Título da obra: A Cegonha


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
A Cegonha
,
1987
,
Beralda Altenfelder
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Maria Beralda Altenfelder Santos (São Paulo, São Paulo, 1961). Pintora, gravadora, desenhista. Em 1976, ingressa no curso básico de desenho na Escola Panamericana de Arte, e cinco anos mais tarde inicia curso de programação gráfica no Escritório Brasileiro de Arte - Ebart, no qual, entre 1982 e 1983, estuda desenho e criatividade com Zélio e Ziraldo. Nesse período, estuda história da arte no curso livre do arquiteto Herbert Duschenes, tem aulas de desenho e pintura nas oficinas de técnicas mistas do Sesc Pompéia e cursa desenho de observação com Carlos Fajardo. Participa como ouvinte de diversos cursos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, como o de teoria da cor com Carmela Gross, serigrafia com Regina Silveira, e xilogravura e gravura em metal com Evandro Carlos Jardim, além de um curso de estética com Celso Favaretto, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Continuando sua formação, Beralda Altenfelder gradua-se, em 1983, em publicidade e propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, e no ano seguinte participa do curso para professores de educação artística, ministrado por Paulo Portella na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp. No biênio 1985-1986, estuda técnicas e materiais com Ubirajara Ribeiro, natureza e uso dos materiais com Júlio Eduardo C. Dias de Moraes e introdução à história da arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Muda-se para Berlim em 1994, onde reside até 1997, quando retorna a São Paulo.
Em suas pinturas, Beralda Altenfelder cria um universo próprio formado por monstros e criaturas fantásticas. Suas telas são povoadas por seres quase humanos, máscaras, caretas e fusões de animais (cavalo com cabeça de galinha, lagarto com orelhas de gato). Dessa maneira, a artista invoca, por exemplo, os imaginários de Oswaldo Goeldi e, com mais força, os de Marcelo Grassmann. Tais criaturas, muitas vezes compostas de formas simplificadas e traços esquemáticos, com frequência remetem ao imaginário e ao desenho infantil. O universo da infância se faz notar tanto nos temas quanto nos títulos, como em A Cegonha e O Circo, pinturas de 1987. A artista se vale de pinceladas soltas e amplas, que sublinham o aspecto bizarro das figuras, e o clima feérico é reforçado pela elaboração de uma luminosidade que inspira o insólito, que cria uma atmosfera fria e noturna, própria dos temores infantis na hora de dormir, inspirados pelas histórias de fantasmas e superstições. Ao optar por uma pintura sem modelado e sem perspectiva, Beralda Altenfelder cria para suas figuras um habitat pictórico pouco profundo, uma vez que o próprio fundo da pintura se aproxima da superfície, na qual essas criaturas noturnas aparecem como que coladas ao plano e, por isso mesmo, mais próximas do espectador.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU)
Paço Municipal
Casa das Artes Plásticas 'Miguel Dutra' (Piracicaba, SP)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Paço Municipal
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Galeria Sesc Paulista
Paço Municipal
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: