Artigo da seção pessoas Toledo Piza

Toledo Piza

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deToledo Piza: 18-02-1887 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Capivari) | Data de morte 1945 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Paisagem com Cascata , 1930 , Toledo Piza
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini

Biografia

Toledo Piza (Capivari, São Paulo, 1887 - São Paulo, São Paulo, 1945). Pintor. Forma-se em Direito, pela Sorbonne, por volta de 1909, em Paris, França. Em 1913, frequenta as aulas da Académie de la Grande Chaumière e recebe orientação de Lucien Simon (1861-1945) e René Ménard (1862-1930). Realiza exposições individuais na Galerie Carmine, na mesma cidade, em 1926 e 1929. Participa do Salão de Outono em 1921 e 1932; do Salão dos Independentes em 1925, e do Salon du Franc, em 1926. Transfere-se para São Paulo em 1933, quando integra a Família Artística Paulista - FAP, participando de sua segunda mostra desta em 1939. Nesse mesmo ano, um quadro seu é adquirido pelo governo francês. Expõe em individuais no Brasil. Apresenta trabalhos no Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, em São Paulo, em 1942 e 1944. Após sua morte, sua obra é mostrada em duas individuais: na sede paulistana do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB e no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, em 1946 e 1972, respectivamente. Seus trabalhos figuram ainda em várias exposições coletivas organizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros.

Comentário crítico
A absorção tardia do impressionismo e das obras de Cézanne por parte de Toledo Piza constitui ponto de concordância entre seus comentadores. Escreve o historiador Walter Zanini (1925-2013): "Desconhecendo o cubismo, ou a ele indiferente como aliás a outras correntes da vanguarda anterior à Primeira Guerra, ele assimilou tardiamente o impressionismo, superando-o com a influência de Cézanne"1. É possível constatar esse diálogo com a pintura impressionista em telas como Medas de Feno à Beira da Estrada (s.d.) e Paisagem Sob a Neve (s.d.). Apesar de sua presença em Paris no início do século XX, a pintura de Piza não faz referência aos movimentos de vanguarda do período - mesmo tendo deixado registrado seu conhecimento do cubismo em depoimento escrito por volta de 19342. Segundo a historiadora Aracy Amaral, deve-se ao retorno ao Brasil uma mudança no entendimento plástico do artista, que se afasta das soluções impressionistas. Na década de 1930, em São Paulo, o pintor trava contato com a Família Artística Paulista - FAP, expondo com seus membros em 1939. Há uma sintonia entre o tom modernista moderado da produção da Família e a obra um pouco conservadora de Piza. Da fase brasileira é Amparo II, c.1935, na qual se apresenta a bidimensionalidade do quadro - os elementos parecem empilhados em planos de pouquíssima profundidade. Há uma composição em blocos ou volumes maciços - que faz referência à pintura cézanniana - e, ao mesmo tempo, um tratamento bastante descritivo das casas. O céu é reduzido a um espaço mínimo da composição, que está quase toda preenchida por volumes que compõem uma espécie de morro. A comparação entre as obras da fase brasileira e da francesa do artista demonstra a transformação pela qual passa - segue sem usar planos perspectivos, porém não se interessa mais pelos efeitos da luz sobre a paisagem. A pincelada agora raramente mostra o gesto que a origina.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Toledo Piza:

  • Outros nomes
    • Domingos Viegas de Toledo Piza
  • Habilidades
    • Pintor

Obras de Toledo Piza: (11) obras disponíveis:

Título da obra: Amparo

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoAmparo : ca. 1935
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Exposições (30)

Todas as exposições

Eventos relacionados (1)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (8)

  • 50 Pinturas de Domingos de Toledo Piza. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1972.

    AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: 34, 1998.

    ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

    ARTE no Brasil. Apresentação de Pietro Maria Bardi e Pedro Manuel. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • O MODERNISMO de 1917 a 1930. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1975. (Ciclo de Exposições de Pintura Brasileira Contemporânea).
  • OS SALÕES: da família artística paulista, de maio e do sindicato dos artistas plásticos de São Paulo. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1976. (Ciclo de Exposições de Pintura Brasileira Contemporânea).
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • TRÊS pioneiros do tempo dos salões: Domingos Toledo Piza, Renée Lefreve, Hugo Adami: década de trinta. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1980. (Ciclo de Exposições Momentos da Pintura Paulista).
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • TOLEDO Piza. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9453/toledo-piza>. Acesso em: 26 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7