Artigo da seção pessoas Siron Franco

Siron Franco

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deSiron Franco: 26-07-1947 Local de nascimento: (Brasil / Goiás / Goiás)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1980 , Siron Franco
Reprodução fotográfica Marcelo Novaes

Biografia

Gessiron Alves Franco (Goiás Velho, Goiás, 1947). Pintor, escultor, ilustrador, desenhista, gravador e diretor de arte. Muda-se para Goiânia em 1950, onde estuda pintura com D. J. Oliveira (1932-2005) e Cleber Gouvêa (1942-2000), em 1960, ano em que também é aluno-ouvinte da Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiânia. Entre 1969 e 1971, freqüenta os ateliês de Bernardo Cid (1925-1982) e Walter Levy (1905-1995), em São Paulo, integrando o grupo que faz a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta. Em 1975, com o prêmio viagem ao exterior, reside entre capitais européias e o Brasil. Em 1979, inicia o Projeto Ver-A-Cidade, realizando diversas interferências no espaço urbano de Goiânia. Entre 1985 e 1987, faz direção de arte para documentários de televisão como Xingu, concebido por Washington Novaes, premiado com medalha de ouro no Festival Internacional de Televisão de Seul. Desde 1986, realiza monumentos públicos, baseados na realidade social do país. Entre 1992 e 1997, ilustra vários livros, como O Desafio do Branco, de Antonio Carlos OsórioO Forasteiro, de Walmir Ayala (1933-1991), e Contos que Valem uma Fábula: História de Animais Animados, de Katia Canton (1962), entre outros.

Análise

A pintura de Siron Franco tem sido associada por alguns críticos à produção do artista inglês Francis Bacon (1909-1992), por ser povoada por seres monstruosos ou por revelar uma dimensão aterrorizadora. Nas séries Fábulas de Horror (1975) ou Semelhantes (1980), pinta figuras de ar sinistro, que não têm traços distintivos ou que apresentam deformações. Emprega freqüentemente o plano de fundo negro em seus quadros, utilizando uma gama cromática escura, na qual predominam marrom e vermelho. Como nota a crítica inglesa Dawn Ades (1943), na série Peles (1984) o artista cria superfícies de grande sensualidade, que envolvem também uma ambigüidade: escondem a violência e a crueldade necessárias para sua produção. Já nos quadros da série Césio (1987), concebidos com uma gama muita restrita de pigmentos, o pintor comenta a tragédia ocorrida em Goiânia, ocasionada pelo vazamento de material radioativo.

Em obras do fim da década de 1990, o artista passa de uma figuração mais evidente para a utilização de grandes planos cromáticos, em obras quase abstratas, nas quais emprega diversas técnicas: colagens, desenhos e grafismos. Como aponta Dawn Ades, sua produção destaca-se pela inovação formal, pelo compromisso com o satírico, que convive de maneira inusitada com a pintura "séria", e pela referência a importantes questões políticas e sociais, como a ecologia e a defesa dos povos indígenas. Para Siron Franco "a arte tem a finalidade de tentar dias melhores para o homem". Ele afirma: "eu tento, ao meu modo, testemunhar a minha época, o que faço é uma crônica subjetiva da época em que vivo".

Outras informações de Siron Franco:

  • Outros nomes
    • Gessiron Alves Franco
    • Gessirom Alves Franco
  • Habilidades
    • Ilustrador
    • desenhista
    • Pintor
    • escultor
    • diretor de arte
    • gravador
  • Relações de Siron Franco com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Siron Franco: (65) obras disponíveis:

Título da obra: Fuga

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoFuga : 1975
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Todas as obras de Siron Franco:

Midias (1)

Siron Franco - Enciclopédia Itaú Cultural
Em seu método de criação, Siron Franco passa do desenho projetado de figuras emblemáticas, nos anos 1970, início dos 80, para um esquema em que tudo se “autodetermina”, segundo ele, diretamente sobre a tela, sem um traçado idealizado anteriormente. “Mas eu sei o que quero trabalhar em uma peça de 2 x 2 [metros] ou numa vertical. O que acontece é que eu salto. Tem uma piscina lá embaixo e eu dou um mergulho. Como a minha cabeça vai bater, eu não sei”, compara. “Já nos anos 70, eu sabia. O quadro vinha pronto, como uma cena de teatro, e eu pintava. Os processos são diferentes.” Apesar disso, no entanto, Franco nega que sua pintura esteja sendo “abstraída”. “Sempre lidei com imagens. Não necessariamente só com a imagem do homem. Pode ser a do piso do meu ateliê, por exemplo”, descreve. Sua produção é resultado de longo período de concepção, com brechas para mudanças de direção ou mesmo para a destruição total da tela.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Espetáculos (1)

Exposições (310)

Todas as exposições

Eventos relacionados (2)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (17)

  • ADES, Dawn. Figuras e semelhanças pinturas de 1968 a 1995: Siron Franco. Tradução Maria Thereza de Rezende Costa. Rio de Janeiro, RJ: Index, 1995. 240 p..
  • ARAÚJO, Olívio Tavares de. O olhar amoroso: textos sobre arte brasileira. São Paulo: Momesso, 2002. 336 p.
  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1974. v.2: D a L. (Dicionários especializados, 5).
  • DOCTORS, Márcio. Siron Franco: filho do absurdo. Galeria: revista de arte, São Paulo: Area Editorial, n.14, p.80-87,1989.
  • FIGUEIREDO, Aline. Artes plásticas no Centro-Oeste. Apresentação Aline Figueiredo. Cuiabá: UFMT/MACP, 1979. 360 p., il. color.
  • FRANCO, Siron. O Curral. Apresentação Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Métron Projetos e Eventos Culturais, 1989. [20] p.
  • FRANCO, Siron. Pinturas. Apresentação Fábio Luiz Borgatti Coutinho. Porto Alegre: Margs, 1999. 94 p., il. p.b. color.
  • FRANCO, Siron. Pinturas. Apresentação Olívio Tavares de Araújo; comentário Walmir Ayala, Jayme Maurício, Roberto Pontual, José Roberto Teixeira Leite, Marinho de Azevedo. São Paulo: Cosme Velho Galeria de Arte, 1975. 10 p., il. p.b. color.
  • FRANCO, Siron. Siron Franco: pinturas e desenhos de 1975 a 1984. São Paulo: Companhia das Artes, 1988. , il. color.
  • FRANCO, Siron. Siron Franco. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. 24 p., il color., p.b.
  • FRANCO, Siron. Siron Franco. São Paulo: MASP, 1980. [16] p., il. p&b, color.
  • FRANCO, Siron. Siron Franco. Rio de Janeiro : Centro Cultural Banco do Brasil, s.d.
  • GULLAR, Ferreira. Relâmpagos: dizer o ver. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • MOSTRA do acervo. São Paulo: Sudameris Galleria, 1996. p.19 SPsuda 1996/m
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SIRON Franco. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8771/siron-franco>. Acesso em: 09 de Dez. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7