, que mudam cada vez que esses trabalhos são expostos. Assim explora relações da parte com o todo e de continuidade e descontinuidade.

Elizabeth Jobim, ainda no fim da década de 1990, realiza pinturas de pequenas dimensões, com base em obras do italiano Giorgio Morandi (1890-1964). O universo de Morandi, com seu equilíbrio, silêncio e convite à introspeção, é recriado com pinceladas gestuais e certa ironia. As naturezas-mortas recriadas pela artista tendem a uma instabilidade, não revelando a quietude e a estabilidade tradicionais desse gênero de pintura. Ao partir da natureza-morta, tanto em seus desenhos quanto nas telas, ela retoma uma tradição um tanto esquecida e depreciada em alguns períodos da história da arte. Na opinião do crítico Paulo Venancio Filho, as obras de Elizabeth Jobim são a afirmação da irrevogabilidade e também do desabamento dessa tradição.

Outras informações de Elizabeth Jobim:

  • Outros nomes
    • Elizabeth Jobim
  • Habilidades
    • desenhista
    • gravador

Obras de Elizabeth Jobim: (40) obras disponíveis:

Todas as obras de Elizabeth Jobim:

Midias (1)

Elizabeth Jobim - Enciclopédia Itaú Cultural
Formada em comunicação visual, Elizabeth Jobim decide investir na carreira artística após estudar com a pintora Anna Bella Geiger. “Fiquei fascinada pela arte e me joguei na coisa”, comenta a artista. Para ela, o processo de criação, quando bem-sucedido, ganha uma espécie de autonomia e passa a guiar o artista por entre as técnicas e os materiais disponíveis. “Acho que o trabalho toma uma direção própria, ele vai te levando, você vai seguindo. Porque, na verdade, você não escolhe se vai usar vermelho ou azul. Aquilo só dá para usar vermelho ou azul. Se for amarelo, não funciona”, afirma. Mas isso não significa que seja um trabalho sempre agradável ou prazeroso. A angústia, diz Elizabeth, faz parte do processo. “Sempre tem angústia. Sem angústia não tem graça, né?”, brinca.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Exposições (56)

Artigo sobre Individual de Elizabeth Jobim

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioIndividual de Elizabeth Jobim: 16-09-1985  |  Data de término | 04-10-1985
Resumo do artigo Individual de Elizabeth Jobim:

Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte (Rio de Janeiro, RJ)

Artigo sobre Rio Hoje

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioRio Hoje: 25-10-1989  |  Data de término | 26-11-1989
Resumo do artigo Rio Hoje:

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

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Eventos relacionados (5)

Artigo sobre Arco 2003

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Data de inícioArco 2003: 13-02-2003  |  Data de término | 18-02-2003
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Artigo sobre sp-arte 2010

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

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Artigo sobre sp-arte 2011

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (12)

  • ACERVO contemporâneo. Niterói: Galeria de Arte/UFF, 1990. , il. p&b.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim: aquarelas e óleos. Rio de Janeiro: Museu da República, 1993. , il. color.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. Coordenação Marli Matsumoto; tradução Stephen Berg. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2000. 24 p., il. color.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. Rio de Janeiro: Espaço Cultural Sérgio Porto, 2002. folha dobrada, il. p&b color.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1990. , il. p&b.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. São Paulo: Centro Universitário Maria Antônia, 2002.
  • JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1997. folha dobrada, il. p&b color.
  • NAVES, Rodrigo. As coisas certas. In: JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. Coordenação Marli Matsumoto; tradução Stephen Berg. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2000. 24 p., il. color.
  • O ESPÍRITO da nossa época: coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz. Curadoria Stella Teixeira de Barros, Ricardo Resende; versão em inglês Thomas William Nerney, Izabel Murat Burbridge. São Paulo: MAM, 2001.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 5., 1982, Rio de Janeiro, RJ. 5º Salão Nacional de Artes Plásticas. Texto Paulo Sérgio Duarte. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. [22] p. 1 folha dobrada com a relação dos premiados.
  • VELHA mania: desenho brasileiro. Texto Roberto Pontual. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1985. 76p., il. p.b.
  • VENANCIO FILHO, Paulo. Desenhos que desabam. In: JOBIM, Elizabeth. Elizabeth Jobim. Texto Paulo Venancio Filho; tradução Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1998. 40p. il., foto color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ELIZABETH Jobim. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9943/elizabeth-jobim>. Acesso em: 19 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7