Artigo da seção pessoas Sérgio Camargo

Sérgio Camargo

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deSérgio Camargo: 08-04-1930 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 20-02-1990 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1969 , Sérgio Camargo
Reprodução fotográfica Eduardo Castanho/Itaú Cultural

Biografia
Sérgio Camargo (Rio de Janeiro, RJ, 1930 - idem 1990). Escultor. Inicia sua formação em artes aos 16 anos, na Academia Altamira, em Buenos Aires, sob orientação de Emilio Pettoruti (1892-1971) e Lucio Fontana (1899-1968). Em 1948, viaja para a Europa, onde entra em contato com a obra dos escultores Constantin Brancusi (1876-1957), Hans Arp (1886-1966) e Georges Vantongerloo (1886-1965). Na França, frequenta o curso de filosofia na Sorbonne, e estuda com Gaston Bachelard. Em 1953, volta ao Brasil e, no ano seguinte, expõe no Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Ainda em 1954, realiza suas primeiras esculturas figurativas em bronze. Em 1961, passa a residir em Paris, onde frequenta o curso de sociologia da arte com Pierre Francastel (1905-1970), na École Pratique des Hautes Études e realiza suas primeiras experimentações com estruturas irregulares, em gesso, areia e tecido. Em 1963, executa os primeiros trabalhos da série "relevos", quando utiliza cilindros de madeira para compor a obra. Inicia, em meados dos anos 1960, trabalhos em mármore, passando, nos anos de 1970, a realizar suas obras quase exclusivamente com este material. Retorna ao Rio de Janeiro em 1974. Realiza diversas obras para espaços públicos, entre elas: muro estrutural para o Palácio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; Tríptico para o Banco do Brasil de Nova York; coluna Homenagem a Brancusi para a Faculdade de Medicina de Bourdeaux, França; escultura na Praça da Sé, São Paulo, e monumento para o Parque da Catacumba, Rio de Janeiro.

Comentário Crítico
Com sua "geometria empírica",1 Sérgio Camargo torna-se um dos mais originais escultores brasileiros ligados à vertente construtiva. No início dos anos 1960, momento em que muitos acreditavam no esgotamento e defendiam a superação do legado moderno, Camargo lança-se na aventura do embate da forma moderna com os problemas culturais que lhe eram contemporâneos, inaugurando uma trajetória na qual a relação conflituosa, mas sempre atenta, com essa tradição gera uma produção inovadora e singular.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Sérgio Camargo:

  • Outros nomes
    • Sergio Camargo
    • Camargo
    • Sérgio de Camargo
  • Habilidades
    • escultor

Obras de Sérgio Camargo: (12) obras disponíveis:

Exposições (349)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre Arco 2003

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArco 2003: 13-02-2003  |  Data de término | 18-02-2003
Resumo do artigo Arco 2003:

Parque Ferial Juan Carlos I

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (51)

  • 10 escultores. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1989. [12] p., il. p&b. SPgara 1989
  • 10 escultores. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1989. [12] p., il. p&b.
  • A METRÓPOLE e a arte. Texto Janice Maria Flórido; depoimento Amílcar de Castro, Ana Mae Barbosa, Guto Lacaz, Jaime Lerner, Jorge da Cunha Lima, Olívio Tavares de Araújo, Oscar Niemeyer, Raquel Arnaud, Sérvulo Esmeraldo, Vera Chaves Barcellos. São Paulo: Prêmio, 1992. 128 p. (Arte e cultura, 13). 709.8104 L797m
  • A METRÓPOLE e a arte. Texto Janice Maria Flórido; depoimento Amílcar de Castro, Ana Mae Barbosa, Guto Lacaz, Jaime Lerner, Jorge da Cunha Lima, Olívio Tavares de Araújo, Oscar Niemeyer, Raquel Arnaud, Sérvulo Esmeraldo, Vera Chaves Barcellos. São Paulo: Prêmio, 1992. 128 p. (Arte e cultura, 13).
  • ADES, Dawn. Arte na América Latina: a era moderna, 1820-1980. Tradução Maria Thereza de Rezende Costa. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 1997. 365 p., il. color. p&b. 709.8 A232a
  • ADES, Dawn. Arte na América Latina: a era moderna, 1820-1980. Tradução Maria Thereza de Rezende Costa. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 1997. 365 p., il. color. p&b.
  • COSTA, Paulo. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 10 dez. 2015. 730.981 C172b
  • AMARAL, Aracy A. (Org.). Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p.  709.04057 A786
  • AMARAL, Aracy A. (Org.). Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p. 
  • ARNAUD, Raquel (coord.). Mira Schendel; Sergio Camargo; Willys de Castro. Texto Ronaldo Brito, Roberto Conduru, João Masao Kamita, Cristina Bach; versão em inglês Ricardo Gomes Quintana. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 67 p., il. p&b. color.
  • ARNAUD, Raquel (Coord.). Mira Schendel; Sergio Camargo; Willys de Castro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 67 p., il. p&b. color. RJccbb 2000
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 2v. 709.81 A163ar v.1
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 2v.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 700 BI588sp Sec.XX
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 20., 1989, São Paulo, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989. v. 1. 700 BI588sp 20/1989 v.1
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 20., 1989, São Paulo, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989. v. 1.
  • BRANCO Dominante. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1992. il p.b. SPgsp 1992
  • BRITO, Ronaldo. Camargo. Tradução Richard Goodwin. São Paulo: Akagawa, 1990. 266 p., il. p&b color.
  • BRITO, Ronaldo. Sergio Camargo. Coordenação editorial Rodrigo Naves; edição Cristina Fino. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 304 p., il. p&b. color. (Espaços da Arte Brasileira).
  • BRITO, Ronaldo. Camargo. Tradução Richard Goodwin. São Paulo: Akagawa, 1990. 266 p., il. p&b color. 730.981 C172br
  • CAMARGO, Sérgio de, RODRIGUES, Maria Clara (coord.), ROESLER, Sílvia (coord.). Camargo: esculturas. Texto Paulo Sérgio Duarte. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1987. [40] p., il. p&b.
  • CAMARGO, Sérgio de. Construção. Texto Sônia Salzstein. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1997. 24 p., il. p&b.
  • CAMARGO, Sérgio de. Morfoses. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1983. [14 p.], il. p&b.
  • CAMARGO, Sérgio de. Sérgio Camargo. São Paulo: Gabinete de Arte Gráficas, 1977.[16] p., il. p&b.
  • CAMARGO, Sérgio de. Sérgio de Camargo. Texto Ronaldo Brito. São Paulo: Galeria Arte Global, 1975. 8 lâms., il. p&b., color.
  • CAMARGO, Sérgio de. Construção. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1997. 24 p., il. p&b. C172 1997/c
  • CAMARGO, Sérgio de. Morfoses. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1983. [14 p.], il. p&b. C172 1983
  • CAMARGO, Sérgio de. Sérgio Camargo. São Paulo: Gabinete de Arte Gráficas, 1977. [16] p., il. p&b. C172 1977
  • CAMARGO, Sérgio de. Sérgio de Camargo. São Paulo: Galeria Arte Global, 1975. 8 lâms., il. p&b., color. C172 1975
  • CAMARGO, Sérgio de; RODRIGUES, Maria Clara (Coord.); ROESLER, Sílvia (Coord.). Camargo: esculturas. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1987. [40] p., il. p&b. CAT-G C172c 1987
  • CAMARGO, Sérgio. Sérgio Camargo. Texto de Ronaldo Brito. Brasília: Palácio Itamaraty, 1999. Não catalogado
  • CATÁLOGO: artistas representados e acervo. São Paulo: Galeria Brito Cimino, 1997. 40 p., il. SPbc 1997/c
  • CHRISTIE'S: the latin american sale - important paintings, drawings and sculpture. Christie's, 1998. 294 p., il. color. 707.4 C555L
  • DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998. 709.81 D812a
  • DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998.
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1987: seu mercado, seus leilões. São Paulo: Inter / Arte / Brasil, 1986. v. 2. R702.9 L895a v.2, 5, 6, 8, 9, 11
  • MILLIET, Maria Alice. Tendências construtivas e os limites da linguagem plástica. In: MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte moderna. Organização Nelson Aguilar; coordenação Suzanna Sassoun; tradução Izabel Murat Burbridge, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo : Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. Curadoria Aracy Amaral, Frederico Morais, Roberto Pontual, Marie-Odile Briot. São Paulo: MAM; Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988. 709.8104 B823m
  • MODERNIDADE: arte brasilieira do século XX. Prefácio Celso Furtado; apresentação Pierre Dossa; texto crítico Aracy Amaral, Roberto Pontual. Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988. 352 p., il., p&b., color.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte moderna. Curadoria Nelson Aguilar, Franklin Espath Pedroso, Maria Alice Milliet; tradução Izabel Murat Burbridge, John Norman. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais/ Fundação Bienal de São Paulo, 2000. 709.04 M9161a
  • O CLÁSSICO no contemporâneo. São Paulo: Paço das Artes, 1991. s.p. il. SPpa 1991/c
  • PERFIL da Coleção Itaú. Curadoria Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. R703.0981 P818d
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 709.8104 Cg492pr
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • SANTANA FILHO, Élcior Ferreira de (coord.); FILUS, Cláudio (coord.). Escultura Brasileira: perfil de uma identidade. Curadoria Emanoel Araújo, Sérgio Pizoli; tradução David Coles, Eloisa Marques, Daril Collard. São Paulo: Imprensa Oficial, 1997. 730.981 E74
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. Texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Celso Favaretto, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais; apresentação Ricardo Ribenboim; colaboração Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999. 264 p.  IC 730.981 T824 2.ed
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. Texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Celso Favaretto, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais; apresentação Ricardo Ribenboim; colaboração Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999. 264 p. 
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2. 709.81 H673 v.1
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SÉRGIO Camargo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8759/sergio-camargo>. Acesso em: 16 de Out. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7