Título da obra: Série Natureza Morta


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Sem Título [Múmias]
,
1987
,
Alex Flemming
Reprodução fotografica Luis Fausto Mark Iatã
Alex Flemming (São Paulo, São Paulo, 1954). Pintor, escultor e gravador. Freqüenta o curso livre de cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1972 e 1974. Cursa serigrafia com Regina Silveira (1939) e Julio Plaza (1938-2003), e gravura em metal com Romildo Paiva (1938), em 1979 e 1980. Na década de 1970, realiza filmes de curtas-metragens e participa de festivais. Em 1981, viaja para Nova York, onde permanece por dois anos e desenvolve projeto no Pratt Institute, com bolsa de estudos da Fulbright Foundation. A partir dos anos 1990, realiza intervenções em espaços expositivos e pinturas de caráter autobiográfico. Passa também a recolher móveis como cadeiras e poltronas, para utilizar em seus trabalhos, aplicando sobre eles tintas e letras ou textos. É professor da Kunstakademie de Oslo, na Noruega, entre 1993 e 1994. Reside na Alemanha a partir de 1995, e continua expondo freqüentemente no Brasil. Em 1998, realiza painéis em vidro para a Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, com fotos de pessoas comuns, às quais sobrepõe com letras coloridas trechos de poemas de autores brasileiros. A representação do corpo humano e os mapas de regiões em conflito estão na série Body Builders (2001-2002). Em 2002, são publicados os livros Alex Flemming, pela Edusp, organizado por Ana Mae Barbosa (1936), com textos de diversos especialistas em artes visuais, e Alex Flemming, uma Poética..., de Katia Canton (1962), pela editora Metalivros, e, em 2005, o livro Alex Flemming - Arte e História, de Roseli Ventrella e Valéria de Souza, pela Editora Moderna.
Alex Flemming dedica-se inicialmente à gravura, à fotografia e à pintura, realizando, em 1983, uma série de grandes quadros que têm como referência fotografias de corpos vigorosos. Em 1990, sua produção é marcada por uma nova orientação: passa a realizar também intervenções, expondo, na escadaria do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), diversas cabeças de boi empalhadas, pintadas de azul metálico, encaixadas em latas de lixo brancas invertidas.
No começo dos anos 1990, realiza algumas séries de pinturas com caráter autobiográfico, que têm como suporte suas próprias roupas. Posteriormente, passa a recolher e pintar, cadeiras, poltronas e sofás usados, nos quais posteriormente aplica letras, que formam textos retirados de notícias de jornais, deslocando assim a relação preestabelecida com esses objetos. Já em Body Builders (2001-2002), fotografa corpos jovens e esbeltos para em seguida desenhar, sobre essas imagens, mapas de áreas de conflitos e de guerras, como, por exemplo, aquelas do Oriente Médio ou da região de Chiapas, no México.
O uso de caracteres gráficos sobre fotografias de pessoas também está presente em um dos seus mais destacados trabalhos: os painéis da Estação Sumaré do Metrô de São Paulo. Compostos por fotos de pessoas comuns, a cada uma delas foi atribuído um poema, escrito em letras meio borradas, com alguns trechos invertidos ou ausentes, o que não impossibilita totalmente a compreensão do texto.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti
Reprodução fotografica Thor Crespi
Reprodução fotografica Thor Crespi
Reprodução fotografica Thor Crespi
Reprodução fotografica Luis Fausto Mark Iatã
Reprodução fotografica Luis Fausto Mark Iatã
Reprodução fotografica Luis Fausto Mark Iatã
Reprodução fotografica Luis Fausto Mark Iatã
Reprodução fotografica autoria desconhecida
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Reprodução fotografica Fernando Chaves
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução fotografica Romulo Fialdini
Alex Flemming - Enciclopédia Itaú Cultural
Alex Flemming não é um romântico. Clássico e racional, ele se apresenta como um criador da “seriedade”, ou seja, que produz em séries. “Minhas ideias borbotam feito uma cascata”, descreve. As colagens, outra característica de sua manufatura, aparecem de diversas maneiras, a exemplo dos quadros compostos pelos estênceis utilizados em sua obra pública mais famosa, a instalação realizada em 1998 na plataforma do metrô Sumaré, em São Paulo.
Na fotografia, segue os passos de seu professor, o fotógrafo Cristiano Mascaro, e define-se como purista. O ângulo obtido durante a captação da imagem é mantido tal e qual, sem interferências posteriores. Artista por essência, Flemming defende que a arte é quase como uma religião. “Não existe meio artista”, afirma ele, que só acredita naqueles que “produzem muito e coisas muito diferentes entre si”. “A arte está nisso, na expressão máxima da individualidade.”
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Espaço Grife (São Paulo, SP)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Centre Culturel de Villeparisi (Paris, França)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Teatro Guaíra
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Núcleo de Arte Contemporânea
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Museu de Arte de Joinville (SC)
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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