Artigo da seção pessoas Carlito Carvalhosa

Carlito Carvalhosa

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCarlito Carvalhosa: 1961 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
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Sem Título , 1985 , Carlito Carvalhosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Biografia

Luiz Carlos Cintra Gordinho Carvalhosa (São Paulo, São Paulo, 1961). Pintor, gravador. Estuda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), de 1980 a 1984. Faz o curso de gravura em metal no ateliê de Sérgio Fingermann (1953), entre 1980 e 1982. Na década de 1980, integra o grupo Casa 7, com Rodrigo Andrade (1962), Fábio Miguez (1962), Nuno Ramos (1960) e Paulo Monteiro (1961) e, como eles, produz pinturas de grandes dimensões, com ênfase no gesto pictórico.  No fim dos anos 1980, realiza quadros com cera pura ou misturada a pigmentos. Posteriormente passa a realizar esculturas com materiais diversos e predominantemente de aparência orgânica e maleável. Em 1989, recebe bolsa do Deutscher Akademischer Austauch Dienst (DAAD) [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico], e permanece em Colônia, Alemanha, até 1992. Em meados da década de 1990, realiza as "ceras perdidas" e esculturas de porcelana, explorando as propriedades estéticas dos materiais. Em 2000, é publicado o livro Carlito Carvalhosa, pela editora Cosac & Naify, com textos de Rodrigo Naves, Alberto Tassinari e Lorenzo Mammì.

Análise

A produção inicial de Carlito Carvalhosa já revela uma preocupação construtiva, buscando vínculos entre a dimensão expressiva da matéria e a forma. Em quadros realizados com cera, no fim dos anos 1980, o artista explora a maleabilidade e o caráter translúcido da matéria. O olhar do espectador se perde, não encontrando um ponto de apoio definitivo. Essa ambigüidade também se revela nas esculturas, cuja colocação no espaço sugere sempre uma posição precária, gerando um desconforto para o olhar. O artista utiliza predominantemente materiais maleáveis, miméticos e de cores branca ou translúcida. Como nota o crítico Lorenzo Mammì, o resultado final revela o processo de construção da obra, mas também o falsifica, alterando dados sobre as propriedades dos materiais.

Como nota o crítico Rodrigo Naves, nas "ceras perdidas", realizadas entre 1994 e 1995, a plasticidade da cera assegura a evidenciação do processo construtivo, por meio da lembrança dos cilindros que as moldaram. Nas esculturas de porcelana, criadas em 1996 e 1997, associa o aspecto orgânico à rigidez e à aparência asséptica do material. Como aponta ainda Naves, nessas esculturas a percepção do espectador se alterna entre as várias propriedades das peças, sem chegar a uma unidade harmônica. Na opinião do crítico, na produção do artista ocorre uma espécie de convívio cindido entre aspectos formais que deveriam se apresentar unificados, e nisto reside o incômodo, mas também o interessante de sua obra.

Outras informações de Carlito Carvalhosa:

  • Outros nomes
    • Luiz Carlos Cintra Gordinho Carvalhosa
    • Luiz Carlos Carvalhosa
  • Habilidades
    • Pintor
    • escultor
    • gravador
    • Artista intermídia
    • Arquiteto
  • Relações de Carlito Carvalhosa com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Carlito Carvalhosa: (12) obras disponíveis:

Midias (1)

Carlito Carvalhosa - Enciclopédia Itaú Cultural
O paulistano Carlito Carvalhosa afirma que pintar é lidar com demônios. “Quando você faz pintura, está mexendo com 400, 500 anos de tradição, não tem como escapar. Mas tem como levar isso de uma maneira que não seja com reverência, de forma ativa, que funcione”, acredita o artista. Segundo ele, a natureza dos materiais que utiliza, em sua maioria maleáveis, muitas vezes determina as características da criação, com interferências de elementos como a gravidade ou a maneira como o gesso e a cera se moldam. São todos elementos do acaso que, em sua opinião, estabelecem uma relação mais interessante do que a tentativa de deixar as peças totalmente ao natural, como se não tivessem passado por uma interferência. Entre seus trabalhos, Carvalhosa destaca a carga simbólica de pinturas realizadas sobre espelhos, suporte que potencializa os significados para muito além do reflexo do observador.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Exposições (101)

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Fontes de pesquisa (10)

  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • CARVALHOSA, Carlito. Carlito Carvalhosa. Tradução John Manuel Monteiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 1995.
  • CARVALHOSA, Carlito. Carlito Carvalhosa: pintura com cera. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1987.
  • CARVALHOSA, Carlito. Carlito Carvalhosa. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1994.
  • CARVALHOSA, Carlito. Carlito Carvalhosa. São Paulo: Paulo Figueiredo Galeria de Arte, 1989.
  • CARVALHOSA, Carlito. Carlito Carvalhosa. Versão em inglês Regina de Barros Carvalho, Jonathan Morris, John Manuel Monteiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
  • CARVALHOSA, Carlito. Para uma atitude mais individualista. Arte em São Paulo, São Paulo, n.29, mar. 1985, .
  • CASA 7. Tradução Barbara Gancia. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1985.
  • CASA 7: pintura. São Paulo: MAC/USP, 1985.
  • LAGNADO, Lisette. Les Enfants terribles da Casa 7. Arte em São Paulo, São Paulo, n.30, maio 1985.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CARLITO Carvalhosa. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8854/carlito-carvalhosa>. Acesso em: 16 de Out. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7