Artigo da seção pessoas José Resende

José Resende

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deJosé Resende: 02-01-1945 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
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Sem Título , 1974 , José Resende
Reprodução fotográfica Eduardo Ortega

Biografia

José de Moura Resende Filho (São Paulo, São Paulo, 1945). Escultor. Cursa gravura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em 1963. No mesmo ano, ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Começa a estudar desenho com Wesley Duke Lee (1931-2010). Em 1964, faz estágio no escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928). Em 1966, funda, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner (1932)Geraldo de Barros (1923-1998), Frederico Nasser (1945) e Carlos Fajardo (1941) o Grupo Rex. Forma-se em arquitetura e é um dos fundadores da Escola Brasil:, juntamente com Luiz Paulo Baravelli (1942), Frederico Nasser e Carlos Fajardo. Na década de 1970, é professor do Instituto de Artes e Decoração da Faculdade de Comunicação e Arte da Universidade Mackenzie, e do Departamento de Escultura da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Em 1975, é co-editor da revista Malasartes, na qual publica artigos. Entre 1976 e 1986, é professor titular de Linguagem Arquitetônica e chefe de departamento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Entre 1984 e 1985, reside em Nova York como bolsista da Fundação John Simon Guggenheim. Em seus trabalhos, explora as potencialidades expressivas dos materiais empregados, revelando o diálogo com a arte povera e com o pós-minimalismo norte-americano. Trabalha com uma diversidade de materiais como pedras, tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro. Emprega ainda líquidos como o mercúrio, água e tinta sépia. Em obras mais recentes, usa também o couro e a parafina.

Análise

No começo da década de 1960, José Resende estuda desenho com Wesley Duke Lee e faz curso de gravura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo. Em 1967, forma-se em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nessa época, trabalha como estagiário no escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros, Carlos Fajardo e Frederico Nasser, cria o Grupo Rex em 1966. Em 1970, José Resende participa da fundação do Centro de Experimentação Artística Escola Brasil:, que valoriza métodos distintos do ensino tradicional em artes visuais. Passa a lecionar em várias instituições de São Paulo, entre elas a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). De 1979 a 1981, faz curso de pós-graduação no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP).

Na década de 1960, sua obra, como aponta a estudiosa Daisy Peccinini, apresenta evocações de uma atmosfera "mágica", advindas provavelmente do estudo com Wesley Duke Lee, como ocorre em Homenagem ao Horizonte Longínquo (1967). Nas obras Retrato de Meu Pai (1965), Liaisons Dangereuses (Ligações Perigosas, 1966) e Núpcias no Tapete Mágico (1967), nota-se o caráter de fantasia evocativa eivado de tom irônico de origem pop.

Mais tarde seus trabalhos adquirem uma característica mais literal, tirando proveito das potencialidades expressivas dos materiais empregados, em consonância com preocupações da arte povera e do pós-minimalismo norte-americano. Entende-se assim a diversidade de materiais escolhidos pelo artista: tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro. Emprega com freqüência os mais diversos líquidos: mercúrio, água e tinta sépia. Em obras posteriores usa também o couro e a parafina. O artista valoriza muito a escolha dos materiais, que têm em si um caráter expressivo. O uso da parafina, por exemplo, por ser um material que se solidifica facilmente, permite ao espectador a observação do gesto do escultor e a cristalização dessa ação, na forma final. Em algumas esculturas da década de 1990, utiliza calotas metálicas como módulos para várias articulações.

Em síntese, a produção mais característica do artista procura dar relevância aos elementos empregados e às suas relações com o espaço, em lugar de apenas utilizá-los como suporte para formas convencionais. Explora a realidade espacial criando esculturas que incorporam ou dialogam com os espaços vazios. Seus trabalhos distinguem-se pelas articulações plásticas tensas: torções, curvas e nós, que sugerem equilíbrio precário, sensação de movimento ou deslocamento.

Outras informações de José Resende:

  • Outros nomes
    • José de Moura Resende Filho
    • José Rezende
  • Habilidades
    • gravador
    • escultor
    • arquiteto
    • desenhista
    • professor de artes
    • editor

Obras de José Resende: (42) obras disponíveis:

Todas as obras de José Resende:

Midias (1)

Edição de texto e roteiro Cacá Vicalvi Edição de Imagens Karan España Produção Documenta Vídeo Brasil Itaú Cultural

Exposições (256)

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Eventos relacionados (5)

Fontes de pesquisa (16)

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  • ESCULTURA brasileira: da Pinacoteca ao Jardim da Luz. Curadoria Agnaldo Farias; texto Agnaldo Farias. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2000. 95 p., il. color.
  • GONÇALVES FILHO, Antonio. José Resende dá dimensão poética ao vazio. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 10 out. 1995. Caderno 2, p. D-7.
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  • MENDONÇA, Casimiro Xavier de. José Resende: ação sobre a matéria. Galeria: Revista de Arte, São Paulo, n. 9, p. 62-69, 1988.  
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  • RESENDE, José. José Resende. Texto Ronaldo Brito; versão John Manuel Monteiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 24p.
  • SANTANA FILHO, Élcior Ferreira de (coord.); FILUS, Cláudio (coord.). Escultura Brasileira: perfil de uma identidade. Curadoria Emanoel Araújo, Sérgio Pizoli; tradução David Coles, Eloisa Marques, Daril Collard; texto Mário de Andrade, Mayra Laudanna, Aracy Amaral, André Breton, Stephanie Le Follic, Murilo Mendes, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Geraldo Ferraz, José Geraldo Vieira, Walter Zanini, Frederico Morais, Casimiro Xavier de Mendonça, Olívio Tavares de Araújo, Juana Elbein dos Santos, Ronaldo Brito, Paulo Sérgio Andrade, Guy Brett, Sheila Leirner. São Paulo: Imprensa Oficial, 1997. 207 p., il. color.
  • SETE artistas: Sérgio de Camargo, Tunga, Cássio Michalany, Franz Weissmann, Lasar Segall, José Resende, Tomie Ohtake. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1985. [82] p., il. p&b., color.
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. Texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Celso Favaretto, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 1999. 264 p., il. color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOSÉ Resende. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8972/jose-resende>. Acesso em: 24 de Jun. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7