Artigo da seção pessoas Piza

Piza

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePiza: 13-01-1928 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Data de morte 26-05-2017 Local de morte: (França / Ile de France / Paris)
Imagem representativa do artigo

Octobre , 1973 , Piza
Reprodução fotográfica Tiago Chediak/Itaú Cultural

Biografia

Arthur Luiz Piza (São Paulo, São Paulo, 1928 - Paris, França, 2017). Gravador, desenhista, escultor. Inicia a formação artística em 1943, estudando pintura e afresco com Antonio Gomide (1895-1967). Após participar da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, viaja para a Europa e passa a residir em Paris. Freqüenta o ateliê de Johnny Friedlaender (1912 - 1992) e aperfeiçoa-se nas técnicas de gravura em metal, água-forte, talho-doce, água-tinta e ponta-seca. Em 1953, participa da 2ª Bienal Internacional de São Paulo e obtém o prêmio aquisição. Na 5ª Bienal, em 1959, é contemplado com o grande prêmio nacional de gravura. Nesse período, começa a fazer relevos, picotando suas aquarelas e aproveitando os fragmentos em colagens sobre tela, papel, cobre e madeira. Posteriormente cria relevos de metal sobre sisal, e produz peças tridimensionais em grande escala e trabalhos em porcelana e ourivesaria. Realiza ilustrações para diversos livros, de tiragens reduzidas. No fim dos anos 1980, cria um mural tridimensional para o Centro Cultural da França, em Damasco, Síria. Em 2002, são apresentadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo (_Pina), e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs, em Porto Alegre, duas amplas retrospectivas de sua obra.

Análise

Em 1951, estuda em Paris com Johnny Friedlaender (1912 - 1992) e se aperfeiçoa nas técnicas de gravura em metal. Suas primeiras gravuras dialogam com as de Friedlaender pelo grafismo irregular e pelas nuances surrealistas.

Gradualmente ocorre em suas obras maior preocupação construtiva, com a geometrização dos elementos. Piza introduz na gravura uma nova forma de trabalho: passa a esculpir na placa de metal formas geométricas, arredondadas, retangulares ou triangulares, com a utilização de buril, diferentes goivas, prego e martelo. As gravuras geradas exploram a transição entre as áreas de diferentes profundidades e também o jogo criado com a luz.

Piza percebe então que é possível traduzir esse procedimento para a pintura. Em 1959, passa a fazer relevos picotando algumas aquarelas feitas na época e aproveitando os pequenos fragmentos para realizar colagens sobre papel ou tela, à maneira de mosaicos, que, por vezes, são recobertos com camadas de tinta. Segundo o artista, o material é organizado com base na procura do ritmo próprio de cada composição, independentemente das outras já prontas.

Como aponta a estudiosa Stella Teixeira de Barros, em sua produção a cor insinua-se cada vez mais, assim como o ritmo das partículas em relevo. As formas tendem a se aglomerar em tramas mais saturadas. Para o crítico Paulo Sérgio Duarte, há nesses relevos uma vontade de ordem que não se concretiza. Embora contenham algo que remete à seriação e à repetição, as pequenas partículas, sutilmente irregulares, combinam-se e convivem com liberdade de direções, às vezes quase caótica.

Na série Capachos, 1979, a tendência do artista em ocupar o espaço torna-se mais visível. Os trabalhos são compostos de triângulos acoplados em alfinetes de metal sobre pedaços de sisal. Como aponta o crítico Tiago Mesquita, nessas obras o que antes sugeria volume e fluxo transforma-se em tridimensionalidade. Em 1986, Piza desenvolve um mural para o Centro Cultural da França, em Damasco, com uma poética próxima àquela apresentada nas obras da série.

A série Corte e Recorte , 1984/1985 é realizada com base em incisões profundas em folhas de papel. Em alguns desses trabalhos, a cor amplia a percepção dos volumes. Em outros, como aponta Barros, a preservação do branco do papel faz com que a obra atinja o ápice da luminosidade modulada e cambiante. É possível ainda perceber na matéria as marcas do gesto do artista, em processo similar ao da gravura.

Piza desenvolve ainda experiências com entalhe em madeira, projeção de utensílios como pratos, vasos e objetos de porcelana e cria objetos cinzelados de metal e jóias.

Outras informações de Piza:

  • Outros nomes
    • Arthur Luiz Piza
    • Arthur Luís Piza
    • Artur Luís Piza
  • Habilidades
    • pintor
    • gravador
    • desenhista
    • escultor

Obras de Piza: (52) obras disponíveis:

Título da obra: Sem Título

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoSem Título : s.d.
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Título da obra: Sem Título

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoSem Título : s.d.
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Iara Venanzi/ Itaú Cultural

Título da obra: Sem Título

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoSem Título : s.d.
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Título da obra: La Grande Bleue

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoLa Grande Bleue : 1967
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Mai

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoMai : 1968
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Título da obra: Lune Noire

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoLune Noire : 1968
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Soleil Rouge

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoSoleil Rouge : 1968
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Rendez-vous

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoRendez-vous : 1969
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Eclipse

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoEclipse : 1969
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Cosmos Vert

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoCosmos Vert : 1969
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Anamorphose

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoAnamorphose : 1970
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Rouge-vert

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoRouge-vert : 1970
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: L'Ombre

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoL'Ombre : 1971
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Título da obra: Cosmos Jaune

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoCosmos Jaune : 1972
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Tiago Chediak/Itaú Cultural

Título da obra: Octobre

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoOctobre : 1973
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Tiago Chediak/Itaú Cultural

Título da obra: Rencontre

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoRencontre : 1973
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Todas as obras de Piza:

Exposições (431)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre 7ª sp-arte

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início7ª sp-arte: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo 7ª sp-arte:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (17)

  • PERFIL da Coleção Itaú. Prefácio Olavo Egydio Setubal; curadoria e texto Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. 256 p., fotos color.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. Posfácio Luiz Armando Bagolin. São Paulo: Meta, 2000. 227 p.
  • BARROS, Stella Teixeira de. Universo construtivo/inverso barroco. In: PIZA. Arthur Luiz Piza. Tradução Maria Toledo, Maria do Carmo Branco Ribeiro. São Paulo: MAM, 1994. 43 p., il. p&b. color. p. 9-19.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • DUARTE, Paulo Sérgio. A intimidade absurda. In: PIZA. Arthur Luiz Piza. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2002. s.p.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p.
  • LAKS, Sergio (coord.). Gravura moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo; revisão Soraya Araujo; apresentação Luiz Paulo Fernandez Conde, Helena Severo, Heloisa Aleixo Lustosa; texto Wilson Coutinho, Rubem Grilo, Anna Bella Geiger et al. Rio de Janeiro: MNBA, 1999. 135 p.
  • PIZA. 1980 - 1988, 50 nouvelles gravures de Piza. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1988. , il. p&b. color.
  • PIZA. Arthur Luiz Piza: gravuras e relevos. Belo Horizonte: Gesto Gráfico Galeria e Escola de Arte, 1989. folha dobrada, il. color.
  • PIZA. Arthur Luiz Piza. Texto Christine Frérot, Michel Nuridsany. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 376 p., 169 il.
  • PIZA. Arthur Luiz Piza. Tradução Vera Adami. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1983. , il. p&b.
  • PIZA. Gravures à la gouge: 1989-1996. Paris: Editions Jacqueline de Champvallins, s.d. s.p., il. color.
  • PIZA. Relevos. Texto Bernard Gheerbrant, Jayme Maurício, Roberto Pontual. São Paulo: Galeria Arte Global, 1977. 2 fs. dobradas, il. p.b. color.
  • PIZA. Trabalhos recentes: aquarelas, desenhos e colagens. Texto Antonio Fernando De Franceschi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, s.d. 56 p., il. p.b. color.
  • PIZA. Arthur Luiz Piza. Gabinete de Arte. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1986. , il. p&b color.
  • PIZA. Espace en Relief: oeuvres récentes de Piza. Paris: Galerie Bellechasse, 1982. , il. p.b.
  • POÉTICA da resistência: aspectos da gravura brasileira. Curadoria e texto Marcus de Lontra Costa; curadoria Armando Mattos, Denise Mattar. Rio de Janeiro: MAM, 1994. 63 p., il. p&b., color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PIZA . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9617/piza>. Acesso em: 14 de Dez. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7