Artigo da seção pessoas Aluísio Carvão

Aluísio Carvão

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deAluísio Carvão: 24-01-1920 Local de nascimento: (Brasil / Pará / Belém) | Data de morte 15-11-2001 Local de morte: (Brasil / Minas Gerais / Poços de Caldas)
Imagem representativa do artigo

Composição II , 1967 , Aluísio Carvão
Reprodução fotográfica Jaime Acioli

Biografia
Aluísio Carvão (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001). Pintor, escultor, ilustrador, ator, cenógrafo, professor. Inicia sua atividade artística como ilustrador, no Pará. Atua também como escultor e cenógrafo. Passa a dedicar-se à pintura em 1946, quando realiza sua primeira exposição individual no Amapá, onde reside temporariamente. Em 1949 é contemplado pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC com uma bolsa destinada a professores de artes e muda-se para o Rio de Janeiro. Ingressa no curso livre de pintura de Ivan Serpa (1923-1973), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1952. Integra o Grupo Frente entre 1953 e 1956, e toma parte das principais exposições coletivas ligadas ao concretismo brasileiro, como a 1ª Exposição Nacional de Arte Abstrata, em 1953, em Petrópolis; as mostras do Grupo Frente realizadas no Rio de Janeiro, em 1954 e 1955; e a 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo, em 1956, e no Rio de Janeiro, em 1957. Entre 1957 e 1959, leciona no MAM/RJ, substituindo Ivan Serpa. Realiza uma exposição individual na Galeria de Artes das Folhas em 1958, em São Paulo.

Assina, com os artistas Amilcar de Castro (1920-2002), Franz Weissmann (1911-2005), Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape (1927-2004) e o poeta Reynaldo Jardim (1926- ), o Manifesto Neoconcreto, escrito por Ferreira Gullar (1930- ) em 1959. Com esse grupo de artistas, participa da Exposição de Arte Neoconcreta, em 1959, no Rio de Janeiro, também exibida em São Paulo e Salvador.

Em 1960, participa da mostra Konkrete Kunst, em Zurique, e da Exposição de Arte Neoconcreta, em Munique. É contemplado no Salão Nacional de Arte Moderna com o prêmio de viagem ao exterior. Como artista visitante, ingressa na Hochschule für Gestaltung - HfG [Escola Superior da Forma], em Ulm, na Alemanha. Viaja por vários países da Europa e retorna ao Brasil em 1963. Torna-se professor do MAM/RJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Entre 1966 e 1979, trabalha na área de artes gráficas e desenho industrial, produzindo cartazes, capas de livros e selos. Participa com dois trabalhos da mostra Nova Objetividade Brasileira, no MAM/RJ, em 1967.

Na década de 1980, integra diversas retrospectivas sobre arte concreta e neoconcreta. Uma importante retrospectiva do artista é realizada em 1996, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, e segue para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), Salvador, e MAM/RJ. Com outros artistas, participa da exposição Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner, realizada em 1998 no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e em 1999 no MAM/RJ. As obras de Aluísio Carvão são apresentadas em diversas Bienais Internacionais de São Paulo; na 4ª Bienal de Tóquio, em 1957; e na 1ª Bienal Interamericana do México, em 1958.

Comentário Crítico
As pinturas de Aluísio Carvão no início de carreira, antes de se transferir para o Rio de Janeiro, são em sua maioria paisagens, em que se percebem ressonâncias do impressionismo. Após o aprendizado com Ivan Serpa (1923-1973) e o contato com o meio artístico carioca, na década de 1950, nota-se uma transformação significativa em sua pintura, que abandona a representação figurativa do real e dedica-se a explorar "estruturas reduzidas ao mínimo, rigorosas na sua geometria linear e concentradas em contrastes binários de ritmos puramente óticos".1 As composições do período em que integra o Grupo Frente, próximas ao concretismo, lidam com estruturas formais rigorosas, geométricas.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Aluísio Carvão:

  • Outros nomes
    • Aluísio Carvão
    • Carvão
    • Aloísio Carvão
  • Habilidades
    • pintor
    • escultor
    • cenógrafo
    • professor de artes
    • ilustrador
    • ator

Obras de Aluísio Carvão: (24) obras disponíveis:

Todas as obras de Aluísio Carvão:

Exposições (220)

Todas as exposições

Eventos relacionados (2)

Fontes de pesquisa (66)

  • AGUILAR, Nelson (org.) Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994
  • ALUÍSIO Carvão. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 1999. 95 p., il. color. ISBN 85-86796-32-8. 759.81 C331a
  • ALUÍSIO Carvão. Texto Anna Maria Martins; introdução Fernando Cocchiarale; apresentação José Carlos Martins. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 1999. 95 p. , il. color.
  • AR: Exposição de artes plásticas, brinquedos, objetos e maquetes. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1997. [24p.], il. color. RJpi 1997/ar
  • Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p.  709.04057 A786
  • Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p. 
  • ARTISTAS desenhistas. Rio de Janeiro: Sesc Copacabana, 1997. [8] p. RJsesc 1997
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. 428 p. R750.81 A973d 2.ed.
  • BIENAL Brasil século XX, 1994, São Paulo, SP; AGUILAR, Nelson (Org.). Bienal Brasil século XX : catálogo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 516 p., il. color. ISBN 85-85298-02-2. 700 BI588sp Sec.XX
  • BIENAL Brasil Século XX. Organização Nelson Aguilar; apresentação Edemar Cid Ferreira; texto José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Agnaldo Farias; curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 516 p. , il. color.
  • Bienal mostra arte de Mercosul em Porto Alegre. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 01 de out. 97. Caderno 2, p.D14. BIENAL DE ARTES VISUAIS DO MERCOSUL
  • CANONGIA, Ligia (Coord.). Abstração geométrica 1 : concretismo e neo concretismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1987. 70 p., il. color. RJfunarte 1987/ag
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão. Rio de Janeiro: MAM, 1996. 64 p. , il. color.
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão. Texto Frederico Morais. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. [17] p. , il. color.
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão. Texto Frederico Morais. [s.l.: s. n. ], 1985. [14] p. , il. color.
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão: pinturas. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1986. Folha dobrada, 5 il. color.
  • CARVÃO, Aluísio. A pintura me envolve de forma permanente. Estado de São Paulo, Caderno 2, 12 jul. 2001.
  • CARVÃO, Aluísio. A pintura me envolve de forma permanente. Estado de São Paulo, São Paulo, 12 de jul. 2001. Caderno 2. Não catalogado
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio CARVÃO . São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. [17] p., il. color., foto p&b. Ca331 1986
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio CARVÃO . [s.n.], 1985. [14] p., il. p&b color. Ca331 1985
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão. Rio de Janeiro: MAM, 1996. 64 p., il. color. CAT-G Ca331 1996
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão. São Paulo: Galeria Arte Global, 1983. CAT-G Ca331 1976
  • CARVÃO, Aluísio. Pinturas de 1958 a 1960. Rio de Janeiro: MAM, 1961. Ca331 1961
  • CARVÃO, Aluísio. Sala especial Aluísio Carvão. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. folha dobrada, il. Ca331s 1998
  • CARVÃO, Aluísio. Aluísio Carvão : pinturas. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1986. 1 folha dobrada, 5 il. color. CARVÃO, Aluisio DOSSIÊ
  • CARVÃO, Aluísio; SILVEIRA, Dora (Coord. ). Aluísio Carvão. Curadoria Luiz Camillo Osório; versão em inglês Ricardo Quintella. Rio de Janeiro: MAC-Niterói, 2001. [47] p. , il. color.
  • CARVÃO, Aluísio; SILVEIRA, Dôra (Coord.). Aluísio CARVÃO. Niterói: MAC-Niterói, 2001. [47] p., il. color. Ca331 2001
  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1973. v.1: A a C. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1973. v.1: A a C. (Dicionários especializados, 5).
  • COLEÇÃO Gilberto Chateaubriand: retrato e auto -retrato da arte brasileira. Texto Frederico Morais. São Paulo: MAM, 1984. [104] .p, il. color. SPmam 1984/r
  • Desexplosignição: homenagem à exposição nacional de arte concreta. São Paulo: Casa das Rosas, 1996. 1 folha dobrada, il. color. SPcr 1996/d
  • Experiência neoconcreta. Rio de Janeiro/Curitiba, MAM e Museu Municipal de Arte, 1991. Não catalogado
  • EXPOSIÇÃO Brasil- JAPÃO DE Arte Contemporânea, 9., 1990, São Paulo. São Paulo: Fundação Brasil- Japão de Artes Plásticas, 1990. 86 p., il. p&b. CAT-G SPfbjap 1990/n
  • Exposição do acervo da Caixa. São Paulo, Conjunto Cultural da Caixa 13 Galeria, 1997. Não catalogado
  • Exposição retrospectiva, histórica e comemorativa dos 40 anos do Grupo Frente. Rio de Janeiro, Ibeu, 1994. Não catalogado
  • GRUPO frente / I Exposição Nacional de Arte Abstrata: 1954- 1956 / Hotel Quitandinha - 1953. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1984. [72] p., il. p&b. RJbanerj 1984/g
  • GRUPO frente/I Exposição Nacional de Arte Abstrata: 1954-1956/Hotel Quitandinha - 1953. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1984. [72] p. , il. p&b.
  • IMAGEM gráfica. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1995. 160 p., il. p&b. ISBN 85-85954-02-7 CAT-G RJeavpl 1995/i
  • Jornal do Brasil, 18 de nov. 2001. Caderno B. Não catalogado
  • KLEIN, Cristian. A arte dos anos de chumbo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25 jul. 1998. B, P. 4. MAM (Rio de Janeiro, RJ)
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM. CDR 759.981 L533q
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p. R759.981 L533d
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p.
  • LISBOA, Solange (Coord.); RUETE, Antonio (Coord.). Arte suporte computador. São Paulo: Casa das Rosas, 1997. 62 p., il. color. SPcr 1997/a
  • MARTINS, Anna Maria. Aluísio Carvão. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 1999.
  • MILLEN, Manya. Mostra para reescrever a história da arte. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de set. 1997. 2º Caderno, p. 4 BIENAL DE ARTES VISUAIS DO MERCOSUL
  • MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. São Paulo: MAM; Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988. 352 p., il., p&b., color. 709.8104 B823m
  • Museu de Arte Moderna 13 MAM/SP (Panorama apresenta a crise da pintura... Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 de mar. 93. Ilustrada, 6. Não catalogado
  • NEMER, José Alberto. Icones da utopia. Belo Horizonte: Fundação Palácio das Artes, 1992. 87p. il. color. CAT-G MGfpa 1992/i
  • NEOCONCRETISMO 1959/ 1961. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1984. [52] p., il. p&b. RJbanerj 1984/n
  • PAIXÃO do olhar: instalação, pintura, fotografia e vídeo. Rio de Janeiro: MAM, 1993. 32 p., il. RJmam 1993/p
  • PANORAMA DE Arte Atual Brasileira, 1975, São Paulo, SP. PANORAMA de Arte Atual Brasileira 1975: escultura e objeto. São Paulo: MAM, 1975. 86 p., il. p&b. SPpab 1975
  • PANORAMA DE arte atual brasileira, 1983, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1983: pinturas. São Paulo: MAM, 1983. [52] p., il. p&b. SPpab 1983
  • PANORAMA DE arte atual brasileira, 1993, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1993: pintura. São Paulo: MAM, 1993. 65 p., 40 il. SPpab 1993
  • PEDROSA, Mário; AMARAL, Aracy (Org. ). Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981. 421 p. (Debates, 170).
  • PEDROSA, Mário; AMARAL, Aracy (org.). Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília . São Paulo: Perspectiva, 1981. 421 p. (Debates, 170). 701.18 P372d
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Texto Mário Barata, Lourival Gomes Machado, Carlos Cavalcanti et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 559 p. R703.0981 P818d
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p. 709.8104 Cg492pr
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p.
  • RIO: mistérios e fronteiras. Tradução Antonio Carioca. Rio de Janeiro: MAM, 1995. 55 p., il., figs. RJmam 1995
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 16. , 1998, Rio de Janeiro, RJ; TELES, Leila Cristina (Coord.). 16º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. 308 p., il. color. ISBN 85-85781-68-8. CAT-G RJsnap 16/1998
  • SILVEIRA, Dôra (Coord.). Espelho da Bienal. Curadoria Ruben Breitman; versão em inglês Jullan Smyth; texto Mário Pedrosa e Paulo Reis; apresentação Italo Campofiorito. Niterói: MAC-Niterói, 1998. [16] p., 11 cartões-postais. RJmac 1998
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v. 709.81 H673 v.1
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ALUÍSIO Carvão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9406/aluisio-carvao>. Acesso em: 17 de Ago. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7