Artigo da seção pessoas Lygia Pape

Lygia Pape

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Artes visuais  
Data de nascimento deLygia Pape: 1927 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Nova Friburgo) | Data de morte 03-05-2004 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
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Wanted , 1968 , Lygia Pape
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Biografia
Lygia Pape (Nova Friburgo RJ 1927 - Rio de Janeiro RJ 2004). Escultora, gravadora e cineasta. Estuda com Fayga Ostrower (1920 - 2001), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Aproxima-se do concretismo e, em 1957, depois de integrar-se ao Grupo Frente, é uma das signatárias do Manifesto Neoconcreto. No ano seguinte, concebe com o poeta Reynaldo Jardim (1926) o Ballet Neoconcreto I, apresentado no Teatro Copacabana, e, dois anos mais tarde, participa da Konkrete Kunst [Exposição Internacional de Arte Concreta], em Zurique. No fim da década de 1950, inicia a trilogia de livros de artista composta por Livro da Criação, Livro da Arquitetura e Livro do Tempo. A partir dos anos 1960, trabalha com roteiro, montagem e direção cinematográficos e faz a programação visual de filmes do cinema novo. Ainda nos anos 1960, produz esculturas em madeira e realiza o Livro-Poema, composto de xilogravuras e poemas concretos. Em 1971, realiza o curta-metragem O Guarda-Chuva Vermelho, sobre Oswaldo Goeldi (1895 - 1961). Em 1980 vai para Nova York com bolsa de estudo da Fundação Guggenheim. Sua obra é pautada pela liberdade com que experimenta e manipula as diversas linguagens e formatos e por incorporar o espectador como agente. Dessa forma, suas experimentações seguem paralelas às de Hélio Oiticica (1937 - 1980) e Lygia Clark (1920 - 1988). Após a morte de Hélio Oiticica, organiza, com o artista gráfico Luciano Figueiredo (1948) e o poeta Waly Salomão (1943 - 2003), o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar e divulgar a obra do artista. Em 1990, com bolsa da Fundação Vitae, realiza o projeto Tteias, no qual combina luz e movimento. Em 2004, é fundada a Associação Cultural Projeto Lygia Pape, idealizada pela própria artista e dirigida por sua filha Paula Pape.

Comentário Crítico
Na década de 1950, Lygia Pape estuda com Fayga Ostrower (1920-2001), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, onde entra em contato com Hélio Oiticica (1937-1980), Aluísio Carvão (1920-2001), Décio Vieira (1922-1988), entre outros, com os quais integra o Grupo Frente, em 1954. Dedica-se à xilogravura e realiza, entre 1955 e 1959, Tecelares, série de obras abstrato-geométricas, nas quais usa formas muito simplificadas e explora a textura e os veios característicos da madeira, utilizados como valores gravados preexistentes.

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Outras informações de Lygia Pape:

  • Outros nomes
    • Lygia Pape
    • Lígia Pape
  • Habilidades
    • gravador
    • escultor
    • cineasta
    • professor de artes plásticas
    • Filósofo

Obras de Lygia Pape: (16) obras disponíveis:

Título da obra: Tecelar

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoTecelar : 1958
Autores da obra:
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Reprodução fotográfica Iara Venanzi/ Itaú Cultural

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Data de inícioMarginália 70: o experimentalismo do super-8 brasileiro (2002 : Araraquara, SP : Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade): 02-09-2002  |  Data de término | 06-09-2002
Resumo do artigo Marginália 70: o experimentalismo do super-8 brasileiro (2002 : Araraquara, SP : Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade):

Fontes de pesquisa (14)

  • KOSSOVITCH, Leon & LAUDANNA, Mayra.  Gravura no Século XX. In: GRAVURA: arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p., il. color. p. 3-34.
  • AMARAL, Aracy (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1977. 360 p.
  • Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p. 
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 20., 1989, São Paulo, SP. Catálogo - eventos especiais. Introdução João Cândido Galvão. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989. v. 2, 138 p., il. p&b. p.17
  • BRETT, Guy. A lógica da teia. In: PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. Texto Mário Pedrosa, Guy Brett, Hélio Oiticica; versão em inglês Esther Steams d'Utra e Silva, Stephen Berg. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 333 p., il. color. p. 304-315.
  • DOCTORS, Márcio. Lygia Pape. Galeria: Revista de Arte, São Paulo, n. 16, 1989, p. 137-138.
  • ENTRE o desenho e a escultura. Apresentação Cacilda Teixeira da Costa e Milú Villela; tradução Alberto Dwek, Noemi Jaffe; texto de Lisette Lagnado. São Paulo: MAM, 1995. 32p. il. color.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p.
  • LYGIA Pape. Comentário Luís Pimentel, Lygia Pape, Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Funarte, 1983. 48p. il. (Arte brasileira contemporânea).
  • MILLIET, Maria Alice. Tendências construtivas e os limites da linguagem plástica. In: MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte moderna. Organização Nelson Aguilar; coordenação Suzanna Sassoun; tradução Izabel Murat Burbridge, John Norman; apresentação Edemar Cid Ferreira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo : Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000. 255 p., il. color. p.44-58.
  • PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. Texto Mário Pedrosa, Guy Brett, Hélio Oiticica; versão em inglês Esther Steams d'Utra e Silva, Stephen Berg. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 333 p., il. color.
  • PAPE, Lygia. Lygia Pape. Entrevista Lúcia Carneiro, Ileana Pradilla. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998. 81 p. (Palavra do artista).
  • PAPE, Lygia. Lygia Pape. Texto de Paulo Herkenhoff. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995. 31p.
  • TENDÊNCIAS construtivas no acervo do MAC/USP: construção, medida e proporção. Organização Lisbeth Rebollo Gonçalves. Textos de Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado e Haroldo de Campos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1996. 79 p. : il. color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LYGIA Pape. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa950/lygia-pape>. Acesso em: 23 de Jul. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7